sábado, 10 de março de 2012

Por dentro da fábrica da Williams

Esses 3 vídeos do National Geographic Channel mostram o funcionamento da fábrica da Williams durante a péssima temporada de 2011. De qualquer  maneira vale a pena ver como as peças são feitas, como é a divisão interna de trabalho na equipe, a importância da aerodinâmica no projeto, etc. já com os novos membros da equipe após o anuncio da saída de Sam Michael. O vídeo está todo em inglês, mas é muito interessante também pelas imagens. Um detalhe é que deram total destaque a Pastor Maldonado, sendo que na época Barrichello ainda era o piloto principal deles e mencionam a morte de Dan Wheldon na Indy, indicando que a filmagem deve ter ocorrido bem no fim do ano, quando a situação do brasileiro já era incerta na equipe.


Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

6 comentários:

washington disse...

zé eles mencionam a morte do dan heldan no primeiro video
então deve ter sido filmado no final do ano

José Inácio Pilar disse...

Washington,

Bem lembrado, já atualizei.

washington disse...

e por isso rubens não aparece nas imagens

Anônimo disse...

Deve ser muito frustrante ter tanto trabalho para construir um carro e que no final das contas não rende o esperado.

washington disse...

zé vc viu a makina q faz a moldagem das peças ela se mexe ora cima e pra baixo tão poko como uma folha de papel. é de se notar q em grove é bem adiantada em queestões de makinarios ekipamentos e talz, mas como disse sir Frank foi um erro deixar adrian newey ir embora pois se eles estivesse la como um acionista e engenheiro chefe a williams com certeza teria abocanhado mt mundial. pois estrutura eles tem uma das melhores.

Anônimo disse...

Rubinho se "queimou" de vez na Williams naquelas 3 semanas que a F1 tirou férias antes do GP da Bélgica, Rubens já criticava o carro e a equipe(P.Head disse que estava de saco cheio de tanta reclamação do piloto), durante essas semanas Rubens ainda se recusou a testar peças dizendo que não era piloto de testes. Ele era primeiro piloto tinha que testar tudo Maldonado era novato.

Oras, vai perguntar para Schumacher o que ele acha disso? O alemão quer mais que volte os testes como era antigamente, se precisar testar "asa" o dia todo,e o faz com o maior prazer. Rubinho se esqueceu que era funcionário na equipe.

Se ele ainda deixasse tudo dentro da equipe, ainda vá lá, mas pra variar foi reclamar na mídia. Essa atitude irritou tanto a equipe que F.Williams proibiu seus pilotos de falar nos treinos para o GP da Bélgica. Outra ponto negativo, Rubens nunca se esforçou em colocar a pastinha debaixo do braço pra buscar patrocinador para ajudar a equipe. Esses pilotos que um dia correram em equipe de fábrica, quando caem para o fundão, deviam no mínimo ajudar com patrocinador porque o maior problema dessas equipes é falta de grana.

Eles não correm atrás porque viram esportistas "acomodados"(quando viu que a coisa tava preta, aí ele foi atrás de grana, mas já era tarde). Rubens criticou duramente os pagantes que entram na F1, mas ele pra correr na Indy também vai ter que pagar para correr, sem patrocinador pode esquecer vaga na categoria. Por isso, dou valor aos novatos "pagantes", se não fossem por eles, equipes como Williams nem estariam no grid, e sempre foi assim com equipes do fundo, elas sempre sobreviveram graças ao dinheiro dos pilotos. Se Rubens correu em 2010 e 2011 foi graças a grana do Maldonado, esses detalhes ninguém observam, Maldonado ainda pagava o salário de Rubens na equipe.

Barrichello foi dispensado da Williams por vários motivos:

1-Reclamava muito!
2-Recebia salário, sem dar retorno!
3-Não levava patrocinador para ajudar a equipe!
4-Fez uma péssima temporada 2011, tomando sufoco do Maldonado!

A Williams pode até melhorar em 2012, mas que ninguém espere muito, Maldonado e Senna são pilotos bem limitados, pra equipe dar um salto na tabela, ainda depende de mais grana! Pelo menos 6 times vão se revesar na pontuação entre os 10 primeiros: RBR, Mclaren, Mercedes, Ferrari, Lotus e Force Índia. Pra Williams pontuar vai ser muito complicado, vai depender de vários abandonos...e ela esta apostando justamente na confiabilidade para 2012.

Na Indy, se Rubens fizer corpo mole não vai chegar a lugar nenhum(dessa vez a coisa muda), ele vai levar grana para a equipe, logo pode exigir. Vamos ver se pelo menos na Indy Rubinho vai ter ATITUDE! Pra ter sucesso nessas categorias top, piloto tem que levar a coisa na base da mão de ferro.

No vídeo abaixo não mostra, mas o velho "barão" criticou Barrichello, e depois Massa, o motivo? O de sempre...

Wilson Fittipaldi critica Felipe Massa
http://www.youtube.com/watch?v=DuZ0Tv1O2nM