terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Eike me confirmou: Está ajudando Senna na Williams

Em conversa com meus leitores hoje pelo Twitter, eu escrevi no meu perfil (@inacioF1):

"...mas ouvi dizer que o teria aberto generosamente sua carteira para conseguir garantir Bruno Senna na Williams"

Eis que logo em seguida o próprio bilionário me responde:

". Sim,estamos apoiando o Bruno!




Confirmando, portanto, o que eu havia dito instantes antes: Ele está sim financiando pesadamente Bruno no verdadeiro embate milionário pela vaga na Williams em 2012. Rubens Barrichello também conseguiu patrocínio e esteve na sede da equipe semana passada, mas não se sabe os valores do apoio que conseguiu, assim como os do alemão Adrian Sutil.

Além disso, pode haver mais do que dinheiro em jogo na hora de bater o martelo quanto ao piloto de 2012, embora esse seja um fator bastante importante na atual realidade da equipe.

ATUALIZADO:

Agora a tarde perguntei novamente ao Eike se o fato dele ter uma companhia petrolífera não criaria um conflito com o atual patrocinador principal da equipe, outra petrolífera, a Venezuelana PDVSA, e se ele contornaria isso com patrocínio de alguma outra empresa dele (Mineradora, logística, naval, geração de energia, etc):

" Haveria conflito entre sua petroleira OGX e a PDVSA na Williams, ou seria outro "braço" de suas industrias que patrocinaria?"

Que respondeu, evasiva e politicamente:

". Somos latinos! No problem."

Veja:



Como vemos, parece que SE a equipe Williams contratar Bruno, a questão politico comercial já estaria resolvida e não haveria conflitos entre as partes.

Vamos aguardar até Janeiro. Como disse antes, além de dinheiro, que tanto Senna como Barrichello e Sutil levam, ainda que em quantias diferentes, questões técnicas (eles precisam de um piloto que dê bom feedback técnico para o carro avançar no desenvolvimento) e comerciais (eles podem querer um piloto que não veja a equipe como mero trampolim para em 2012 trocar de time) podem definir a vaga mais disputada na Formula 1 nos últimos dias.


43 comentários:

NEVERMIND disse...

Hahha Como sigo os 2, acompanhei o levantamento da questão de sua parte, e a confirmação da mesma por parte do @eikebatista.

Joe Satriani disse...

E engraçado é que diziam por ai que o Eike ajudaria o Barrichello. Será que aquela babaquice do Panico acabou atrapalhando a negociaçao do Barrica? Será que o Eike nao quis ver seu nome e negocios associados à, infelizmente, péssima reputação que o Barrichello ainda tem com a grande maioria do povo que nao entende bulhufas de F1 e agora com o programinha da rede tv, que resolveu meter o bedelho?

Apesar de muito fã do Barrica, espero que o Bruno consiga, ele ainda é jovem e talvez tenha algo pra mostrar.

Leandro Moura disse...

Vamos ser sinceros. O Bruno é só sorriso na sua pagina de fã clube, um jornalista sério já disse que ele assinou, agora o homem com maior poder finaceiro da america do Sul diz: "to bancando sim!"...alguem mais duvida de quem é essa vaga na Williams? Papai noel existe se o bruno não tiver assinado!

José Inácio Pilar disse...

As vezes quando tudo parece levar para um sentido... leva mesmo. Mas vamos aguardar, Sutil e Barrichello ainda podem ter mais cartas na manga (mas seriam tão fortes?).

Glailson disse...

Onde há fumaça, há fogo. E pelo jeito, virou incêndio, no bom sentido para o Bruno Senna.

João do Cassino disse...

José Inácio Pilar disse...
As vezes quando tudo parece levar para um sentido... leva mesmo. Mas vamos aguardar, Sutil e Barrichello ainda podem ter mais cartas na manga (mas seriam tão fortes?).


é verdade´

é so ver a demissão do bueni e dj suari, o hulk no lugar do sutil, petrov dançando e de la rosa na hrt....

vai entender, né??

Anônimo disse...

ola José Inácio, segundo lí em um site estrangeiro, o comentário é que o contrato do Bruno ainda não saiu por que o Barrichello fez um novo acordo com a Williams, segundo esse site ele conseguiu um patrocínio forte , por isso acho que melou a ida do Bruno para a Williams, tem uma intrevista também no TotalRace onde ele fala que tinha acabado de ver um patrocínio na segunda-feira, por favor você que tem mais acesso a informações , por favor verificar se essas informações são verdadeiras.
Torcida para Rubens Barrichello!.

Anônimo disse...

Duvido que o Eike resolva dar os valores exigidos oela F1. Para colocar o Bruno lá ele teria que desembolsar pelo menos uns 5milhões que junto com o que dá a Gillette e a Embratel deve completar uns 10 milhões de Euros. Daí daria para começar as conversas com a Williams

Alexey Karpov disse...

Eu torço muito para que Barrichello continue na Williams. Mas estou curioso. Qual seria este patrocínio? Nestlé, Banco do Brasil e Itaipava (que estamparam seus logos no GP Brasil de 2009 na Brawn), Petrobrás (que não sabe mais onde enfiar tanto dinheiro)... Alguém arrisca o palpite? José? O que achas?

Fernando E. de Moraes disse...

Vocês estão esquecendo do Sutil.

Ele está tranquilo demais pra quem é "carta fora do baralho" como uns falam...

E Barrichello, com sua experiência e motivação e agora um patrocinador - mesmo que seja menor - não pode ser descartado.

Eriberto Macedo disse...

Patrocinio do Rubéns se for da Petrobrás acho inviável por que a petrolífera PDVSA que joga na Williams F1 um patrocionio exclusivo para o Maldonado algo fora do normal, era algo conflitante.

Vamos ser franco o Rubéns esta lutando para ter uma vaga por Ego sempre foi um piloto mediano não foi melhor que o Pastor nesse ano mesmo com o carro ruim, no mais Bruno ainda é uma interrogação, pegou uma escuderia pessíma Hispania, a Renault pegou um carro mediano e entrou sem ritmo no meio do campeonato faltando 8 corridas

já se começar na Williams em 2012 vai pegar um novo carro com um novo projetista e com os Propulsores Renault Bicampeões ai vamos saber se realmente é um Piloto diferenciado, coisa que até hoje não podemos saber, porque a verdade que não teve carro

ao contrario do Rubens que teve uma Ferrari 5x campeã com Michael e um Brawn em nenhuma vez ameaçou Michael e Button que na ocasião ainda foi 3ª com um carro que tinha um Difusor Duplo imbatível que fez a Brawn ser campeã com sobras

então é a hora do Bruno

@oanticritico disse...

Eriberto, mediano foi o seu comentário

Henrique Dias disse...

@oanticritico não achei incoerente o comentario do Eriberto

quando disse ele que Barrichello é um piloto mediano acredito que não quis ofender, por que nos 19 anos de corrida ele não foi um mal piloto, mais também não foi um Piloto diferenciado como um Senna, Piquet,Shumacher, Alonso, Mansel que tiravam algo a mais dos carros.

Pra Williams F1 o custo do Bruno pode ser mais vantagioso provou que é rapido e vem com um pacote financeiro bem sujestivo, sem falar que ele pode fechar um contrato longo.

Espero ver um dos dois no grid pois ainda tem a sombra de Adrian Sutil

Ahãm, senta lá Claudia disse...

Peraí, "provou que é rápido" o Bruno não provou não, senão a Renault tinha ficado com ele.

Ele teve lá seus bons momentos, mas nada que se possa falar de boca cheia que ele tem futuro promissor.

Barrichello é mais negócio pra Williams na atualidade.

Ah, e piloto mediano não dura quase 20 anos na F1. Barrica é muito bom, só não é excepcional.

Eriberto Macedo disse...

Henrique sim minha ideia foi essa, não quis menospresar o Rubéns, mais eu acho que ele teve ótimas oportunidades e se tiver outra na williams vamos torcer por ele, mais na minha opnião eu acho que o bruno pode dar mais ao Brasil nesse momento, o que falta pro Bruno é um bom carro e uma temporada tranquila

Henrique Dias disse...

O problema da Renault com a Saida do Bruno foi o que o Berg falou que foi pressão francesa da marca que é francesa, da patrocinadora do Grosjean que é francesa

já que o proprio Grosjean substituiu Nelsinho como Bruno substituiu Heidfeld só que ele foi muito pior que bruno foi, a Renault começou bem a temporada mais não evoluiu como as outras escuderias, quando Bruno assumiu o carro, já estava muito atrás das outras grandes o redimento do Heidfeld e petrov já era abaixo da Force Indy

Só vamos saber se o Bruno vai ser um bom piloto com um bom carro e uma temporada completa

e outra GP do Brasil Qualify Q1 Bruno ser mais rapido que o Shumacher que tinha uma mercedes infinitamente melhor e foi mais rapido, provou que é rapido sim, o que falta é consistencia na corrida e isso vem a rotina

Ana Alice Benevides disse...

Barricas já teve sua vez, na Brawn teve uma oportunidade única, já que na ferrari ele se dizia perseguido, Ross Brawn não colocou preferencia no Button deu ao dois pilotos um carro superior a todos, que o Button soube aproveitar colocou uma margem enorme sobre o Segundo colocado e o Rubinho ainda não conseguiu ser o Segundo colocado, aquele ano provou que o Rubinho já não tinha os mesmos reflexos que tinha no começo da carreira

espero que o Senna não seja uma decepção e seja um pouco do que o tio foi, será um ótimo piloto já que o Ayton era fantastico

Anônimo disse...

Cara 5 milhoes pro eike não é nada,faz nem falta na conta bancaria dele, agora oque eu vi por ae é que a negocioaçao gira em torno de 28 milhoes..agora eu nao sei se os 28 milhoes sao só do eike e depois veem gillete e embratel..

Eriberto Macedo disse...

Serio se for essa cifra de 28 milhões não ia me surpreender muito não, por que a Williams deu o entender que a vaga é de quem for mais vantagiosa pra escuderia, e ninguém sabe quanto o Sutil tem em patrocionios, se for algo em torno disso o grupo que esta negociando o patrocinio de Bruno deve chegar a esse valor, se agente ver a repercussão que isso ta tomando para publicidade e Marketing é ótimo para os patrocinadores, vamos ver até onde é verdade essa noticia também

Anônimo disse...

Rubens é mais vantagem para Equipe mesmo com pouca Grana;;

Rogerio Rocha disse...

Parabéns mais uma vez Inácio, ótimo trabalho.

abs,

Anônimo disse...

Guto Ferrari: Sou mais Barrichello e espero que a CAPACIDADE seja mais importante que a $$$$$$, força Barrica

Glauco Noronha disse...

estou vendo os comentario sou um apaixonado pela F1 e sempre fui um defensor do Barrichello mais desde que ele correu pela Honda ele vinha com um desempenho abaixo da media, muito abaixo quando a honda vendeu a escuderia para Ross Brawn e que o Projetista achou uma brecha com o Difusor duplo que deixou os carros cerca de 3s a 5s mais rapido por volta algo que é muito se tratando de F1 Button fez o Dever de casa e o Rubens com o Mesmo aparelho ficou muito longe e conseguiu terminar em terceiro

o que quero falar que Rubéns já não é mais o mesmo a exemplo do Shumi com o mesmo aparelho Nico Rosberg foi bem mais rapido que ele

Depois da Honda o Barrichello não vem rendendo o que vinha no começo da carreira

acho que hoje o Bruno é uma Opção melhor, mais ainda acho que o Sutil é o dono da vaga

Francisco Pessoa disse...

Eriberto, vc não sabe nada de Formula 1. Fato.

Brandão disse...

Maior erro da Williams se fechar com o Barrichello, vai se arrepender na Formula 1 atual não é só o desejo de competir não e a vontade

prova disso é o Shumacher que é o campeão do campeões na formula 1 e com a idade avançada mostra que esta longe de ser o velho Shumi

é natural é as ordens das coisas o corpo não responde mais os reflexos não são os mesmos

Rubinho já fez muito mais a hora de parar chegou...

Ana Alice Benevides disse...

Francisco Pessoa, se ele não sabe eu não sei, mais que eu compartilho de muito que ele falou e muitos comentarios dos outros estão parecido com o dele inclusive o meu

Vc torce pelo Rubinho, ótimo mais falar que ele ainda é o mesmo, experiencia, gana, desejo as vezes não é tudo

Glauco usou o Shumi com exemplo já não é mais o mesmo é fato também, Reflexos não são os mesmos

Rubinho com todo respeito já deu o que tinha de dar

Anônimo disse...

Grande notícia Inácio! 1ª mão! Inácio, obteve a resposta do próprio Eike sobre o apoio de Bruno Senna na Williams. Muito interessante!

Rê Molina disse...

Acredito que como toda equipe, a Williams quer evoluir e queira aliar experiência, conhecimento " do carro" com um piloto que não seja tão novato e que possa agregar. Então, na minha opinião perfeito seria: Rubens e Sutil. Porémmm, o fator dinheiro está contando mais do que nunca, até por toda a crise mundial, então...

Tonhão Pereira disse...

Ouvi falar também na quantia de 28 milhões de Reais algo em torno de 15 milhões de Dolares que Eike Baptista e outras empresas estão conversando com a Williams isso podendo achegar a mais de 20 milhões de Dolares, algo que Adrian tem em patrocinio.

Vantagem do Bruno que Adrian brigou com um dirigente da Renault e na balança se Bruno chegar ao mesmo valor a vaga seria dele, já que além desse epsodio adrian só quer assinar por um ano, e a Williams não estaria satisfeita, mesmo assim no meu ponto de Vista Adrian esta a frente de Bruno e Barrichello

Serio Barrichello já acabou, correr pra dizer que completou 20 anos?

eu sou um pouco mais velho mais Ayton Senna um genio das pistas também comprou a vaga pra entrar na formula 1, hoje como a maioria dos pilotos faz com seus patrocinadores, aparece um perdido que se destaca na GP2 com meritos reais(Formula 1 é um dos esportes mais caro do mundo, por que pra chegar nela vc paga pro kart, para caategorias intermediarias, tem que morar na Europa e tudo é muito caro)

queria ver Rubéns e Bruno mais entre os dois jogaria minhas fichas no Bruno

Leandro Moura disse...

galera, Vamos ser realistas.Bruno Senna correrá pela Williams, talvez não anunciou porque o contrato de Barrichello vai até dia 31.Questões de ética. Por mais que o Barrichello tenha conseguido patrocínio, acham mesmo que alguma grande empresa vai investir "pesado" num piloto de quase 40anos e sem nenhum titulo mundial. Algum de vocês investiria? Sejam francos!. O pacote do Bruno balançou a Williams, e não só isso, o relatório técnico da Renault para a Williams deixaram eles animados como disse o Reginaldo Leme. Acho que até sexta eles anuncio o Bruno e espero que ele possa mostrar do que é capaz. Abraços.

Anônimo disse...

RUBENS BARRICHELLO NA CABEÇA!!!!!!!

Não é porque o Eike ta apoiando que é sinônimo de contratação, prova disso é que o 1º sobrinho foi sumariamente dispensado da Renault.

Se a Williams não pensar só em dinheiro vai ver que ter 2 pilotos inexperientes numa temporada em que eles TEM QUE ir muito melhor é um risco enorme.

Aquela vaga já tem nome pelos critpérios de experiência, motivação e até gratidão da equipe por dar um carro tão ruim em 2011: RUBENS BARRICHELLO, que inclusive ta trazendo sim algum patrocínio sim, como o Inácio falou.

Anônimo disse...

vi um comentario acima e achei sereno, Rubéns de 5 anos pra cá não tem mais rendimento, nem quando a Brawn arrumou aquela brecha no regulamento com difusor duplo criou um carro imbativel ele conseguiu a proesa de ficar em 3º e button deu uma lavagem nele, ano passado não teve tempos melhores que Maldonado
Shumacher não tá rendendo o esperado, é a idade pesa pra todos, no caso reflexos

Desculpa mais Barrichello já chegou ao Fim erro se ele seguir é um erro, Devia procurar a Stokcar é uma boa pra ele e representaria muito bem o Brasil

Formula 1 faz tempo que ele não ta rendendo

Jorge Penido disse...

Barrichello tem rendimento sim, tanto que deu pau em todos os seus companheiros desde 2007 pra cá, só perdendo pro Button em 2009 porque o freio do carro era ruim (quando trocaram, Button não chegou mais na frente dele, pode ver).

Alem disso, já repararam como

BRUNO SEMPRE QUER TIRAR A VAGA DO RUBENS???

Em 2008 quis pegar a vaga dele na Honda, que na "hora H", quando virou Brawn, ficou com o veterano, e agora DE NOVO quer a vaga do Barrichello, só que na Williams.

BRUNO SEM VERGONHA!!! Deixa o Rubens em paz e vai roubar a vaga de algum gringo ou do Massa, que não fariam falta nenhuma!

Marcos Botelho disse...

Acabei de ser informado por um amigo que mora na inglaterra e que trabalha com uma empresa que presta serviços a Williams que Adrian Sutil fechou com a williams e Bruno Senna será 3º Piloto da Lotus, podendo assumir o lugar do Grosjean caso seu desempenho não seja o esperado,e tera um pre contrato tabem com a williams para 2013 , o anuncio será dia 1º de janeiro.

João Marcos Coelho disse...

Galera! É muita sacanajem dizer que o Bruno quer tirar a vaga do Rubens. O lance é que as oportunidades foram dadas para os dois nos mesmos períodos. Dizer que o Rubens não tem redimento também é um erro. Pois as únicas vezes que o Rubens pegou carros de ponta, foram na Ferrari e na Brawn, Na Ferrari o cara teve o Schumi na frente e mesmo assim, quando tirava algo mais que o alemão, a equipe italiana dava preferencia pro Schumi.

Na Brawn, foi notável a superioridade de Rubens na metade final da temporada de 2009. E mesmo assim, no GP do Brasil, quando o Barrica fez sua primeira parada, do nada o carro perde rendimento. Tanto que o próprio Rubens perguntou à equipe no rádio: "Oq houve com o meu carro?".

Outro erro é achar que o cara deu o que tinha que dar. Pois inúmeras vezes foi superior aos seu companheiros de equipe. Podem pesquisar.

E se é pra criticar quem não ganhou títulos, basta olhar pra Nico Rosberg, que nunca ganhou uma corrida sequer, Jarno Trulli que só ganhou uma corrida na carreira inteira na época da Renault e ainda continua na F1, Eddie Irvine, que já esteve na Ferrari e nem vice foi, só pq pegou uma equipe ridícula, a Jaguar, resolveu desistir. Rubens Barrichello passou por tudo isso, chegou ao fundo do poço, Ressurgiu da cinzas com a Brawn, teve propostas pra voltar quando pra equipe do Ross e resolveu ir pra Willians. E adivinhem, continuou tirando leite de Pedra como sempre.

Conclusão: O Rubens não é um Ayrton Senna, um Piquet, um Fittipaldi. Não é um fenômeno. Mas dizer que o cara é fraco é palhaçada. Ele matou um leão por dia na carreira inteira dele a agora e faz melhor, ele os domestica!

Anônimo disse...

enquanto não ver o contrato assinado eu não acredito, apesar do Sutil pra mim esta a frente do Bruno e Rubens

mais a pouco a imprensa deu com Kimi ter assinado com a Williams e tudo e nada, tudo fantasia, a questão é

Bruno não ta tirando vaga do Rubinho A GRANDE VERDADE QUE A WILLIAMS PODE ESTA PASSANDO POR DIFICULDADE MAIS QUER SER CAMPEÃ A QUALQUER CUSTO SE O RUBINHO FOSSE O PILOTO DIFERENCIAL ELA IA FAZER UM ESFORÇO E SERIA ELE

propria Williams não tem confiança no barrichello essa briga vai cair na mão do Sutil

mais espero que Senna seja o Piloto da vez

@oanticritico disse...

Eu nunca tinha visto alguém escrever "vantagioso"

de repente vejo duas pessoas que concordam uma com a outra escreverem essa palavra. Que coincidência!

Bom, sobre Bruno e Barrica, tenho certeza que na pista, o Barrichello (e o Sutil também) é uma solução melhor e a Williams sabe disso. Bruno só pega essa vaga se colocar muito mais grana.

Além do Barrichello, Sutil é outro com talento suficiente pra ficar com a vaga. Não que Bruno não tenha talento, mas ainda tem muito o que provar e a Williams no momento está com a faca e o queijo na mão (como o Inácio disse) pra não ficar com uma dupla incógnita

Anônimo disse...

Aff williams fechou com Sutil

Christopher23 disse...

Vocês iram me desculpar, mas acredito que a Williams erraria de novo com a contratação de Bruno, acredito eu que Bruno Senna não está maduro para competir como lider de uma equipe, e Maldonado muito menos, agora pouco recortei um breve paragrafo de Jarno Trulli sobre a Lotus-Renault 2011 - “Kubica é um ótimo piloto que consegue extrair o máximo do carro. Por isso, eles eram azarões. Quando Robert ficou de fora, foi o fim. [Vitaly] Petrov não estava em posição de liderar a equipe e [Bruno] Senna mostrou que não era bom o bastante”, analisou Trulli ao jornal italiano “La Repubblica”. Mesmo que Trulli não seja "AQUELE PILOTO" ele tem uma boa experiência, e sabe que está ameaçado pelos pagantes da F1. Por isso para MIM a melhor opção hoje é Adrian Sutil ou Rubens Barrichello.

É triste saber que a F1 está dando preferência para pagantes.

Abraço

Anônimo disse...

jan charouz é piloto da williams, oficializado

Anônimo disse...

Confirmado novo piloto da williams
-


http://www.f1aldia.com/13755/jan-charouz-confirmado-piloto-oficial-williams/#

Anônimo disse...

Anonimo de cima, não viaja:

INOCENTADA: El texto de esta noticia es parcial o totalmente inventado.

Anônimo disse...

Um primo meu que mora na Inglaterra é muito ligado a Patrick Head e disse que ele anunciará Jaime Alguessuari dia 08 de janeiro sai o anúncio oficial