sexta-feira, 25 de março de 2011

Os segredos da McLaren

Depois de liderar o segundo treino livre em Melbourne, muito se falou sobre a McLaren. Terão eles encontrado o "caminho das pedras" para fazer o carro rápido? Terá o anunciado novo pacote aerodinâmico funcionado tão bem assim? O que mudou no carro para justificar esse aparente salto de qualidade?
Se não sabemos o que mudou internamente no carro, externamente sabemos com base nas fotos acima que externamente  houve o acréscimo de duas pequenas aletas atrás dos retrovisores, provavelmente para melhorar o fluxo de ar para a traseira do carro e uma nova asa dianteira, com elementos verticais externos redesenhados .

Atrás do carro o foco foi nos escapamentos, a grande "coqueluche" entre os projetistas nesse ano. Eles mudaram, ficando parecidos com os desenhos usados por Red Bull e Ferrari, como vemos nas fotos abaixo, direcionando o ar para as laterais superiores do difusor traseiro, para que o fluxo de ar deles aproveitem as pequenas asas montadas na base das rodas motrizes.

Clique nas imagens para ampliá-las
 

3 comentários:

Rafael Oliveira disse...

Pra mim a Mclaren escondeu jogo o tempo todo e nao tem nada de tao melhor no carro. Eu já venho falando que eles sao rápidos a um bom tempo, só nao sei se o suficiente para baterem a RBR.

Anônimo disse...

Se olhar bem o desenho do carro lembra os antigos carro-asa.

o que a mclarem conseguiu foi abaixar o centro de gravidade ainda mais, pois o ar que passa do lado do radiador força o carro para baixo muito mais do que os outros.

Charlão disse...

Mas esses penduricalhos aerodinâmicos não haviam sido proibidos? Como a McLarem conseguiu passar por cima do regulamento?