domingo, 20 de novembro de 2011

Os tais "marbles" causados pelos pneus da F1

Na verdade esse problema não se restringe apenas à Formula 1, pois qualquer categoria de automobilismo e mesmo motociclismo pode sofrer com isso, mas nessa temporada com os novos pneus Pirelli a categoria máxima do automobilismo sofreu particularmente com o fenômeno. Qual seja? O acumulo de detritos de pneu desgastados ao lado do traçado ideal que os carros percorrem na pista.

Com isso qualquer piloto que erre e deu uma "espalhadinha" numa frenagem ou mesmo tente ultrapassar por uma trajetória fora da convencional vai andar em cima dessa sujeira que tira a aderência do carro, pois ele perde contato com o asfalto, fazendo com que quase sempre o carro fique fora do controle e se dê mal. Isso porque quando o carro passa em cima dessa sujeira abundante ele tem o efeito parecido de se andar em cima de bolinhas de gude (que se chamam marbles, em inglês). Na imagem abaixo vemos claramente a Williams de Barrichello andando num trilho de pista limpa e os tais marbles abundantemente o cercando:

3 comentários:

Joe Satriani disse...

E o pior é que devido à temperatura dos pneus essa borracha toda acaba grudando e demorando as vezes uma volta inteira pra sair não é? Ou estou falando besteira?

José Inácio Pilar disse...

Está certo, e isso se o piloto não perder o controle do carro por causa disso.

Anônimo disse...

Estes detritos de pneus detonam com a aderência do carro. Ótima foto.