O lindo circuito de Yas Marina continua espetacular aos olhos e as câmera nos presentearam com belíssimas imagens, mas a verdade é que a pista continua chatíssima e os pegas que aconteceram se devem a famosa invenção do ano, a asa móvel-DRS. Vamos às corridas das equipes:
McLaren: Hamilton soube capitalizar a saída de Vettel da corrida para imprimir um ritmo forte e não se meter em nenhuma confusão. Ganhou com segurança e espero que tenha desencantado de sua fase turbulenta. Button, sem o KERS, fez o que pode, o que não foi pouco, ao manter-se à frente da temível Red Bull do não temível Webber.
Ferrari: Para variar, Alonso continua extraindo tudo do carro italiano ao menos sinal de que pode fazer algo com o equipamento, chegando num segundo lugar bem próximo ao primeiro. Massa fazia uma boa corrida, dando a entender que poderia chegar em quarto, mas aí rodou sozinho e chegou em mais um quinto lugar. Realmente ele não está conseguindo acompanhar a exuberância de Alonso. Quem sabe em casa a coisa melhore...
Red Bull: Sem sua estrela maior, fora da corrida por um intrigante furo de pneu na segunda curva, a Red Bull viu-se atrelada a Webber para conseguir algo, e como sabemos o australiano não vem tendo o mesmo desempenho de Vettel de modo que um 4º lugar foi tudo o que puderam ambicionar, na esperança de quem sabe, levá-lo à vice-liderança do campeonato em Interlagos, o que não parece viável ante seus resultados modestos.
Mercedes: Depois das 3 grandes, a Mercedes fecha o comboio. Rosberg chegou a tentar oferecer algum trabalho à Massa, mas não teve carro pra isso. Schumacher chegou atrás e só não chegou mais perto porque ficou sem combustível no final e veio poupando nas últimas voltas e chegou se arrastando.
Force Índia: Com seu forte desempenho - para uma equipe média - a Force Índia está solidamente instalada na 6ª colocação no campeonato de construtores. Sutil e Di Resta, com estratégias diferentes chegaram próximos nos resultados (ainda que não na pista.) Apesar da boa campanha Sutil pode sair da equipe em breve para dar lugar a Hulkenberg
Sauber: Depois de longo hiato, Kobayashi voltou a andar bem, não se enfrentar problemas e pontuou, dando à Sauber uma frágil mas valiosa vantagem de 1 pontinho sobre a Toro Rosso que os persegue de perto. Perez teve uma corrida "menos boa" e chegou logo atrás só não sendo ultrapassado por Barrichello por que não teve que abrir pra Webber na última volta.
Williams: Se alguém ainda duvida que Barrichello tem lenha para queimar na F1, que não tenha mais. Largando da última posição, ele chegou num ótimo 12º lugar tirando tudo do seu limitado carro e só não foi 11º por ter que abrir pra Webber nas últimas curvas, afastando-se de Perez por alguns metros a mais do que gostaria. Maldonado, que largou á frente do brasileiro, não teve um ritmo tão exuberante, arriscou uma tática de parada só, que poderia ter funcionado não tivesse ele desrespeitado uma bandeira azul (na verdade 2) e sido punido por isso. De qualquer maneira chegaria atrás de Barrichello, pois suas voltas não eram tudo isso.
Renault: Para uma equipe que almejava vencer esse ano, pontuar está parecendo uma meta mais realista. Petrov fez uma corrida burocrática e Bruno Senna pior um pouco, pois sofreu com uma estratégia de corrida bizarra, que o fez trocar de pneus logo na primeira volta, e depois ainda foi punido por segurar Button (?) e sofreu com o KERS. Uma pena para quem ainda não tem vaga assegurada para 2012.
Toro Rosso: Depois dos bons desempenhos na Índia e Coreia, Abu Dhabi não caiu bem aos carros da equipe Austro-Italiana. Alguersuari foi figurante a maior parte da corrida, apenas disputando posições inferiores e Buemi, que fazia o mesmo, abandonou por problemas no carro. Com isso viram a Sauber abrir 1 ponto no campeonato de construtores.
Lotus: Kovalainen mais uma vez mostrou que está motivado e fez seu carro figurar com certa desenvoltura no pelotão intermediário, mostrando que cada vez mais a Lotus está aprendendo o caminho dos trilhos. Trulli, por sua vez, teve problemas na largada e teve que recuperar posições para chegar atrás de seu companheiro, mas seus fracos resultados já colocam sua vaga na equipe em duvida para o ano que vem.
Virgin e Hispânia: Mais do mesmo: carros limitados e pouco confiáveis, resultados fracos e previsíveis.
McLaren: Hamilton soube capitalizar a saída de Vettel da corrida para imprimir um ritmo forte e não se meter em nenhuma confusão. Ganhou com segurança e espero que tenha desencantado de sua fase turbulenta. Button, sem o KERS, fez o que pode, o que não foi pouco, ao manter-se à frente da temível Red Bull do não temível Webber.
Ferrari: Para variar, Alonso continua extraindo tudo do carro italiano ao menos sinal de que pode fazer algo com o equipamento, chegando num segundo lugar bem próximo ao primeiro. Massa fazia uma boa corrida, dando a entender que poderia chegar em quarto, mas aí rodou sozinho e chegou em mais um quinto lugar. Realmente ele não está conseguindo acompanhar a exuberância de Alonso. Quem sabe em casa a coisa melhore...
Red Bull: Sem sua estrela maior, fora da corrida por um intrigante furo de pneu na segunda curva, a Red Bull viu-se atrelada a Webber para conseguir algo, e como sabemos o australiano não vem tendo o mesmo desempenho de Vettel de modo que um 4º lugar foi tudo o que puderam ambicionar, na esperança de quem sabe, levá-lo à vice-liderança do campeonato em Interlagos, o que não parece viável ante seus resultados modestos.
Mercedes: Depois das 3 grandes, a Mercedes fecha o comboio. Rosberg chegou a tentar oferecer algum trabalho à Massa, mas não teve carro pra isso. Schumacher chegou atrás e só não chegou mais perto porque ficou sem combustível no final e veio poupando nas últimas voltas e chegou se arrastando.
Force Índia: Com seu forte desempenho - para uma equipe média - a Force Índia está solidamente instalada na 6ª colocação no campeonato de construtores. Sutil e Di Resta, com estratégias diferentes chegaram próximos nos resultados (ainda que não na pista.) Apesar da boa campanha Sutil pode sair da equipe em breve para dar lugar a Hulkenberg
Sauber: Depois de longo hiato, Kobayashi voltou a andar bem, não se enfrentar problemas e pontuou, dando à Sauber uma frágil mas valiosa vantagem de 1 pontinho sobre a Toro Rosso que os persegue de perto. Perez teve uma corrida "menos boa" e chegou logo atrás só não sendo ultrapassado por Barrichello por que não teve que abrir pra Webber na última volta.
Williams: Se alguém ainda duvida que Barrichello tem lenha para queimar na F1, que não tenha mais. Largando da última posição, ele chegou num ótimo 12º lugar tirando tudo do seu limitado carro e só não foi 11º por ter que abrir pra Webber nas últimas curvas, afastando-se de Perez por alguns metros a mais do que gostaria. Maldonado, que largou á frente do brasileiro, não teve um ritmo tão exuberante, arriscou uma tática de parada só, que poderia ter funcionado não tivesse ele desrespeitado uma bandeira azul (na verdade 2) e sido punido por isso. De qualquer maneira chegaria atrás de Barrichello, pois suas voltas não eram tudo isso.
Renault: Para uma equipe que almejava vencer esse ano, pontuar está parecendo uma meta mais realista. Petrov fez uma corrida burocrática e Bruno Senna pior um pouco, pois sofreu com uma estratégia de corrida bizarra, que o fez trocar de pneus logo na primeira volta, e depois ainda foi punido por segurar Button (?) e sofreu com o KERS. Uma pena para quem ainda não tem vaga assegurada para 2012.
Toro Rosso: Depois dos bons desempenhos na Índia e Coreia, Abu Dhabi não caiu bem aos carros da equipe Austro-Italiana. Alguersuari foi figurante a maior parte da corrida, apenas disputando posições inferiores e Buemi, que fazia o mesmo, abandonou por problemas no carro. Com isso viram a Sauber abrir 1 ponto no campeonato de construtores.
Lotus: Kovalainen mais uma vez mostrou que está motivado e fez seu carro figurar com certa desenvoltura no pelotão intermediário, mostrando que cada vez mais a Lotus está aprendendo o caminho dos trilhos. Trulli, por sua vez, teve problemas na largada e teve que recuperar posições para chegar atrás de seu companheiro, mas seus fracos resultados já colocam sua vaga na equipe em duvida para o ano que vem.
Virgin e Hispânia: Mais do mesmo: carros limitados e pouco confiáveis, resultados fracos e previsíveis.
Pos | Nº | PILOTO | EQUIPE | VOLTAS | Dif. | Grid | Pts |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 3 | Lewis Hamilton | McLaren | 55 | Vencedor | 2 | 25 |
2 | 5 | Fernando Alonso | Ferrari | 55 | +8.4 seg | 5 | 18 |
3 | 4 | Jenson Button | McLaren | 55 | +25.8 seg | 3 | 15 |
4 | 2 | Mark Webber | Red Bull | 55 | +35.7 seg | 4 | 12 |
5 | 6 | Felipe Massa | Ferrari | 55 | +50.5 seg | 6 | 10 |
6 | 8 | Nico Rosberg | Mercedes | 55 | +52.3 seg | 7 | 8 |
7 | 7 | Michael Schumacher | Mercedes | 55 | +75.9 seg | 8 | 6 |
8 | 14 | Adrian Sutil | Force India | 55 | +77.1 seg | 9 | 4 |
9 | 15 | Paul di Resta | Force India | 55 | +100 seg | 10 | 2 |
10 | 16 | Kamui Kobayashi | Sauber | 54 | +1 volta | 16 | 1 |
11 | 17 | Sergio Perez | Sauber | 54 | +1 volta | 11 | |
12 | 11 | Rubens Barrichello | Williams | 54 | +1 volta | 23 | |
13 | 10 | Vitaly Petrov | Renault | 54 | +1 volta | 12 | |
14 | 12 | Pastor Maldonado | Williams | 54 | +1 volta | 24 | |
15 | 19 | Jaime Alguersuari | Toro Rosso | 54 | +1 volta | 15 | |
16 | 9 | Bruno Senna | Renault | 54 | +1 volta | 14 | |
17 | 20 | Heikki Kovalainen | Lotus | 54 | +1 volta | 17 | |
18 | 21 | Jarno Trulli | Lotus | 53 | +2 voltas | 18 | |
19 | 24 | Timo Glock | Virgin | 53 | +2 voltas | 19 | |
20 | 23 | Vitantonio Liuzzi | Hispânia | 53 | +2 voltas | 22 | |
Ret | 22 | Daniel Ricciardo | Hispânia | 48 | +7 voltas | 20 | |
Ret | 18 | Sebastien Buemi | Toro Rosso | 19 | +36 voltas | 13 | |
Ret | 25 | Jerome d’Ambrosio | Virgin | 18 | +37 voltas | 21 | |
Ret | 1 | Sebastian Vettel | Red Bull | 1 | +55 voltas | 1 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário