quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Massa vs Hamilton vs Alonso, comparação volta-à-volta

Abaixo você acompanha volta à volta o GP de Cingapura de Lewis Hamilton (5º) e Felipe Massa (9º). Olhando os tempos de volta dos pilotos duas coisas podem ser facilmente concluídas:

1ª - O carro da McLaren é melhor que o da Ferrari, permitindo ao inglês, em linhas gerais, ser mais rápido que o brasileiro.

2ª - Após a saída do Safety-Car Hamilton foi consistentemente mais veloz que Massa, justificando o porque dele, mesmo tendo caído para 19º após tocar no brasileiro, parar para trocar o bico e ser punido com o Drive-through, conseguiu terminar num bom 5º lugar enquanto o brasileiro perdeu mais tempo atrás de carros mais lentos (os mesmos carros que Hamilton passou com mais facilidade, indo lá pra frente passar os carros já não tão lentos de Mercedes e Force Índia).
Agora se compararmos as voltas de Massa com as de Fernando Alonso (abaixo), notaremos que o brasileiro até teve uma primeira parte de corrida razoável, com tempos de volta semelhantes, mas desde que perdeu as posições por conta do pneu furado por Hamilton não conseguiu mais acompanhar o ritmo do espanhol, em que pese o nada desprezível fato de Alonso, lá na frente, não ter perdido tanto tempo disputando posições com carros mais lentos (mas disputou com Webber e após uma parada de box, por exemplo, chegou a ficar preso atrás de Barrichello do pelotão mais lento).

Será que essa piora do ritmo de corrida do brasileiro ante ao do espanhol é reflexo de andar no meio do pelotão de carros mais lentos? Terá o tão discutido desânimo e menor combatividade dele nessa temporada influído também nesse momento? Creio que a é resposta pode ser sim para ambas as perguntas. Veja e opine:


5 comentários:

Rogerio Rocha disse...

O Felipe precisa melhorar a classificação, pois como ele larga bem, provavelmente conseguirá se manter na ponta em corridas com situações normais.

Claro que as RBRs e Maclarens estão melhores, mas ele consegue segurar bem os adversários. Já contra o Alonso, ultimamente está passando muito fácil, quem sabe ordens de equipe...

Anônimo disse...

Gostei da comparação. Bem detalhado.

CharlesSJ disse...

Inacio, veja se não tem uma de MSC x ROS também e HAM X BUT.

Obrigado!

Anônimo disse...

Engraçado, uma coisa tão útil para os leitores, o José Inácio não posta a fonte dos tempos de volta dos pilotos.
Como podemos confiar nessa informação, não sabemos se é confiável.

José Inácio Pilar disse...

Fonte: FIA - Federation Internationale de L’Automobile.