quarta-feira, 1 de junho de 2011

Hamilton e seu "descontrole"

Como todos que assitiram a Formula 1 em Mônaco viram, Lewis Hamilton deu após a corrida uma entrevista bastante contundente onde, em dito tom de brincadeira, dizia à reporter que nas últimas 6 corridas fora punido 5 vezes, possivelmente por ser negro, e que é perseguido como Ayrton Senna fora (por Balestre) em 1989. Desde então muita celeuma foi criada em cima disso.
 
Acho sim que o piloto errou ao fazer essa declaração, pois não vejo o componente racismo permeando nenhuma das decisões onde ele estava envolvido. O que fica claro entretanto que Hamilton parece mal orientado em sua carreira. Sem um empresário, que às vezes acaba funcionando como um terapeuta e relações públicas do piloto (e ele tem seu RP), Hamilton acaba falando mais do que deve e, pior, alimentando em sua cabeça pensamentos persecutórios equivocados.
 
Acho sim que ele é um grande piloto, arrojado, ousado e não gostaria de vê-lo mudar isso, mas ele precisa sim ser mais prudente, pois as duas ultrapassagens que ele fez, acima em Felipe Massa (que ao meu ver depois bateu sozinho, pois sua asa dianteira, ao contrário do que declarou após o GP, não foi tocada em momento algum por Hamilton, como justificou) e em cima de Pastor Maldonado no fim da corrida foram realmente muito otimistas, sobretudo a segunda.
 
Hamilton tem que parar de se enxergar como grande vítima do mundo pois não é. Um piloto ousado as vezes desagrada sim, seus rivais batidos, mas não me parece ser esse o caso de Hamilton. Vamos esperar que após a retratação com Massa, Maldonado e os comissários esportivos da FIA, Hamilton receba da McLaren uma atenção para o seu lado humano, até para se fortalecer ainda mais como piloto, pois se continuar vendo "inimigos" onde não ha, seu foco nas pistas pode ser perigosamente desviado fazendo-o perder a paixão pelas corridas e aí inequivocamente os estragos serão bem maiores e para todos: piloto, equipe, categoria e público.
 

12 comentários:

Nick Mason disse...

José, no caso do toque com o Massa, o Massa tinha dito que com o toque do Hamilton, ele também tocou no Webber, o que fez perder parte da asa dianteira e vindo a perder pressão aerodinâmica dentro d túnel.
Apesar de eu não gostar do Hamilton por ter muita soberba, acho que ele está certo dessa vez, porque eles são pilotos participando de uma competição e como disse o Senna na célebre resposta ao Jack Stewart; eles como pilotos correm risco o tempo todo e correm pra tentar ser o melhor ali dentro.

Anônimo disse...

Eu acho que estão exagerando um pouco.

Vamos falar sobre a parte que dizem sobre racismo.

Na entrevista, perguntam o porque ele acha que estão punindo, e ele diz:

"Talvez seja porque eu sou negro. Isso é o que o Ali G diz. Sei lá", dá risada, e cita o Ali G.

Quem é o Ali G ? Ali G é um humorista do Reino Unido, o mesmo que criou o personagem do Borat.

O personagem é um idiota metido a Gangsta que só fala besteira e entrevista os outros fazendo perguntas idiotas, em uma entrevista, um entrevistado é grosseiro com ele e ele pergunta algo como, "Porquê você está me tratando assim, é porque eu sou negro ?"

Foi essa mesma piada que Hamilton fez.

FOI UMA PIADA

Um vídeo do Ali G

http://www.youtube.com/watch?v=ylIuAJ5aldc

Um vídeo dele perguntando para o entrevistado se era porque ele era negro.

http://www.youtube.com/watch?v=JRGC-5LjJ2M

Anônimo disse...

Vamos falar um pouco agora da postura do Hamilton.

As pessoas precisam decidir o quequerem, reclamam da falta de uktrapassagens e da falta de arrojo na categoria, e quando tempos pilotos que fazem isso, acontece o quê ? Reclamações.

Schumacher passou no ponto em que Hamilton forçou, e passou, Hamilton passou Schumacher no mesmo ponto que o Maldonado, o Hamilton forçou mas os outros não deixaram espaço, isso nã é defender, Hamilton já tinha colocado o carro de lado em ambas as situações.

E Massa em Fujo 2008 que para ultrapassar o Hamilton fez um desastre ?

http://www.youtube.com/watch?v=Nl5aMMRgTEk

Massa e Maldonado fecharam a porta com o carro do Hamilton do lado.

Jayme disse...

Longe de mim querer defender o Massa. Mas, dessa vez o texto peca com ele, já que Felipe disse que foi tocado por Hamilton e, por isso, tocou o bico de sua Ferrari em Webber, o que acabou danificando seu bólido, fazendo com que ele perdesse pressão aerodinâmica dentro do túnel.

Andre Senna disse...

Exatamente, fecharam a porta com hamilton do lado já.

Lembram do que disse Senna em 90,algo assim, ele (prost) sabia que que se desse aquele espaço eu iria colocar o carro.

Foi o que hamilton fez, deu espaço e pau.

Pra não dá espaço só andando como senna fez com mansel, andando atravessado na pista, fora do traçado, e isso eles não sabem, são "burros" e "ridiculos", kkk

Anônimo disse...

Bom alguém entendeu que Hamilton fez uma piada ufaaa.

Parem o vídeo em 7 segundos vejam a posição dos carros no traçado. Webber mergulhando mais a frente pelo traçado e o espertão do Massa com o olho esquerdo cego dele depois da mola e com a ideia que Ham é desaforado inventou de sair do traçado e fechar porta depois que Ham já tava com carro solto mergulhando. Porque você não se manteve no traçado Massa? Ham fez isso quando MSC passou ele no mesmo lugar!! Ahhh tava defendendo a posição...não sei o que...caixa de fósforo....ENTÃO NÃO RECLAME DO TOQUEEEEEEEEE RAPAZ!!!!! FICASSE EM SUA LINHA E FOSSE PRA CIMA NO FINAL DO TUNEL VC NÃO É AGRESSIVO? OU PORQUE NA HORA DO TOQUE VOCÊ NÃO RECOLHEU COMO ROS FEZ QUANDO TOMOU DE MSC????
NADA CONTRA O MASSA!!

AGORA O SENHOR PASTOR DE OVELHAS!!

VOCÊ COM ESSA .............. DESSA WILLIAMS LENTA QUE SÓ O ............... FICA NA FRENTE ATRAPALHANDO UM FOGUETE ATRÁS! COMO ANDRE DISSE PORQUE NÃO ATRAVESSA ESSE ............. DESSE CARRO NA PISTA E ACABA COM OS ESPAÇO PRA HAM MERGULHAR???? VAI PRA ESQUERDA LARGA ESPAÇO O CARA MERGULHA E VOCÊ ACHA RUIM????
VOCÊ ACHA QUE É CORRIDA DE CARROÇA É??? CAMPEÃO NÃO PODE PERDER TEMPO ATRÁS DE CARROÇA NÃO!!! SE COULTHARD SABICHÃO CRITICOU HAM POR ISSO É PORQUE ELE FICOU ATRÁS DE BERNOLDI EM 14º ESPERANDO O MUNDO ACABAR PRA ELE PASSAR, D. COULH É CAMPEÃO DE QUE?? TOCADA DE CAMPEÃO É AGRESSIVA E NÃO PERDE TEMPO ATRÁS DE CARROÇA PASSA LOGO, SE NÃO QUISER SER ULTRAPASSADO NÃO DEIXA A DIREITA LIVRE SEU CEGUETA!!

André Senna disse...

sem palavras...kkk

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk se continuarem a massacrar HAM pelas manobras acho melhor criar um sistema além da DRS e KERS pra ultrapassar é o Radio Ultrapassagem, na hora que o piloto for ultrapassar ele entra em contato com piloto da frente e pede....se ele deixar tudo bem se não fica atrás mesmo...para não arriscar é claro...perigoso matar o piloto, um fiscal etc e em MOnaco tem que combinar tudo antes...É o seguinte aqui é Monte Carlo, a corrida é no sábado então façam seus tempos e domingo nada de ninguém querer ultrapassar porque a pista não permite, é perigoso!! ahh menos que seja uma ultrapassagem limpa...ou seja...dá pra fazer deixa eu ver...bom em todas as curvas basta que o da frente tome bandeira azul e tudo resolvido!

ivansc disse...

No video Massa tenta evitar de bater no Webber e o Hamilton , vê passagem onde não tem, dificil passar 2 carros imagina 3. depois Hamilton empurra o Massa e o mesmo bate no Webber.

Não tem justificativa o Lewis

Anônimo disse...

Tá tendo aulas com o Galvão Bueno, José Inácio?
Show de besteiras na TV, show de besteiras nos blogs de papagaios-de-pirata por aí...
Ridículo.

José Inácio Pilar disse...

Obrigado, querido anônimo!

Acho que A ultrapassagem de Hamilton foi ousada sim, mas Massa bateu no tunel por um equivoco seu (seja batendo na traseira do Webber e danificando o bico - que Hamilton não enconstou - seja andando na sujeira), e não vi o Galvão falando isso, aliás, bem ao contrário...

Onde está a papagaíce de pirata?

Quanto às besteiras, elas temperam a vida de todos, mas nem todos assumem... Eu assumo, meu programa tem humor mesmo.

Abs!

ivansc disse...

José vou discorda em um ponto.Hamilton Empurrou o Massa pra Cima do Webber se o dano fez o Massa se perder no tunel, é outra história.Ele é ousado mas em Mônaco até a ousadia tem que ser calculada