quarta-feira, 6 de julho de 2011

Equipe Renault perde "Renault" e será Cosworth

O jornalista Fábio Seixas, da Folha de S. Paulo deu o furo no seu blog, que abaixo reproduzo:

"Com o anúncio do contrato Williams-Renault, comentou-se por aí que a fábrica francesa forneceria motores para quatro equipes em 2012.
Errado. Este blogueiro apurou que serão três: Williams, Lotus e Red Bull.
A Lotus-Renault usará motores Cosworth a partir do ano que vem.
Perderá não só sobrenome mas a atenção especial que a Renault lhe devotava. Será o rompimento oficial da marca francesa da estrutura que carregou seu nome após a saída da Benetton da F-1.

A partir de 2012, toda essa atenção, com ares de parceria técnica mais sólida, estará voltada para a Williams."

(FONTE: Blog do Fábio Seixas )

Mas o mais interessante é: Qual será o nome da equipe ano que vem? Para mudar o nome da equipe ela precisará da aprovação de todas as equipes e a "Team Lotus" dificilmente vai aceitar um nome que tenha "Lotus".

Será que termos uma "Renault-Cosworth" como em 2010 na BMW Sauber Ferrari?

A outra opção é um registro novo junto a FIA, mas aí ela perderia todo o dinheiro de Bernie Ecclestone em relação aos direitos de imagem desse ano, pois no papel, é uma outra equipe e não tem porque receber dinheiro da que deixou de existir. Exatamente por isso a Sauber manteve o "BMW" no nome em 2010.

Além disso, como equipe mesmo, ela perderá o prestígio do nome e a maior qualidade dos motores franceses. reforçando cada vez mais que trata-se de uma equipe em crise e em início de decadência e não ascensão como chegou-se a acreditar bem no início do ano. Isso para não falar nos constantes rumores de falta de dinheiro que circulam pelos paddocks...

Outra questão: Robert Kubica, se puder voltar a F1, dificilmente terá nessa equipe um equipamento realmente competitivo e, mais uma vez reitero, SE voltar, poderá ser coadjuvante a bordo dela, de modo que poderá procurar outra equipe (lembre que ele não tem contrato com ninguém para 2012).

Também é importante notar que Bruno Senna tem contrato com a equipe Renault, essa equipe que vai perder os motores e terá de mudar de nome, não a fábrica francesa que agora se despede rumo à Williams.

Vamos aguardar a confirmação.

7 comentários:

Zé Henrique disse...

Boa tarde Inácio

Vale ressaltar que na Indy, a partir do ano que vem, existirão os motores turbo da Lotus, que serão feitos sobre a plataforma da Cosworth. Será que aí não está o surgimento deste motor "Lotus" na Fórmula 1 também?

A questão é, seria esse motor ajustado pela própria Lotus Cars, que sua expertise e dinheiro da Proton, poderiam torná-lo competitivo?

José Inácio Pilar disse...

A lotus cars usa na maioria de seus modleos de rua motores comprados de outras montadoras grandes. Eles estão desenvolvendo seus primeiros motores de rua e pondo em seus modelos só mais recentemente.

Além disso com o congelamento dos motores na F1 eles usarão até o fim de 2013 os mesmíssimos modelos que a Williams agora abandona.

Mas essa parceira com a Cosworth na F-Indy pode indicar sim uma razão a mais para a união dos 2, se ela for confirmada, mas no cronômetro e no marketing não creio ser benéfico para equipe.

A ver...

Rodrigo Ferreira - Arquitetura disse...

E se a Lotus Automóveis se associar à Cosworth? Poderemos ter um motor Lotus!!!!!!!!! Aí é que embola tudo!

José Inácio Pilar disse...

É uma possibilidade plausível para os novos 1.6 V6 em 2014. Até lá eles podem no máximo rebatizar o motor deles (se a Cosworth permitir), mas será esse aí mesmo.

Fernando Antunes disse...

Sei que é meio impossível, mas as duas lotus deveriam se unir e formar uma equipe forte.

Mas concordo contigo, zé. Acho que é o início da decadência...

Anônimo disse...

To achando que este furo ta furado.

Pelo o que entendi ficou em aberto qual das lotus perderá o motor.

A renault não iria preterir uma equipe mediana a uma equipe que sequer consegue treinar.

José Inácio Pilar disse...

como eu disse no final, "Vamos aguardar a confirmação".

E ela nunca veio...