sexta-feira, 13 de abril de 2012

1º e 2º treino livre do GP da China 2012

Esses foi o resultado do 1º treino livre do GP da China da F1, donde concluímos que a pista úmida embaralhou um pouco as coisas, mas os fortes motores Mercedes fizeram-se sentir na mais longa reta das vinte provas do calendário, à excessão de Button que destoou, um pouco mais atrás:

Pos.    Piloto                  Equipe             Tempo    Dif.  Voltas
 1.  Lewis Hamilton        McLaren-Mercedes      1m37.106              7
 2.  Nico Rosberg          Mercedes              1m38.116s  + 1.010   14
 3.  Michael Schumacher    Mercedes              1m38.316s  + 1.210   14
 4.  Sergio Perez          Sauber-Ferrari        1m38.584s  + 1.478   13
 5.  Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari        1m38.911s  + 1.805   12
 6.  Mark Webber           Red Bull-Renault      1m38.977s  + 1.871   15
 7.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault      1m39.198s  + 2.092   12
 8.  Jenson Button         McLaren-Mercedes      1m39.199s  + 2.093    6
 9.  Daniel Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari    1m39.748s  + 2.642   16
10.  Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Ferrari    1m39.768s  + 2.662   14
11.  Fernando Alonso       Ferrari               1m40.056s  + 2.950   14
12.  Felipe Massa          Ferrari               1m40.153s  + 3.047   14
13.  Valtteri Bottas       Williams-Renault      1m40.298s  + 3.192    8
14.  Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes  1m40.328s  + 3.222   13
15.  Pastor Maldonado      Williams-Renault      1m40.540s  + 3.434   12
16.  Heikki Kovalainen     Caterham-Renault      1m41.071s  + 3.965   14
17.  Romain Grosjean       Lotus-Renault         1m41.204s  + 4.098   14
18.  Timo Glock            Marussia-Cosworth     1m42.330s  + 5.224   14
19.  Giedo van der Garde   Caterham-Renault      1m42.521s  + 5.415   11      
20.  Jules Bianchi         Force India-Mercedes  1m44.118s  + 7.012    8
21.  Pedro de la Rosa      HRT-Cosworth          1m44.227s  + 7.121   10
22.  Charles Pic           Marussia-Cosworth     1m44.500s  + 7.394   15
23.  Narain Karthikeyan    HRT-Cosworth          1m47.204s  + 10.098  12
24.  Kimi Raikkonen        Lotus-Renault         1m50.465s  + 13.359  11

E esses foi o resultado do segundo treino livre da F1, com a pista mais seca. Mais uma os melhores carros equipados com Mercedes (Force-Índia não é o caso) foram muito bem. Button não se mostrou muito a vontade mais uma vez. Senna não foi muito bem, ficando 0,6 atrás de Maldonado, certamente sentido o baque de não participar da 1ª sessão onde o reserva Bottas, com estilo de pilotagem bem diferente do seu, usou seu carro, tendo o brasileiro que começar seus ajustes desde a estaca zero na segunda sessão enquanto todos já estavam numa base melhor.

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Felipe Massa, com problemas para ajustar seu carro, ficou 1 segundo atrás de Don Fernandito Alonso, prenunciando talvez (toc toc toc, isola) mais um fim de semana complicado para ele... As Force Índia melhoraram suas posições e o velho Schumacher liderou. Vamos aguardar a classificação e sobretudo a corrida, quando o desempenho de várias equipes é diferente devido ao desgaste maior ou menor dos pneus. Abaixo os números finais do 2º treino livre:

Pos.     Piloto                Equipe               Tempo    Dif.  Voltas
 1.  Michael Schumacher    Mercedes               1m35.973             32
 2.  Lewis Hamilton        McLaren-Mercedes       1m36.145s  + 0.172   29
 3.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault       1m36.160s  + 0.187   26
 4.  Mark Webber           Red Bull-Renault       1m36.433s  + 0.460   23
 5.  Nico Rosberg          Mercedes               1m36.617s  + 0.644   30
 6.  Jenson Button         McLaren-Mercedes       1m36.711s  + 0.738   27
 7.  Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari         1m36.956s  + 0.983   28
 8.  Paul di Resta         Force India-Mercedes   1m36.966s  + 0.993   30
 9.  Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes   1m37.191s  + 1.218   30
10.  Fernando Alonso       Ferrari                1m37.316s  + 1.343   32
11.  Sergio Perez          Sauber-Ferrari         1m37.417s  + 1.444   22
12.  Daniel Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari     1m37.616s  + 1.643   33
13.  Kimi Raikkonen        Lotus-Renault          1m37.836s  + 1.863   30
14.  Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Ferrari     1m37.930s  + 1.957   31
15.  Romain Grosjean       Lotus-Renault          1m37.972s  + 1.999   25
16.  Pastor Maldonado      Williams-Renault       1m38.176s  + 2.203   34
17.  Felipe Massa          Ferrari                1m38.293s  + 2.320   30
18.  Bruno Senna           Williams-Renault       1m38.783s  + 2.810   37
19.  Heikki Kovalainen     Caterham-Renault       1m38.990s  + 3.017   36
20.  Vitaly Petrov         Caterham-Renault       1m39.346s  + 3.373   19
21.  Timo Glock            Marussia-Cosworth      1m39.651s  + 3.678   15
22.  Pedro de la Rosa      HRT-Cosworth           1m40.343s  + 4.370   24
23.  Charles Pic           Marussia-Cosworth      1m40.753s  + 4.780   30
24.  Narain Karthikeyan    HRT-Cosworth           1m41.125s  + 5.162   26

4 comentários:

Anônimo disse...

Sem querer ser corneteiro, apenas sendo realista com o cenário.

A carreira do Massa acabou. O acidente dele afetou muito mais o campo visual dele do que nós pensávamos.

A formula 1 é voraz e não perdoa.

Sobre este aspecto acho que a Ferrari está sendo por incrível que parece muito honesta e generosa com ele.

flavio grazioli disse...

acho que o massa ainda eh um grande piloto, mas com a vinda do alonso pra ferrari , as coisas pra ele piorarm e muito, e depois do acidente , ele deve estar (inconscientemente) mais precavido com a vida dele..., o que vemos eh uma coisa importante.. o bruno, com a willians, um carro mais lento(?) que a ferrari, ja esta na cola do massa. isso prova que o problema da ferrari, nao eh de todo o carro e sim o piloto numero dois que esta mais lento mesmo ...

Anônimo disse...

Em 2008 a ferrari fez uma coisa difícil, fez um carro tão bom para o Massa que possibilitou que ele tivesse aquele bom rendimento. Mas não é sempre que as equipes acertam a mão do projeto de um carro para um piloto específico, que não se adapta a um carro um pouquinho diferente do estilo do piloto. Em um caso destes, o piloto precisa se adaptar pelo menos um pouco, coisa que Massa não consegue. Massa precisa de um carro fácil de pilotar e projetado à maneira dele de pilotar, do contrário ele fica lento e sai se enrroscando com que estiver pelo caminho, pois ele não aceita ser ultrapassado e se enrosca com quem tentar ultrapassá-lo, vide Hamilton 2011 e Bruno Senna 2012. Se Massa for mantido na equipe até o fm da temporada será para não provocar os Todts.

Anônimo disse...

como disse Massa ainda deverá ser mandado embora nessa temporada. Se essas 2 semanas agora de provas o seu desempenho se repetir como antes, podemos já na Espanha estar com uma troca entre ele e Sergio Perez (a Ferrari continuaria pagando seu salário até o fim do contrato, mas ele teria que correr na Sauber até o fim do ano).

Pode ser que mesmo com as críticas a Ferrari possa dar uma nova chançe ainda pois estão preparado um novo carro para a temporada na Europa, mas se o desempenho for muito abaixo como está sendo, no meio do ano quando eles param a temporada por mais de um mês, após o GP da Hungria) ele será dispensado.

As opções são escassas para 2013, a Sauber só o aceitaria no caso de Perez sair ainda esse ano ainda para Ferrari, mas depois de 2012 não ia querer o Massa, pois o Peter Sauber não gosta dele e ele só correu lá por ser piloto da escola Ferrari. Das equipes grandes não há nenhuma chançe, e das medianas muito díficil a Mercedes pois já tem o Di Resta na fila e até ela mesma pode sair da F1. Das medianas ainda remotíssimas chançes na Lotus, caso Grosjean seja mandado embora e a equipe opte por um dupla experiente. Resta na parada a Williams (Frank Williams sempre o quis na sua equipe, mas não tem muito a pagar), a Force India (depende da vontade e da grana dos novos sócios, pois a equipe não tem um piloto experiente), e a Caterham (que dessas 3 seria a que pagaria melhor, mas ele passaria a ser piloto de fundo do grid)