Esses foi o resultado do 1º treino livre do GP da China da F1, donde concluímos que a pista úmida embaralhou um pouco as coisas, mas os fortes motores Mercedes fizeram-se sentir na mais longa reta das vinte provas do calendário, à excessão de Button que destoou, um pouco mais atrás:
E esses foi o resultado do segundo treino livre da F1, com a pista mais seca. Mais uma os melhores carros equipados com Mercedes (Force-Índia não é o caso) foram muito bem. Button não se mostrou muito a vontade mais uma vez. Senna não foi muito bem, ficando 0,6 atrás de Maldonado, certamente sentido o baque de não participar da 1ª sessão onde o reserva Bottas, com estilo de pilotagem bem diferente do seu, usou seu carro, tendo o brasileiro que começar seus ajustes desde a estaca zero na segunda sessão enquanto todos já estavam numa base melhor.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Felipe Massa, com problemas para ajustar seu carro, ficou 1 segundo atrás de Don Fernandito Alonso, prenunciando talvez (toc toc toc, isola) mais um fim de semana complicado para ele... As Force Índia melhoraram suas posições e o velho Schumacher liderou. Vamos aguardar a classificação e sobretudo a corrida, quando o desempenho de várias equipes é diferente devido ao desgaste maior ou menor dos pneus. Abaixo os números finais do 2º treino livre:
Pos. Piloto Equipe Tempo Dif. Voltas
1. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1m37.106 7
2. Nico Rosberg Mercedes 1m38.116s + 1.010 14
3. Michael Schumacher Mercedes 1m38.316s + 1.210 14
4. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1m38.584s + 1.478 13
5. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1m38.911s + 1.805 12
6. Mark Webber Red Bull-Renault 1m38.977s + 1.871 15
7. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m39.198s + 2.092 12
8. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m39.199s + 2.093 6
9. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1m39.748s + 2.642 16
10. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1m39.768s + 2.662 14
11. Fernando Alonso Ferrari 1m40.056s + 2.950 14
12. Felipe Massa Ferrari 1m40.153s + 3.047 14
13. Valtteri Bottas Williams-Renault 1m40.298s + 3.192 8
14. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m40.328s + 3.222 13
15. Pastor Maldonado Williams-Renault 1m40.540s + 3.434 12
16. Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1m41.071s + 3.965 14
17. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m41.204s + 4.098 14
18. Timo Glock Marussia-Cosworth 1m42.330s + 5.224 14
19. Giedo van der Garde Caterham-Renault 1m42.521s + 5.415 11
20. Jules Bianchi Force India-Mercedes 1m44.118s + 7.012 8
21. Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1m44.227s + 7.121 10
22. Charles Pic Marussia-Cosworth 1m44.500s + 7.394 15
23. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1m47.204s + 10.098 12
24. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1m50.465s + 13.359 11
E esses foi o resultado do segundo treino livre da F1, com a pista mais seca. Mais uma os melhores carros equipados com Mercedes (Force-Índia não é o caso) foram muito bem. Button não se mostrou muito a vontade mais uma vez. Senna não foi muito bem, ficando 0,6 atrás de Maldonado, certamente sentido o baque de não participar da 1ª sessão onde o reserva Bottas, com estilo de pilotagem bem diferente do seu, usou seu carro, tendo o brasileiro que começar seus ajustes desde a estaca zero na segunda sessão enquanto todos já estavam numa base melhor.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Felipe Massa, com problemas para ajustar seu carro, ficou 1 segundo atrás de Don Fernandito Alonso, prenunciando talvez (toc toc toc, isola) mais um fim de semana complicado para ele... As Force Índia melhoraram suas posições e o velho Schumacher liderou. Vamos aguardar a classificação e sobretudo a corrida, quando o desempenho de várias equipes é diferente devido ao desgaste maior ou menor dos pneus. Abaixo os números finais do 2º treino livre:
Pos. Piloto Equipe Tempo Dif. Voltas
1. Michael Schumacher Mercedes 1m35.973 32
2. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1m36.145s + 0.172 29
3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m36.160s + 0.187 26
4. Mark Webber Red Bull-Renault 1m36.433s + 0.460 23
5. Nico Rosberg Mercedes 1m36.617s + 0.644 30
6. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m36.711s + 0.738 27
7. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1m36.956s + 0.983 28
8. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m36.966s + 0.993 30
9. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m37.191s + 1.218 30
10. Fernando Alonso Ferrari 1m37.316s + 1.343 32
11. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1m37.417s + 1.444 22
12. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1m37.616s + 1.643 33
13. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1m37.836s + 1.863 30
14. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1m37.930s + 1.957 31
15. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m37.972s + 1.999 25
16. Pastor Maldonado Williams-Renault 1m38.176s + 2.203 34
17. Felipe Massa Ferrari 1m38.293s + 2.320 30
18. Bruno Senna Williams-Renault 1m38.783s + 2.810 37
19. Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1m38.990s + 3.017 36
20. Vitaly Petrov Caterham-Renault 1m39.346s + 3.373 19
21. Timo Glock Marussia-Cosworth 1m39.651s + 3.678 15
22. Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1m40.343s + 4.370 24
23. Charles Pic Marussia-Cosworth 1m40.753s + 4.780 30
24. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1m41.125s + 5.162 26
4 comentários:
Sem querer ser corneteiro, apenas sendo realista com o cenário.
A carreira do Massa acabou. O acidente dele afetou muito mais o campo visual dele do que nós pensávamos.
A formula 1 é voraz e não perdoa.
Sobre este aspecto acho que a Ferrari está sendo por incrível que parece muito honesta e generosa com ele.
acho que o massa ainda eh um grande piloto, mas com a vinda do alonso pra ferrari , as coisas pra ele piorarm e muito, e depois do acidente , ele deve estar (inconscientemente) mais precavido com a vida dele..., o que vemos eh uma coisa importante.. o bruno, com a willians, um carro mais lento(?) que a ferrari, ja esta na cola do massa. isso prova que o problema da ferrari, nao eh de todo o carro e sim o piloto numero dois que esta mais lento mesmo ...
Em 2008 a ferrari fez uma coisa difícil, fez um carro tão bom para o Massa que possibilitou que ele tivesse aquele bom rendimento. Mas não é sempre que as equipes acertam a mão do projeto de um carro para um piloto específico, que não se adapta a um carro um pouquinho diferente do estilo do piloto. Em um caso destes, o piloto precisa se adaptar pelo menos um pouco, coisa que Massa não consegue. Massa precisa de um carro fácil de pilotar e projetado à maneira dele de pilotar, do contrário ele fica lento e sai se enrroscando com que estiver pelo caminho, pois ele não aceita ser ultrapassado e se enrosca com quem tentar ultrapassá-lo, vide Hamilton 2011 e Bruno Senna 2012. Se Massa for mantido na equipe até o fm da temporada será para não provocar os Todts.
como disse Massa ainda deverá ser mandado embora nessa temporada. Se essas 2 semanas agora de provas o seu desempenho se repetir como antes, podemos já na Espanha estar com uma troca entre ele e Sergio Perez (a Ferrari continuaria pagando seu salário até o fim do contrato, mas ele teria que correr na Sauber até o fim do ano).
Pode ser que mesmo com as críticas a Ferrari possa dar uma nova chançe ainda pois estão preparado um novo carro para a temporada na Europa, mas se o desempenho for muito abaixo como está sendo, no meio do ano quando eles param a temporada por mais de um mês, após o GP da Hungria) ele será dispensado.
As opções são escassas para 2013, a Sauber só o aceitaria no caso de Perez sair ainda esse ano ainda para Ferrari, mas depois de 2012 não ia querer o Massa, pois o Peter Sauber não gosta dele e ele só correu lá por ser piloto da escola Ferrari. Das equipes grandes não há nenhuma chançe, e das medianas muito díficil a Mercedes pois já tem o Di Resta na fila e até ela mesma pode sair da F1. Das medianas ainda remotíssimas chançes na Lotus, caso Grosjean seja mandado embora e a equipe opte por um dupla experiente. Resta na parada a Williams (Frank Williams sempre o quis na sua equipe, mas não tem muito a pagar), a Force India (depende da vontade e da grana dos novos sócios, pois a equipe não tem um piloto experiente), e a Caterham (que dessas 3 seria a que pagaria melhor, mas ele passaria a ser piloto de fundo do grid)
Postar um comentário