Esse é o novíssimo Renault R31, que apesar do patrocinador principal se chamar Lotus, continuará sendo chamada por mim de Renault, já que é assim que está registrada na FIA e ninguém chama uma equipe pelo nome do seu patrocinador (você chama a McLaren de "Vodafone"?). A maior novidade é que além de Kubica e Petrov como titulares, Bruno Senna e Romain Grosjean dividirão o posto de "3º piloto". Já o Chinês Ho-Pin Tung, o Checo Jan Charouz, e o Malaio Fairuz Fauzy também terão participação nessa na equipe como "pilotos reserva".
Sobre o carro em si tendo como base o que as poucas imagens permitem deduzir (cobriram o carro logo em seguida e o levaram de lá) e no que "ouvimos" de quem o viu pessoalmente agora a pouco é que o bico do carro é mais alto e delgado que o do ano passado, seguindo a tendência de Ferrari, Mercedes, Sauber e Lotus de se basearem no desenho da Red Bull.
Outro ponto a se observar (ou não)é o escapamento invisível, que causou grande reboliço entre os presentes e o que se cogita é que os gases do escape teriam sido redirecionados para a frente do chassis, perto do início do assoalho/entradas de ar, de modo a dar mais pressão aerodinâmica (downforce) ao carro.
Além disso nota-se que a suspensão traseira é do tipo "pullrod" como os da Red Bull, e sabe-se que o KERS e fornecido pela Magnetti Marelli, sendo que suas baterias se localizam sob o tanque de combustível atrás do banco do piloto.
Mas não adianta: Sobre esse carro, o escapamento será o tema central das discussões na Espanha. A ver.
Clique nas imagens para ampliá-las:
Sobre o carro em si tendo como base o que as poucas imagens permitem deduzir (cobriram o carro logo em seguida e o levaram de lá) e no que "ouvimos" de quem o viu pessoalmente agora a pouco é que o bico do carro é mais alto e delgado que o do ano passado, seguindo a tendência de Ferrari, Mercedes, Sauber e Lotus de se basearem no desenho da Red Bull.
Outro ponto a se observar (ou não)é o escapamento invisível, que causou grande reboliço entre os presentes e o que se cogita é que os gases do escape teriam sido redirecionados para a frente do chassis, perto do início do assoalho/entradas de ar, de modo a dar mais pressão aerodinâmica (downforce) ao carro.
Além disso nota-se que a suspensão traseira é do tipo "pullrod" como os da Red Bull, e sabe-se que o KERS e fornecido pela Magnetti Marelli, sendo que suas baterias se localizam sob o tanque de combustível atrás do banco do piloto.
Mas não adianta: Sobre esse carro, o escapamento será o tema central das discussões na Espanha. A ver.
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3 comentários:
José, voce conseguiu alguma nota sobre a influencia do9s capacacetes da Renualt no ganho aerodinamico ?
ABS
Nada ainda, mas reparei que o novo capacete do Bruno Senna tem o mesmo desenho do modelo em escala, naquela parte da frente sob a viseira.
Beleza. Se conseguir informações (fotos) desse capacete, acho que seria bom para ilustrar e podermos palpitar sobre a influencia disso no desempenho final. Abraço
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