quinta-feira, 14 de junho de 2012

Kimi Raikkonen e sua "problemática" direção hidráulica

Segundo as notícias que abertamente circulam no paddock da Formula 1, Kimi Raikkonen tem apanhado do sistema de direção hidráulica de sua Lotus E20. Conforme consta, o finlandês se queixa que o sistema lhe dá um sensibilidade pouco precisa do comportamento e aderência dos pneus dianteiros, o que não lhe permitiria extrair tudo do carro, já que não tem todas as informações "táteis" que está acostumado a receber do volante.

Ante a esse problema que se manifestou desde os testes de inverno, a equipe tem se desdobrado em apresentar soluções e modificações no sistema de direção hidráulica para agradar seu primeiro piloto e proporcionar-lhe condições para um melhor desempenho.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Só que nada do que a equipe tem feito tem agradado Kimi. Em Mônaco, por exemplo, bastou uma volta no 1º treino livre para ele retornar aos boxes dizendo que a mudança não funcionou e pedir a antiga ("menos ruim") de volta, jogando por terra o trabalho e investimento de semanas dos técnicos e engenheiros da fábrica. A equipe ainda teria tentado demovê-lo da decisão, pedindo para que usasse o sistema no primeiro treino para não perder valioso tempo de pista, mas ele bateu o pé e só andou no segundo treino, ficando para trás no set-up do carro.

Agora no Canadá, mais uma vez ele se queixou internamente do sistema, mas a Lotus já teria decidido que não haverá mais uma versão, pois nada o agrada e elas custam muitos recursos técnicos e dinheiro, que poderiam estar sendo investidos em outras melhoras do carro, de modo que caberá ao piloto se adaptar a uma das 6 dispendiosas variantes já criadas para agradá-lo.

Se com isso o clima interno não está dos melhores, também não está, na minha visão, tão periclitante como deu a entender o boquirroto Jacques Villeneuve, que colocou em dúvida a continuidade da parceria entre o piloto e a equipe para o próximo ano, ainda que lembremos de fatos como: o último piloto que tinha reclamações parecidas contra seu sistema de direção hidráulica "insensíveis" era Jarno Trulli, e com o passar do tempo a "Lotus dele", hoje Caterham, se cansou das reclamações o dispensou. Além disso, o fato de Grosjean não reclamar da direção e via de regra se classificar à frente do campeão de 2007 não o ajuda internamente, pois evidencia que mesmo o sistema não o agradando, não impede de alcançar bons resultados. Aliás, se Grosjean não tivesse batido tanto nas voltas iniciais dos GP´s seria razoável supor que estaria à frente do finlandês na pontuação geral.

Só que o risco de Kimi ao meu ver é pequeno:  Ele é um campeão mundial, tem contrato de 2 anos, está longe de estar mal nas pistas e tem pontuado com frequência, chegando a quase lutar pela vitória no GP da Espanha semanas atrás e já tendo visitado o pódio dias vezes, mostrando que se a equipe continuar competitiva e as coisas "se encaixarem" direitinho numa corrida, uma vitória pode até aparecer no horizonte sim.

Vamos ver como essa novelinha da direção hidráulica se encaminha daqui pra frente e como Kimi e a Lotus vão resolver essa pequena rusga entre eles.

5 comentários:

@malcardozo disse...

Os carros de formula 1 estão cada vez mais sensíveis, especialmente com a obrigatoriedade de utilização de pneus que as vezes não se dão bem com eles. O resultado eh que a maneira de pilotar de cada piloto, se não for adaptada ao estido de condução que o carro demanda, está criando diverenças muito grandes entre pilotos da mesma equipe. Está acontecendo com Alonso e Massa (agora parece já superado), com Hamilton e Button, com Kimi e Grojean... O probelma da Lotus eh que teoricamente Kimi seria o primeiro piloto da equipe e o carro parece mais inclinado à maneira de condução de Grojean... Queria ver se fosse alonso no lugar dele...

Anônimo disse...

Concordo com o @malcardozo. Dê uma mesa de apoio de escrita para um canhoto sendo a mesa para destros... Ele vai escrever, mas com mau jeito e a letra sairá "torta". A Lotus quer vitórias, um título faça o carro ao modo de quem ja foi campeão e sabe como conseguir o título, mas se a Lotus somente quiser promover Grosjean, ela está no caminho certo, Bourllier sabe disso...

Anônimo disse...

Problema do Kimi tá resolvido, eu devia ganhar um prêmio pela valiosa dica abaixo.

“Allison explicou que o finlandês gosta da maior sensibilidade possível no volante”

Oras, basta usar a mesma luva velha o ano todo, pode parecer piada, mas luva nova é uma merd…eu sentia isso quando andava de moto.

Com luvas novas tinha impressão que minhas mãos eram “mãos de alface”…não to pegando nada!!!

Fala para o Kimi pilotar sem as luvas, pronto resolvido o problema, mais sensibilidade que isso impossível…

Anônimo disse...

Uma equipe que constrói um carro não tem desculpas para não conseguir um mero ajuste em sua direção hidráulica. Se não arrumaram ainda é porque não quiseram fazê-lo! Grojean é empresariado por Erick Boulier, chefe da Lotus, e pode ser que Boulier queira que Kimi tenha grandes dificuldades e que Grosjean esteja com tudo certo!

Tereza disse...

Kimi não é o primeiro piloto, Grosjean é. Grosjean tem como seu empresario o chefe da equipe, e isso já estava no acordo. A lotus trouxe o kimi por causa da promoção publicitária. Imagine! kimi alem de ser um campeão mundial é uma estrela do esporte e claro um dos melhores pilotos da sua geração, veloz e experiente. Grosjean sempre faz elogios ao carro enquanto kimi vive se queixando de problemas. Muito estranho isso! Resta saber se a Lotus vai cai na real e arrumar o carro dele. Com um carro bom ele vence corridas e elas e não seriam poucas. Eles devem gratidão a Kimi por estarem em terceiro no mundial. Se dependessem de Romain....