quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Massa sob pressão - de novo

Felipe Massa melhorou muito o ritmo de suas corridas e mesmo de sua classificação nos últimos GP´s, largando, quando algum azar não o atrapalhava, relativamente próximo a Fernando Alonso. Mas no fim das contas o que a Ferrari ou qualquer equipe quer são os pontos marcados e nesse sentido Felipe, por "N" motivos (erro, azar, largada ruim, etc) ainda tem deixado a desejar.

Com as férias de cerca de um mês da Fórmula 1, a Ferrari terá muito tempo para pensar se vale a pena manter o brasileiro por lá e olhando para a tabela de pontos onde Alonso é líder com 40 pontos de vantagem sobre Webber e Massa é 14º com apenas 25, os argumentos em favor do brasileiro (tem bom relacionamento com a equipe toda, Alonso gosta dele, não tem piloto melhor disponível no mercado) ficam difíceis de se sustentados e aí recomeçam os rumores de sua substituição, com nomes como Perez, Button, Hamilton, Vettel e agora Kimi sendo a cada semana mais ou menos cotados para a vaga.

Vamos aos fatos: Massa melhorou? Sim. Desde o GP de Mônaco seu ritmo de corrida e classificação ficou muito mais próximo ao do espanhol. Os resultados vieram? Não. Tirando Silverstone, onde marcou 10 pontos com um 5º lugar, a pontuação de Massa tem sido muito magra e isso atrapalha a Ferrari duplamente: Sem um piloto forte para acompanhar Alonso, a Ferrari não tem alguém para "roubar" pontos de seus rivais diretos e com praticamente um piloto só pontuando pra valer, a conquista do campeonato de construtores se torna praticamente impossível e eles já caíram para a 4ª posição.

Se no começo do ano a renovação de Felipe era descartada pela maioria e nos últimos 2 meses ela voltou a ser considerada como alternativa mais provável, agora sua situação permanece em aberto novamente e nos próximos meses caberá a seu empresário Nicolas Todt operar com maestria em favor de seu cliente na Ferrari, exatamente num momento em que o passe do brasileiro não está valorizado, mas sabe-se que os poucos testes de inverno em 2013 (só 12três baterias de 4 dias cada), a ausência de nomes fortes ou adequados para substituí-lo - entre os novatos, ainda falta experiência e entre os TOP, que piloto aceitaria ser o 2º de Alonso? - e sua melhora de ritmo de prova jogam a favor de sua permanência.

Além disso a revista italiana Autosprint falou em sua mais recente edição que o piloto brasileiro estaria tentando trazer um patrocínio graúdo dos energéticos TNT (que já é a marca de "energético oficial" da equipe) para a Ferrari. Se isso for verdade e se Massa conseguir esse dinheiro, também deve ajudar na negociação, mas não creio que isso seja o fator principal a ser pesado na hora da decisão.

Assim, enxergo que as próximas semanas serão importantes para Felipe se preparar para voltar fortalecido e muito mais eficiente para impressionar a Ferrari - marcando muitos pontos - e ficar. Se sua situação não está boa como gostaríamos, ainda não está perdida como alguns pintam por aí. Ainda.

6 comentários:

Michael Harteman disse...

Creio que se Massa não for bem na volta das ferias, nos GPs de SPA e Monza, aí as portas se fecham de vez!!http://www.michaelnogrid.blogspot.com.br/

Especialista disse...

a campanha dele é pífia e ridícula ! já tá mais doque na hora de tomar um pé na bunda e se tiver alguma sorte parar numa equipe razoável. A Lotus pode pegá-lo se Raikkonen for para o lugar dele, e seria o melhor negócio para ele, pois a equipe Lotus está em boa fase e ele teria a experiência junto com o novato Grosjean. As outras opções são menos agradáveis, Force India caso os indianos do grupo Sahara e o Mallya o queiram (mas lá só marcará pontos, não terá chançes de vitória e pódio), Williams (Frank sempre o quis, e ele pode ser o terceiro brasileiro consecutivo na equipe, pq o Bruno não vai ficar), mas é outra equipe que ele não vai conseguir vencer, talvez só alguns pódios, e tem o lixão da Caterham (que das 3 citada é a que pagaria melhor, pois é a única que pode oferecer mais de 6 milhões de dólares, correria só pela grana) mas vai andar lá no fundão e só passar vegonha. Fora isso tem a Indy, pq na F1 as outras equipes ele tem a menor chançe (as 2 nanicas ele vai preferir se aposentar)

f1 disse...

Felipe Massa é muito ruim. Tinha muita marra, que não serviu de nada pra alavancar sua carreira na F1.
Um desperdício ele tá na F1 enquanto um piloto de verdade, Rubens Barrichello, não.

Francisco

Leo Santojo disse...

Alguem sabe a quantas anda a recuperação do Kubica? Se ele se recuperou bem e se eu fosse o Montezemolo, oferecia um contrato de 1 ano e um salario baixo (coisa de 1.5 e meio).

Seria uma excelente aposta, pq além de piloto excelente antes do acidente de rally, ele nao vai ter como pedir uma fortuna de salário. Dá pra avaliar ele por uma temporada pra ver se tem condições de ser competitivo novamente.

Perez ainda ta muito verde e o Bianchi nao tem condições de assumir uma Ferrari já de cara.

O Massa pra continuar na F1 vai ter que abaixar muito o salario dele. E ele esnobou tanto o Barrica que foi em busca de patrocinios que agora ele certamente vai ter que fazer o mesmo.

Multisom disse...

Rsrsrsrs - quando o Rubinho estava na F1 todo mundo zuava o cara e agora querem que ele volte - o que o Felipe precisa é sair da Ferrari, não entendo por que ele luta para permanecer numa equipe onde ele nunca podera ser campeão pois isso é p Alonso - tem q ir pra uma equipe mesmo que media mas onde ele posssa ser o primeiro piloto - o erro dele e do Rubinho no inicio de carreira foi esse - buscaram lugar numa super equipe mas p ser 2 piloto ai nunca terão respeito de ninguem - confio muito na capacidade do Massa mas como ter motivação em um time onde se é 2 piloto?

Massa va p outra equipe e volte a brilhar

Anônimo disse...

Pelo Amor de deus, Massa já está no desespero de arrumar "patrocinador" e a coerência? Barrichello foi criticado e até aconselhado pelo proprio sobre andar atrás de Patrocinador. O pior disso tudo é que não vejo uma equipe estar interessado pelo Massa. O Patrocinio pode fazer diferença em uma equipe média ou pequena mas equipe como Ferrari McLaren, RBR, LOTUS pouco influe o patrocinio trazido. Ou Leva o Santader todo ou nada.