segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Force-Índia bate o martelo, resta ser reserva

Leio que o Jornal suíço "Blick" cravou Adrian Sutil e Paul di Resta como sendo os pilotos titulares da Force-Índia esse ano. Será um "line up" 50% Alemão 50% Escocês para a escuderia Indiana. Aparentemente conseguiram se livrar do contrato que Liuzzi teria garantindo assento esse ano. Sutil ficar já era até previsível, pois ele tem 3 temporadas de experiência, é rápido e trás 2 milhões no bolso.

A outra vaga entretanto era disputada pelo trio Ítalo-Germânico-Escocês: O italiano Vitantonio Liuzzi, que tinha contrato válido para esse ano e mostrou-se um grande piloto nas categorias de base mas que nunca realmente confirmou isso na F1 e pelos alemães Nico Hulkenberg, promessa alemã que depois de uma estreia fraca reagiu e teve um bom primeiro ano na Williams mas foi dispensado em favor do talento de "Pa$tor" Maldonado e Paul di Resta, atual e rápido piloto de testes da equipe e protegido da Mercedes, por quem foi campeão da DTM em 2010.

Ao que tudo indica a Force-Índia escolheu di Resta com base em seu potencial e no desconto que obteriam nos pagamentos pelos motores Mercedes-Benz com que correm. Esse desconto pode ter sido bem vindo, por exemplo, para pagar a multa contratual do italiano.

Mas o que mais me chama atenção é que Hulkenberg seria o piloto reserva da equipe. O rápido Hulk mero piloto reserva? E de uma equipe média? Hum... Isso reforça como as coisas estão feias para pilotos sem dinheiro na F1. Isso também serve para mostrar como a luta silenciosa de vários pilotos como Lucas di Grassi e Bruno Senna para conseguir uma simples vaga de piloto reserva numa equipe boa é mais encarniçada do que muitos pensam, mesmo estando essa função praticamente sem uso e com pouco futuro na F1 sem testes da atualidade.

2 comentários:

Tomás Motta disse...

Di Resta é escocês.

José Inácio Pilar disse...

Sim, eu sei, o lapso está sanado! Grazie!