Se no início dos testes a McLaren estava testando apenas seu carro equipado com os escapamentos tradicionais, terminando no difusor traseiro como mostrei AQUI, agora a situação mudou um pouco. Além do sistema tradicional a equipe inglesa passou a testar também um novo modelo de escapamento já baseado no conceito criado pela Renault, isto é, com a saída do escape em algum ponto mais a frente nas laterais do carro. Essas saídas entretanto ainda não foram identificada em fotografias, mas a curva que os canos de escapamento fazem dentro do carro no fim das laterais da carenagem traseira já (foto 1), como vemos acima.
Trata-se evidentemente de uma solução provisória, pois essa curva no fim do carro só os faz alongar a distância que os gases tem que percorrer para sair do carro, o que pode acarretar em uma pequena perda de potência. Numa provável evolução do projeto da McLaren, todo o sistema de escapamento deverá ser replanejado para, à exemplo da Renault (foto 2), encurtar esse trajeto entre o bloco do motor e o orifícios de saída, otimizando seu funcionamento. Clique nas imagens para ampliá-las!
Trata-se evidentemente de uma solução provisória, pois essa curva no fim do carro só os faz alongar a distância que os gases tem que percorrer para sair do carro, o que pode acarretar em uma pequena perda de potência. Numa provável evolução do projeto da McLaren, todo o sistema de escapamento deverá ser replanejado para, à exemplo da Renault (foto 2), encurtar esse trajeto entre o bloco do motor e o orifícios de saída, otimizando seu funcionamento. Clique nas imagens para ampliá-las!
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