terça-feira, 29 de novembro de 2011

...já na Williams

Com a definição de Kimi pela Renault pelos próximos 2 anos, a Williams passa a ser a principal, senão única equipe com chances de ser minimamente competitiva em 2012 com vaga em aberto. Force Índia deve ir de Di Resta e Hulkeberg e a outra vaga na Renault deve ficar entre Senna, Grosjean e Petrov, com esse último com grandes chances segundo Alexander Wurz.

Com isso a equipe de Grove tem 3 alternativas muito claras e algumas que correm por fora. Por fora correm Hulknberg, no caso improvável de ser preterido na Force Índia, mas ele não tem dinheiro. Também não podemos esquecer nem subestimar os que sobrarem da trinca jovem da Renault. Mas os principais contendores para a vaga de companheiro de Maldonado, que apesar da turbulência de seu patrocinio ser contestado por congressistas Venezuelanos deve continuar pelo menos em 2012, são Adrian Sutil, Rubens Barrichello e Valtteri Bottas.

Vejamos os prós e contras de cada um que poderão ser considerados pela equipe inglesa na hora de bater o martelo:

Adrian Sutil

+  Tem patrocinadores com bom dinheiro; fez uma temporada de 2011 muito boa, é rapido
-  Tem um processo de tentativa de homicídio nas costas (contra Eric Lux, da equipe Renault, em quem enfiou um copo quebrado no pescoço), é conhecido por desconhecer exatamente o porquê é rápido, não ajudando tanto no refino técnico de um carro com motor novo.



Rubens Barrichello:

+  Está motivado; é rápido; técnico; excelente acertador de carros; piloto mais experiente de toda a história da Formula 1, o que é importante na estréia de um motor novo; é o preferido do pessoal técnico da equipe; pode ter algum patrocínio pro ano que vem.
- Não deve ter tanto apoio de patrocinadores como Sutil; estaria com a imagem um pouco desgastada junto a Adam Parr, presidente da Williams.



Valtteri Bottas:

+  Representa o novo, é jovem, é rápido, teria patrocinadores.
-  Muito inexperiente para acompanhar o errático e também pouco experiente Pastor Maldonado; ainda está na GP3 (equivalente à F3).




Enfim, é isso que vejo do panorama atual. Creio que Bottas tenha menos chances por ser muito verde. Como a Williams não fechou o tal patrocínio do Banco do Qatar, o fator "dinheiro" deverá pesar bastante nessa escolha, então espero que as andanças de Barrichello por empresas no Brasil tenham sido bem frutíferas, pois Sutil tem vantagem nessa área.

6 comentários:

João do Cassino disse...

o que ser "estária"?

ivansc disse...

Bottas tem mais um detalhe, virou piloto de teste por recomendação do Hulk.E dependendo disso por ter alguma influencia.

Anônimo disse...

Bruno Senna também tem chance na Williams, pois tem grana e demonstrou ser confiável. Realmente concordo que Rubens precisa levantar grana. Sutil talvez fosse o mais garantido na Williams porque "deu pau" em um piloto sensacional que é o Di Resta e tem grana. Se Barrichello tiver a mesma grana ele fica porque a Williams sabe que ele não bate carro, é extremamente técnico e experiente. Mas como eu acredito que o processo deve pesar nas costas de Sutil e por esse motivo ele foi afastado da Force India, mesmo ganhando do Di Resta, Bruno Senna é o nome mais forte entre os 03. Só depende do dinheiro para definir entre Bruno e Rubens...se for pensar em Eike Batista, sem chance para Rubens... Eu acho até que Bruno já teria uma carta de intenções com a Williams, mas eles não querem perder Rubens ao mesmo tempo em que precisam de grana. Lucas Di Grassi acho sem chance porque acredito não ter levantado grana....

1. Arrisca colocar um cara com processo criminal em curso pelo que demonstrou e pela grana

2. Põe um piloto incipiente pensando única e exclusivamente na grana

3. Coloca uma promessa que leva uma grana

4. Fica com a técnica e experiência caso haja alguma grana

5. NInguém leva porque Di Grassi arranjou dinheiro com o PT (só assim pra ter mais que Eike)

Vagner Hundertmarck disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vagner Hundertmarck disse...

E dizem que vem tbm o Giedo Van Der Garden , com um caminhão de dinheiro p disputar vaga na willians !! Agora será que maldonado está mesmo garantido ????
Para mim a F1 comportaria fácil 14 equipes no grid , com tanta gente com dinheiro e vagas faltando , era só colocar a regra do 107% de fato , seria muito mais competitiva , tbm seria bom ter um teto orçamentário entre as equipes , queria ver quem é bom em construir um carro com poucos e limitados recursos , RBR , Ferrari e Mclarem andam na frente por terem muiiiiiitoooo $$$$$$$$$ p queimar . Até por este fato , não falo mal das novatas , que com esse abismo ainda conseguem um carro quase que competitivo , se tivessem e seus orçamentos mais a metade que as 3 grandes ganham , não tenho duvidas que fariam bonito .

Vagner Hundertmarck disse...

E a Caterham ?? senão me engano corria sem o Kers e chegou a estar quase no Ritmo da Willians , e não tem pilotos pagantes , sei não mas acredito ter mais capital próprio p queimar do que a Willians , Trulli e Kova para mim é uma dupla fraca , Kova nos tempos de Mclarem era fraco , e Trulli sempre foi , Eu se fosse Rubens , Petrov ou Sutil não dispensária um convite deles que estão crescendo a olhos vistos e ano que vem terão o Kers tambem . Acredito nesta equipe , assim como acreditei na RBR quando comprou a jaguar , sendo que aprendeu o caminho após comprar a Minardi hj Toro Rosso .