sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Grosjean na Renault e a "batalha pela Williams"


De maneira sucinta, a maior consequência do anúncio do Frances Romain Grosjean na Renault é que agora Bruno Senna e Vitaly Petrov concorrerão com Rubens Barrichello e Adrian Sutil pela vaga da Williams. Só que ainda vejo Sutil e Barrichello, nessa ordem, como favoritos pela vaga, porque?

Primeiro por que a Williams declarou com todas as letras que terá um piloto experiente ao lado de Maldonado. Segundo porque pelo contrato do piloto reserva Valtteri Bottas, alguém terá que ceder seu carro 15 vezes nas sextas-feiras para o novato correr, e duvido que esse seja Maldonado com seus mais de 30 milhões de euros, portanto seria o outro piloto.

Sutil fez uma temporada muito boa em 2011, terminando apenas atrás dos pilotos das 4 equipes grandes (Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes), mostrando que tem um ritmo muito bom. Além disso tem seus valiosos patrocinadores que, pelo que dizem, traz mais dinheiro que os dos demais, e para finalizar vai ao encontro de setores da equipe que querem um novo piloto para "renovar" os ares na equipe, motivando-os, mas pode ser difícil ele aceitar ceder seu carro 15 vezes ao longo do ano, especialmente numa equipe que não conhece e que todos os treinos seria valiosíssimos para ajustar o carro, que não há de ser a 5ª maravilha do grid e exigirá desenvolvimento. Além disso Sutil quer um contrato de 1 ano apenas, vislumbrando participar da grande dança das cadeiras que se prenuncia em 2013, e a Williams não gosta muito da idéia de ser usada como trampolin.

Já Barrichello quer correr lá e poderia trazer algum patrocínio, como se especula, mas sobretudo traz sua motivação e experiência, para quem ceder o carro nas sextas-feiras teria muito menos peso do que para um piloto mais novo, pois já conhece o "caminho das pedras".Além disso é o favorito de uma outra ala da equipe por dar um "feedback" técnico muito acurado dos ajustes do carro, algo que Sutil não tem, pelo que se comenta no Paddock.

Entre os dois "ex-Renault", tanto Bruno Senna e quanto Vitaly Petrov, não tem a experiência que a Williams diz que exigirá de seu segundo piloto. Senna pilotou meia temporada por uma equipe média e 1 anos por uma carroça que de pouco lhe valeu como bagagem técnica, mas pode ser que politicamente ele tenha alguma ajuda da Renault para tentar convencer o pessoal de Grove, mas isso é apenas um chute. Já Petrov, 2 anos de F1, foi demitido e substituído por um piloto ainda menos experiente que ele, mostrando bem como seu conceito de piloto não é elevado, sendo assim pouco provável vê-lo "liderando" a Williams, por isso o russo já estaria de papo com a Marussia, podendo Glock sobrar por lá se a equipe se "$en$ibilzar" pelos argumentos de Petrov.

Agora todos esperamos a decisão da Force Índia. Se Hulkenberg realmente for anunciado lá como tanto se fala, só sobraria a Williams para Sutil, que possivelmente aceitaria correr lá nas condições que fossem para não ficar de fora em 2012, ficando com a vaga para a qual é favorito. Se Sutil conseguir uma reviravolta (ele teria caído nas graças do novo sócio da equipe) e ficar na equipe Indiana, Hulk poderia entrar na disputa pela vaga da Williams, mas nesse cenário vejo Barrichello como franco favorito.

Aguardemos os indianos, a ação deles deverá definir a vaga da Williams. Em minha opinião, Barrichello é a melhor opção para a Williams. A ver...

3 comentários:

Emerson disse...

José inácio, eu do trabalho não consigo assistir o programa ao vivo, o último desta quarta feira vc vai disponibilizar aqui no Blog?

Abraço
Emerson.

Vagner Hundertmarck disse...

Sei la , mas acredito que Paul di Resta que irá bailar , ja que será piloto da Mercedes quando Schumi sair , Hulk e Sutil são alemães e atendem a exigência da Mercedes fornecedora de motores da equipe indiana !! Vejo vagas em outras equipes , Sauber pode trocar Koba por algum piloto com $$$ patrocinio , Caterham deverá trocar Trulli tbm , MVR irá colocar Petrov no lugar de Glock , STR pode surpreender e trocar os 2 pilotos e tem ainda vaga na hispania .
-
Então teremos o seguinte ainda e seus respectivos favoritos em minha opinião .
-
Foece india - 2 ( Sutil , Hulk )
STR - 2 ( Alguersuari e outro )
Sauber - 1 ( Senna se levar $$$ )
Willians - 1 ( Rubens )
Caterham - 1 ( ???? )
Marrusia - 1 (Petrov )
Hispania - 1 ( Ricciardo )

Agleison Moreira disse...

Isso que é piloto, o melhor de todos a lenda...

José Parabens pelo video!