quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ferrari, Perez e Telmex

Falando com uma pessoa muito bem relacionada no automobilismo europeu, fiquei sabendo de uma informação bem curiosa e que pode jogar uma luz no "line-up" da equipe para a temporada de 2013.

O mexicano Sérgio Pérez, como vocês sabem, corre na Sauber emprestado pela "Ferrari Drivers Academy", braço da equipe responsável por prospectar novos talentos para os italianos e com quem ele mantém vínculo. Até aí nada de novo, mas a novidade é que a partir do ano que vem essa academia da Ferrari deverá ser bancada pela Telmex, empresa telefônica do bilionário mexicano Carlos Slim que banca Perez e seu reserva Esteban Gutierrez na Sauber sob o logotipo da Claro, uma de suas empresas.

Juntemos os fatos:

1- Fernando Alonso esta indo muito melhor que Massa desde que passaram a dividir a equipe, sobretudo no quesito "pontos marcados";

2- Sérgio Perez tem conseguido bons e resultados na mediana Sauber, e recentemente foi ao pódio ao lado de Alonso e pairou no ar a possibilidade de uma "troca de gentilezas" entre as partes;

3- Histórico de migrações Sauber-Ferrari quando um piloto italiano corria emprestado lá (Massa é uma prova);

4- Último ano de contrato do brasileiro;

5- Novo vínculo do patrocínio Telmex-Ferrari;

6- Segundo a revista italiana Autosprint, Perez dividirá com Massa o 3 º e último dia de testes em Mugello, em Maio (Alonso guia sozinho os 2 primeiros).

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Não precisa ser gênio para concluir que os indícios, sobretudo esse do patrocínio, são de que os dias de Felipe Massa em Maranello podem mesmo estar contados e assim, mais do que nunca o que venho dizendo desde o início do ano passado se mantém: Felipe precisa (e ainda pode) reagir e aproximar seus resultados aos de Alonso se quiser nutrir esperanças de manter a vaga na Ferrari ou, caso realmente a perca, atrair convites de equipes interessantes para o ano que vem.

Não creio que haja nada definido, nem a saída de Massa nem a entrada de quem quer que seja em seu lugar, mas salvo uma grande reviravolta, as coisas parecem seguindo num caminho cada vez mais previsível.

16 comentários:

Anônimo disse...

Mas será que é bom para o Perez ser comparsa do Alonso na Ferrari? O espanhol foi batido apenas pelo Lewis porque esse era empresariado pelo Ron Dennis ...

Rodrigo Suardi disse...

Caso tudo isso se confirme eu fico meio em dúvida sobre a carreira do Perez. Ele entra na equipe com que tipo de statos nesse caso??? Será que tem força para peitar o Alonso nos bastidores da equipe e ter preferência da diretoria e dos torcedores???

Mas o caminho é esse mesmo, não será diferente, espero que ele tenha forças...

Unknown disse...

... tem nexo, sim!

Nick Mason disse...

Massa, a Indy te espera! Foi querer perturbar o Barrichello sobre a tentativa de continuar na F1, quero ver o que ele vai fazer no fim do campeonato, quando estará a pé, sem patrocício e portanto, nenhuma equipe interessada nele.

Paranoiasnfm disse...

A verdade é que Massa já não tem rendimento há muito tempo...

É um bom prémio para o Perez.

TW disse...

Nada está decidido, mas usando o bom senso, sabemos que Felipe não permanecerá na Ferrari em 2013. Somente um título poderia fazer as coisas mudarem para ele. E isso, ele não conseguirá em 2012, afinal, mesmo que oc arro melhore, Alonso sempre estará à frente dele.

O trabalho de Massa agora deve ser para impressionar alguma outra equipe para a próxima temporada. Poderíamos pensar na Mercedes, já que é o último ano do contrato de Schumacher e este e o brasileiro são amigos, Massa trabalhou com Brawn na Scuderia, mas o time alemão, não se acertando com o heptacampeão, deve levar Paul di Resta para lá.

Na Lotus, a situação é complicada, Felipe estaria brigando com Kimi por uma vaga, já que Grosjean tem patrocínio forte. O jeito seria conseguir patrocínio para correr lá.

Creio que vagas haveriam somente na Force India - e olhe lá - ou na Williams, mas também com patrocínio sendo exigido. A situação dele não é nada fácil.

abs

Anônimo disse...

Massa precisa reagir não para manter vaga na Ferrari, mas para se manter na F1.

Marcos disse...

Querem saber a verdade? MASSA N~`AO CORRERÁ NA F1 EM 2012.

Ele ja sabe disso.

Anônimo disse...

Massa com sorte no máximo conseguiria uma vaga na Lotus (mesmo assim caso Raikkonen vá para Mercedes no lugar de Schumacher, ou Grosjean seja dispensado e eles optem por uma dupla experiente). Fora isso talvez a Force India por não ter um piloto experiente, mas a chançe maior mesmo é a Williams. A carreira dele já acabou e não seria novidade se ele parasse numa Caterham, mas se acabar nisso melhor sair fora da F1 e ir para a Indy.

Anônimo disse...

Qual equipe vai querer apostar no Massa? A não ser que ele tire coelho de cartola em 2012, nenhuma equipe apostará no Massa em 2013, a não ser ele leve um caminhão de grana com ele, o que sabemos que ele não tem quem o banque. O prestígio de Todt o levou para a ferrari e o manteve lá até 2012, mas agora entramos na fase dos pilotos ("promessas") e ainda por cima pagantes (patrocínios) então Massa out.

Anônimo disse...

Infelzmente virou o looser da f1.observem o olhar de abatido dele em todas as fotos.

Anônimo disse...

Vamos ser coerentes, a Ferrari esta fazendo um grande favor em manter Massa nos últimos 2 anos, pelos resultados era para ele estar fora da equipe a muito tempo. Se fosse na Mclaren Massa já tinha levado um CHUTE NO TRASEIRO, basta lembrar da temporada do Kovalainen em 08. Lembrando que, nesse ano Kova facilitou algumas vezes a ultrapassagem para não atrapalhar Lewis no campeonato. Hamilton foi campeão com apenas ponto de vantagem, nem assim a Mclaren levou em consideração.

Formula 1 é “números”, e pagar cerca de 15 milhões de salário sem o piloto trazer resultados, não tem como o piloto continuar, ainda mais com a fanática torcida italiana, eles cobram da Ferrari o mesmo que os brasileiros cobram da “nossa” seleção-salto-alto de futibor, que aliás só esta dando vexame!

Massa não tem obrigação de bater Alonso, a Ferrari não exige isso, mas quer que pelo menos não fique muito longe do espanhol na tabela.

A Ferrari pode ter não dado chance ao Rubinho(ele foi contratado apenas para substituir Irvine, a missão de Rubens era somar pontos para o mundial de construtores), mas compensou com Massa, porque em 07/08 ele teve a chance de ser campeão, se não deu...paciência. A equipe cometeu erros em 08, mas Felipe também errou em algumas provas.

Para Felipe ir para a Sauber é lucro(tem que ver se Peter Sauber vai querer ele), o carro é bom e ele pode se recuperar a imagem até o final do ano, claro que vai continuar recebendo o gordo salário da Ferrari. Se Massa não for bem na Sauber, pode abandonar a F1 e correr em outra categoria. Vai estar mais que provado que o problema é ele e não o carro.

Na Ferrari Perez não precisa se preocupar, se for mal a culpa é do carro(risos), que aliás é ruim. Ninguém pode queimar Perez só porque ele mudou de equipee carro uma vez, Fisichella de F.Índia fez uma corrida espetacular na BEL 2009, depois foi para a Ferrari no lugar de Massa, o resultado foi um fiasco total.

Massa já vem muito mal desde 2010, pilotou pelo menos três carros distintos na Ferrari, se for mal na Sauber ou em outro carro(com todos sabendo que o carro é bom), não tem como defender Massa.

Estou achando que Felipe sentiu alguma sequela do acidente, mas não admite para não perder a vaga na Ferrari e o gordo salário.

A coisa pode estar no subconciente da pessoa, o piloto passa por vários exames e dá tudo OK, mas lá dentro da pessoa alguma coisa se perdeu…a capacidade de ser veloz regularmente.

E eu espero estar totalmente errado, tomará que ele vá para a Sauber e melhore até o final do ano, se acontecer… é melhor Massa vender as Ferraris que estão na garagem, então provavelmente ele perdeu a capacidade de andar rápido com o carro italiano…hehehe

Anônimo disse...

talves o felipe seria melhor se o carro fosse feito para ele ,infelismente a ferrari so da preferencia a alonso,claro ,uma vez que o patrocinio por traas do alonso e o santander.

ai vem gente e fala "mas o massa nao ganha uma corrida desde 2008"ai eu digo "claro com uma ordem de equipe para ele dar a posicao ao alonso em 2010 na alemanha"e ainda chamou o brasileiro de ridiculo.

nos brasileiros so sabemos 30% do que acontece nos padocks

lembram de 2010? a ferrari adorava errar nos boxes do massa e do alonso tudo ia direito num passe de magica ?

so nao se esquecam de uma coisa ,alonso quando tava na mclarem ameacou os diretores da equipe para sabotar o carro do lewis se nao divulgaria documentos da equipe .quando o alonso voltou para a renalt ele conseguiu uma vitoria as custas do nelsinho piquet forcando que ele batesse no muro para beneficiar o alonso cujo patrocinador e o flavio briatore que tambem esta envolvido nisso tudo .

agora digo para vcs amigos pode estar acontecendo a mesma coisa com o massa o que aconteceu com o barrichelo ,nelsinho lewis, enfim sao os cartolas e que mandam na f1 .

Rafael Vieira disse...

Rapaziada,

O Massa já está a pé para 2013, ele já sabe que esta a espera de um milagre para que as coisas mudem de rumo. A Formula Futuro que era sua iniciativa parceira com a Fiat/Ferrari para manter o vínculo já desandou. Ele sabe que pode ser trocado por um monte de gente, sendo Perez, Kubica e até o próprio Kimi. Massa precisa se mexer para arrumar outra casa para o ano que vem, senão vai mesmo parar na Indy ou Stock Car. Eu acho que o ciclo dele na F1 se acaba antes mesmo do final do ano.

Claal disse...

Ser companheiro de Alonso jamais será um bom negócio em qualquer equipe. Não está sendo para Massa e nem será para Perez. Assim como ser companheiro de Schumacher atrapalhou a carreira de varios pilotos. Acho q Massa deve procurar outro caminho ou será outro Rubinho da vida.

jarbas disse...

quem patrocina Alonso?
r- Santander
quem patrocina Perez?
r- Telmex
quem patrocina Massa?
sem resposta.
os carros são iguais?
na aparência sim,mas os engenheiros e mecânicos são outros,será que eles se comunicam quanto aos acertos do carro?