quinta-feira, 7 de junho de 2012

Massa, Schumacher e a importância do GP do Canadá


Como vocês sabem, nesse próximo fim de semana tem GP do Canadá e para alguns pilotos, por motivos parecidos mas não iguais, essa corrida terá um importância especial.

Felipe Massa é um deles, pois precisa confirmar que seu bom desempenho no GP de Mônaco, onde andou colado no pelotão principal, não foi exceção entre as suas fracas apresentações anteriores nesse ano, possível apenas graças às peculiaridades da pista monegasca mas sim uma prova de sua inequívoca recuperação de ritmo e confiança, sinalizando que está de volta às disputas pelos pontos "graúdos" do campeonato, vital para garantir à Ferrari um bom posicionamento no campeonato de construtores.

A importância dessa recuperação é a mesma que já expliquei em meses anteriores aqui no BLOG: garantir muitas apresentações sólidas para que a própria Ferrari ou alguma equipe grande ou média lhe faça convite para correr ano que vem, uma vez que ao fim desse ano estará sem contrato algum.

À favor de Felipe, conspiram alguns fatores: o uso dos pneus macios e super-macios, os mesmos que usou no principado e com os quais se entendeu bem, a adoção de um caminho de acerto de carro que também deu certo, embora neste caso os ajustes sejam bem diferentes devido à curvas de maior velocidade e longas retas de Montreal e o ganho de confiança após marcar 10 pontos e ir melhor que Alonso e alguns dos treinos.

Já Michael Schumacher vive uma situação melhor e ao mesmo tempo pior: Por ser um heptacampeão e ter 7 títulos nas costas, tem um "desconto" bem grande para dar resultados, pois funciona como embaixador do marketing da Mercedes maravilhosamente bem. Além disso, veio de uma pole-position em Mônaco que deu ao nome Schumacher uma lufada de esperança por melhores desempenhos.

Por outro lado ele só marcou 2 pontos nesse ano, ante à 59 de seu companheiro que até já ganhou corrida e se meteu em batidas bobas, como aquela com Bruno Senna no GP da Espanha. Além disso, tem sido perseguido por alguns probleminhas técnicos: roda mal presa, motor que enguiça, sempre em momentos que parecia ter carro para disputar pódio ou bons pontos.

Diferentemente de Felipe, dificilmente sua equipe procurará o alemão e dirá "você está fora no ano que vem", cabendo a ele ter o pragmatismo de julgar seus resultados e decidir o que faria em 2013 e é exatamente porque ele quer continuar correndo, segundo suas próprias palavras, é que bons resultados são necessários -quase urgentes - para poder embasar sua escolha de futuro de modo a não ter a sua decisão (ainda mais) questionada por correr após os quarenta e tantos anos de idade, algo que para muitos estaria manchando seu legado vitorioso de outrora.

Enfim, de uma forma ou de outra, os amigos Massa e Schumacher precisam de bons resultados na corrida canadense para terem (ou começar a ter) alguma paz quanto ao seus futuros na Fórmula 1, lembrando que as sondagens e negociações contratuais com equipes visando 2013 começam a acontecer logo mais a partir do mês de agosto, se já não ocorrem.








5 comentários:

Catra disse...

Formam um casal bonitinho

Andre disse...

Só faltou o Rubinho na foto pra fazer a dupla brasileira de derrotados...

Anônimo disse...

Andre, voce é um imbecil! Vai assistir o campeonato brasileiro de futebol.

Anônimo disse...

falou tudo em Andre

Anônimo disse...

"Mudar de equipe, disputar título e ser campeão com carro PRONTO é fácil. DURO é montar um time com vontade partindo lá de trás até o sucesso, Schumacher pela terceira vez esta fazendo isso"

Schumacher é importante na Mercedes porque ao lado de R.Brawn faz o trabalho mais DURO dentro da F1, “transformam” equipes, coisa raríssima na F1. Basta lembrar o que fizeram na Benetton e Ferrari!

As boas classificações e os bons posicionamentos até abandonar mostram que Schumacher ao volante esta em um bom nível em 2012(em 4 corridas que abandonou Schummy estava na zona de pontuação e com chance até de pódios, no minimo era para estar com 45 pontos ou mais), o problema é que o alemão esta com um baita azar em 2012. R.Brawn puxou a responsabilidade pra ele, Schumacher preferiu dizer que é só uma fase ruim, sem culpados.

R.Brawn foi procurar aquele que ele conhece muito bem, que sabe trabalhar sério porque tem atitude e moral para exigir mais investimento de uma fábrica como a Mercedes. De bobo esse R.Brawn não tem nada:

“Chamo o Schumacher que não cria confusão pra ajudar a forma um time com vontade de vencer, ao seu lado coloco um piloto jovem com vontade de ser campeão, o resto o tempo faz. Se Schumacher depois dos 40 conseguir ir bem ao volante, ótimo! Se não, ele já fez sua parte, ajudou a melhorar o time até chegar as poles, vitórias e pódios, quem sabe um título! Schumacher vale o investimento!!!”

O velho alemão esta conseguindo pela terceira vez formar uma equipe de ponta partindo de resultados medianos(isso, aos 43 anos com uma chuva de críticas), mas veja se o velho tedesco esta preocupado com o que falam sobre ele. Nessa “segunda carreira” na F1 sequer dispara contra a equipe ou o companheiro, o alemão assumi a responsabilidade sem jogar a culpa no mundo, ninguém pode dizer que Schumacher é mal perdedor na Mercedes. Se fosse o Rubinho no lugar do velho alemão já tinha disparado contra equipe, como ocorreu na Ferrari e Brawn-GP em 09.

Schumacher desde 2010 só fala em evolução e superação, e esta conseguindo pagar a dívida de gratidão que a Mercedes deu em início de carreira bem antes da F1. Querendo ou não, tudo que acontece de bom na Mercedes também se deve ao trabalho de Schumacher(só lembram dele na hora da parte ruim, pra que valorizar…). Schumacher e R.Brawn são os “pilares” da equipe, Rosberg também leva crédito, é alemão divide atenção da equipe, mas ainda esta aprendendo a lideram com mão de ferro. Pra Schumacher esta tudo em casa, não vão pensando que ele esta desesperado por Nico entrar na briga do título, isso só vai motivar Schumacher a renovar para 2013.

Agora parem e pensem, quanto da pole e vitória do Nico tem o “dedo” do trabalho SÉRIO de Schumacher na equipe? O investimento de sálario em cima de Schumacher é mixaria perto da ambição da Mercedes.

Não me lembro de Schumacher sentar em um carro e chamar o mesmo de porcaria. O alemão ao invés de reclamar, prefere procurar e resolver as causas dos problemas(não só do carro, mas de todos os setores da equipe). Schumacher sempre fez dois trabalhos na F1, além de pilotar monta um time com vontade.

Nessa volta, Schumacher tem mais motivos pra ter orgulho que vergonha, além de deixar seu legado esta fazendo o que gosta, é prestigiado na equipe e aos 43 anos é pago com um ótimo salário. Se tem um cara que não pode reclamar da vida, esse é o alemão! Ross Brawn poderia ter chamado outro piloto em 2010, mas chamou Schumacher, em pouco mais de dois anos a equipe encontrou o rumo a vitória.

Schumacher é uma lenda viva, se fosse brasileiro Galvão ia carregar caminhões de merda por ele, junto com ele uma nação com milhões…