quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O temporal de Maldonado

Após um ano horrível, eis que a Williams projeta um novo carro e Pastor Maldonado marca um tempo muito bom no 3º dia dos testes de Barcelona.

Blefe ou realidade? Lembremos que ano passado a mesma equipe foi responsável por fazer o melhor tempo nos testes em Jerez dando a muitos a esperança de um ano promissor onde pontos poderiam ser rotina e até mesmo pódios estariam silenciosamente entre os desejos dos torcedores de Barrichello e Maldonado.

Começado o ano a realidade era outra, bem outra: um carro pouco confiável e lento como jamais una Williams produziu.

Com tudo isso fresco na memória não posso não olhar com desconfiança para esse ótimo tempo obtido por Pastor Maldonado hoje. A Williams mesmo admite que a meta realista para esse ano é marcar pontos, não cabendo a ela brigar por pódios ou vitorias em condições normais, de modo que enxergo essa demonstração de força mais como um lance para melhorar o humor da equipe e seus parceiros do que uma antevisão da realidade competitiva do FW34 em 2012, que segundo se sabe não esta boa em curvas de baixa velocidade e tem que melhorar o consumo dos pneus.

Por enquanto a Williams continua sendo uma equipe média, de meio de pelotão, ainda que com o carro e motores melhores que os de 2011, o que pode acarretar numa melhora dos resultados.

10 comentários:

Júlio Barbosa disse...

Corre Maldonado... Corre, que o Chávez não tá bem.

Anônimo disse...

Quem tá bem:
RBR
Lotus
STR
Force Índia
Mercedes

Quem tá mal:
Ferrari
Maclaren
HRT
Catheran
Willians

Anônimo disse...

Isso é só figuração, mas nada a dizer

Miguel disse...

Figuração ou não, não sei. Mas o tempo foi melhor que o do Hulk e do Perez, de ontem com pneus supermacios. Acho que dá pra andar no meio do pelotão e marcar alguns pontos de vez enquando. Tomara que todos estejam errados e a Williams surpreenda, mas...

Nick Mason disse...

O carro do ano passado da Williams durante a pré-temporada estava fora do regulamento devido a um erro de projeto, que fazia o carro estar mais baixo do que o permitido, por isso foi tão bom durante a pré-temporada e uma lesma quando o erro foi corrigido.

Speeder_76 disse...

Como dizes, dá para estar um pouco atrás. Aliás, escrevi sobre isso na minha coluna semanal, depois de ter lido as noticias sobre a entrada do Alexander Wurz como conselheiro.

Pode dar para elevar a moral na equipa, mas também... quem sabe? Pode ser que voltem aos níveis de 2010, pelo menos.

Luiz Felipe Del Rio disse...

acho que a mclaren ta bem, a mercedes, rbr, str, lotus, force india tambem. As outras estão de mais ou menos pra mal. A ferrari vamos aguardar pra ver, mas este carro acho que é pior que o último...

Francisco disse...

E lá vai se a turba ignara prolatando conclusões com os testes de pré-temporada... A maioria quebra a cara quando o campeonato começa.

Anônimo disse...

Esses testes não dizem nada.

Anônimo disse...

Muito complexo analisar os tempos, única base que encontrei foi comparar os carros mais rápidos nessa semana com a classificação de grid em 2011 na mesma pista, todos se classificaram com pouca gasolina, e geralmente estavam com pneus moles. Outro dado, quem fez mais voltas é bom sinal, o carro ficou longe de problemas, mais tempo na pista e menos no boxe é sinal de confiabilidade.

O problema é que, nesses treinos alguns carros usaram pneus super-moles, aí é complicado saber quem fez isso e com quanto de gasolina.

Foram multi-configurações a testar(classificação em volta lançada\ tanque cheio, médio e quase vazio simulando corrida\ os vários tipos de pneus\ ritmo de corrida no começo, meio e fim de prova, fora a durabilidade do equipamento). Como podem ver, não tem molesa não existe “almoço pronto”, ninguém fica brincando de vídeo-game.

Agora, imagina fazer tudo isso com carro completamente novo e complexo como é o caso da Ferrari. A mídia italiana fica em cima da Ferrari como o Brasil fica em cima da seleção brasilera de futebol, exigem resultados!!!

Os melhores tempos na semana ficaram assim:

Dia 24: Kobayashi 1m22s312(145 voltas), em 2011 a melhor Sauber largou com o tempo de 1m23s367

Dia 23: Maldonado 1m22s391(106 voltas), em 2011 largou com o tempo de 1m22s952.

Dia 22: Hulkenberg 1m22s608(112 voltas), em 2011 a melhor F.India largou com o tempo de 1m26s126.

Dia 21: Vettel 1m23s.265(79 voltas), em 2011 largou com o tempo de 1m21s181.

Melhor volta da corrida em 2011 foi de Alonso com 1’26”727

Deu para observar que, as equipes de ponta não se preocuparam em fazer tempos rápidos, e sim acertar o carro. As equipes inferiores capricharam nos tempos, com certeza para conseguir mais patrocinadores. De todas, a que mais convenceu na pista foi a F.India.

Os dias vão passando e os tempos vão caindo(o tempo da F.India nessa pista da Catalunha melhorou um absurdo em relação a 2011), e a Lotus precisa da autorização para treinar, sem isso vai ficar em um baita prejuízo. Lembrando que início de março as equipes voltam a testar nessa mesma pista, e os tempos devem cair mais ou não, a FIA já mudou a regra em relação aos escapamentos.

http://www.corridadeformula1.com/fim-da-palhacada-fia-vai-acabar-com-buraco-na-regra-dos-escapamentos-afirma-autosport/

Lembrando que o aquecimento e consumo de pneus é fator chave na hora de desenvolver o carro, a Mercedes sofreu muito com isso em 2011 em várias provas.
Fora isso, o piloto tem que dar a sorte de “casa” com o carro, Webber e Massa são bons exemplos, e admitiram que tiveram problemas com os pneus em 2011. Olha o caso do Felipe, tecnicamente enfrentou dificuldades com o carro o ano todo, e durante as corridas sofreu com erros de boxes, quebras, alguns erros ao volante, acidentes na pista(foram 6 toques com Lewis durante o ano).

Lembrando que o fator mental é fundamental, Lewis sofreu com isso o ano todo, por isso, foi superado por Button em várias corridas, isso com Lewis largando a frente na maioria das corridas.


Veja como foi o último treino dessa semana, dia 24, minuto a minuto:

Home:
http://totalf1.com/full_story/view/407637/Live_timing_for_Barcelona_test_Day_1/

Em seguida, clique em: LAUNCH LIVE TIMING

Última etapa, clique em: CLICK HERE
Use a barra de rolagem pra ver os tempos abaixo da página, minuto a minuto!

Outra dica boa é clicar em:
“mostrar o gráfico de voltas em ordem cronológica normal (últimas voltas no fundo)”

Assim as últimas voltas ficam na parte de cima da página, e não lá no final, fica ao gosto de cada um!