segunda-feira, 12 de março de 2012

O que esperar de Massa em 2012

Felipe segura no braço uma escapada da nova e nervosa Ferrar
O que esperar de Felipe Massa em 2012? A resposta está fácil: muito mais do que ele apresentou em 2011 e 2010 e dessa vez ele tem uma motivação a mais: Sendo esse seu último ano de contrato, se não for bem desde o começo, a Ferrari pode não renovar o contrato com ao fim da temporada.

Entendam, quando digo "ir bem" não chego a falar em colocar Alonso no bolso (o que seria ótimo), mas em reduzir o abismo de resultados, sobretudo em corridas, que separa os dois desde que passaram a dividir a mesma equipe. A Ferrari precisa de dois pilotos em condições similares de competitividade que pontuem o máximo que os carros permitam, senão nunca terão chances de bater seus rivais e é aí que Felipe vem sendo um problema para eles, pois nos dois últimos anos ficou a mais de 100 pontos de diferença de Fernando Alonso no campeonato de pilotos e portanto, pouco somando ao de equipes - que define a divisão de lucros da F1.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


Se o carro desse ano tiver realmente nascido mal como deu a entender nos testes e muitos especulam, a missão de Massa pode ser dificultada e seu emprego pode estar sob um risco ainda maior, pois quando as coisas vão mal a tendencia é trocar as peças "deficientes", como Stefano Domenicali e ele próprio, numa eventual grande reestruturação da equipe para 2013. Independente disso sua maior meta não se altera: por pior que o carro seja, tem que ficar próximo de Alonso na pontuação geral, até porque se o carro for ruim, será ruim para os dois, o que por si só não justificaria mais um ano de resultados tão díspares.

Seu discurso esse ano é de quem está confiante e consciente de que ficou devendo em 2011 e precisa de bons resultados, e quem esteve com ele acha que viu "mais brilho" nesse incio de ano do que no anterior, ensejando que, quem sabe, "agora vai". Que vá, pois, porque um ano melhor para ele pode tanto garantir sua permanência na equipe italiana ou, caso realmente saia, possibilitaria melhores convites para o ano que vem, quando a maioria das equipes estará aberta a negociações (no momento há pelo menos 16 vagas sabidamente em aberto para 2013, incluindo as duas dos brasileiros).

Não se enganem: Felipe Massa pode conseguir isso, como vimos em 2008, a questão é: terá ele a força mental de vencer pela primeira vez dentro da equipe que parece ter elegido (por merecimento) Fernando Alonso como seu favorito desde que ele chegou a bordo e onde o clima entre as partes já não é parece tão bom? Tomara que sim, seu futuro depende diretamente disso.

15 comentários:

Ramon disse...

Sinceramente, a tendencia é o abismo aumentar, já que Alonso deve estar ainda mais habituado ao carro e a equipe.

Infelizmente 2012 deverá ser o ultimo ano do Massa na Ferrari. Ele deveria começar a negociar a vaga do Webber desde já.

Tomm disse...

Não sei como as pessoas levaram a sério um mero boato ou seja lá o que for onde Massa poderia ir pra RBR. Acordem pra vida! RBR jamais irá contratar Massa, ao menos que este, milagrosamente, mostre um desempenho soberbo nesta temporada, o que é improvável. Webber pode ter deixado à desejar, mas ainda assim foi mais combativo em corrida (não digo em relação à Vettel) do que Massa.

Anônimo disse...

Inacio, seu blog pareçe muito amador com esse fundo do Senna repetitivo, que tal um fundo de carbono ?

Luiz Felipe Del Rio disse...

Amador pq? Senna é o maior piloto que existiu...

Lenne F1 disse...

O que importa é o conteúdo ( ótimo ) do blog não ser amador!
Parabéns Inacio!

Raphael Elisio disse...

Zé parabens pelo blog, muita qualidade mesmo..e o programa entao nem se fala..vc tinha que estar na globo no lugar do Tande aquele chato!
Em relaCao ao Massa, espero sinceramente que ele volte a brilhar..pq se nao vai ficar dificil pra ele voltar a ser competitivo ano que vem..ainda mais em uma equipe de medio a baixo porte.Nao acredito nele na RBR ou em outras grandes..a chance é agora!

Anônimo disse...

Luiz Felipe Del Rio nao estou falando do Senna, estou apenas falando do geito que a imagem esta, o Senna está na metade, podia apenas corrigi-la

Leo Moreira disse...

Massa só ficará na Ferrari se for campeão, desbancando Alonso. Como isso não vai acontecer creio que estará fora da equipe em 2013.

Maico Rian disse...

Vamos esperar o que do Felipe???Absolutamente mais nada de relevante.

Porque falo isso?O Massa está numa sequência horrível como vão passando os anos,nunca o achei brilhante mesmo ganhando corridas entre 2006 e 2008,e o acho bem limitado.


Fora a Equação Alonso+Santander=Controle da Scuderia Ferrari.

Então pro Massa é um ano de ''vida ou Morte'' na Fórmula 1,pois se for mal denovo....pode começar a procurar outra categoria pra correr porque senão ficará à pé

Anônimo disse...

Eu insisto que o problema do Felipe é o Alonso, ele empurrou a carroça de 2009 como ninguem, e começou 2010 muito bem até o "Fast than you", em uma equipe nova, com tudo como era antes ele voltaria a ser como era mas infelizmente ele ama a Ferrari e acho que ficará lá mesmo sendo segundo piloto, triste fim para um excelente piloto, mas torço pra que eu esteja errado. FORZA FELIPE!!!

Anônimo disse...

o José Inácio, faz um com uma bandeiriha americana, e escreve em Ingles também , ou ate arrume uma namorada professora de Ingles para fazer para vc, caso náo domine tanto hehehe, porque eu acho vc, um potencial para ser um james allen brasileiro. Parabéns pelo trabalho.

Cleuber-Passos-MG

ValdemirDutra disse...

Eu acho que a Ferrari tinha que trocar os chefões, contratar o comandante Gregorio De Falco, da Capitania dos Portos de Livorno pra que ele fique no rádio dizendo: "Suba a bordo, Felipe. Suba a bordo". Quem sabe ele acorda...

Anônimo disse...

Depois que o Massa foi atingido pela porca do carro do Barrica, ele foi contaminado pela ruindeza do Barrica. Nunca mais vai conseguir pilotar e ser vencedor!!!!
Trágico!!!!

Paulo-MG

Franco Raony disse...

Escreve "pareÇe" e fala que o blog do cara é amador. Francamente!

Anônimo disse...

Olha, o trem tá feio, sei não, acho q ele roda, e acho q o Perez vai pro lugar dele, principalmente com Carlos Slim por ser dono da Claro e ser Mexicano, pessoal, sabe quando vamos ter outro campeão, quando o Senna reencarnar denovo, tomara q seja rapido.