Segundo pesquisa feita pelo jornalista Chrisitan Sylt (que publica todos os anos o caríssimo livro Formula Money com o balanço financeiro de todas as equipes de F1) ao jornal inglês Express com base num estudo da Dun&Bradstreet F1 Paydex, apesar de ser a equipe que mais ganha com patrocinadores, a Ferrari é uma das equipes que mais atrasa os pagamentos dos seus fornecedores, honrando suas dívidas somente depois de uma média de 19 dias de inadimplência.
O índice de atraso, entretanto é liderado pela Lotus de Tony Fernandes, que tem demorando cerca de 20 dias para ficar quite com suas obrigações, seguido pelos italianos de Maranello e depois pela McLaren. A prática de atrasar os pagamentos no mundo da F1 é antiga, e não serve muito de termômetro para indicar a saúde financeira de uma equipe bem como sua organização interna. Maior prova disso é o próprio caso da Ferrari, que é a equipe que tem o maior orçamento de patrocinadores no grid, 220 milhões de dólares, conta com o apoio financeiro da Fiat por trás e que no entanto está muito mais atrasada por exemplo do que a independente Williams, cujo orçamento todos sabem ser bastante restrito depois da perda de vários patrocinadores de peso no ano passado. Além disso a Sauber, outra equipe não conta com a estabilidade financeira de nenhuma montadora ou bilionário por trás está pagando suas contas em média 17 dias antes do prazo, isso é, adiantado.
Veja o índice médio de velocidade com que as equipes pagam suas contas:
EQUIPE NUMERO DE DIAS DE ATRASO APÓS O VENCIMENTO DA CONTA
(entre Novembro de 2010 e Março de 2011)
Lotus 20
Ferrari 19
McLaren 17
Mercedes 15
Renault 14
Force-Índia 12
Virgin 8
Williams 3
Red Bull 1
Toro Rosso 0
Sauber -17
Hispânia desconhecido
O índice de atraso, entretanto é liderado pela Lotus de Tony Fernandes, que tem demorando cerca de 20 dias para ficar quite com suas obrigações, seguido pelos italianos de Maranello e depois pela McLaren. A prática de atrasar os pagamentos no mundo da F1 é antiga, e não serve muito de termômetro para indicar a saúde financeira de uma equipe bem como sua organização interna. Maior prova disso é o próprio caso da Ferrari, que é a equipe que tem o maior orçamento de patrocinadores no grid, 220 milhões de dólares, conta com o apoio financeiro da Fiat por trás e que no entanto está muito mais atrasada por exemplo do que a independente Williams, cujo orçamento todos sabem ser bastante restrito depois da perda de vários patrocinadores de peso no ano passado. Além disso a Sauber, outra equipe não conta com a estabilidade financeira de nenhuma montadora ou bilionário por trás está pagando suas contas em média 17 dias antes do prazo, isso é, adiantado.
Veja o índice médio de velocidade com que as equipes pagam suas contas:
EQUIPE NUMERO DE DIAS DE ATRASO APÓS O VENCIMENTO DA CONTA
(entre Novembro de 2010 e Março de 2011)
Lotus 20
Ferrari 19
McLaren 17
Mercedes 15
Renault 14
Force-Índia 12
Virgin 8
Williams 3
Red Bull 1
Toro Rosso 0
Sauber -17
Hispânia desconhecido
Nenhum comentário:
Postar um comentário