sexta-feira, 30 de julho de 2010

A asa flexível da Red-Bull - a prova

Eis aqui duas imagens que comprovam a reclamação das outras equipes contra a Red Bull. As imagens abaixo retiradas de dois momentos do mesmo carro na mesma reta não deixam dúvidas que, no começo da reta ainda em baixa velocidade, a posição da asa é uma (1), mais para cima, e no fim da reta, em alta velocidade ela é outra, mais pra baixo (2) aumentando a sua eficiência aerodinâmica. Veja as imagens e comente: (Clique na imagem para ampliá-la)

 

9 comentários:

Anônimo disse...

Caraca... tomara que tenha punição... bando de safados!!
Bruno Saranz

Marcelo-Tech49 disse...

Pois é mas as pessoas só ligam quando é a Ferrari quem faz trambicagens, no GP da Espanha de 2007 existe um vídeo no tube onde mostra a Mclaren do Alonso com asa flexível e ninguém fez nada! É como eu digo sempre, Schumacher sabe como se joga o jogo, dança conforme a música. Se o Prost jogou o carro no Senna, e vice-versa! O Schumacher também esta no seu direito de fazer o mesmo, cada vez que estas trapaças e jogos de equipes aparecem na F1, mais eu dou razão para o Schumacher, sua moral esta salva! E se for analisar, sem Schumacher na pista, os casos mais escândalosos que ocorreram na Formula 1 foram em 2007 com o escândalo de espionagem da Mclaren e o da Renault em Singapura 2008 envolvendo Nelsinho Piquet e sabem porque? Eles fizeram a jogada suja escondida, pelo menos o Schumacher fez tudo ao vivo para o mundo todo julgar, mas se ele esta errado então todos desde 1950 estão e foram vários os casos de trapaças entre 2007 e 2010, o que dizer do zigui-zague de Hamilton no retão impedindo a ultrapasagem do Petrov? E o Kubica que cortou a fila para levar vantagem em certo treino de classificação? Tem mil coisas assim desde 1950 na F1, agora o Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, disse que até John Surtees e Niki Lauda foram beneficiados no passado! Até vc Lauda? Curioso porque Lauda disse que o GP da Alemanha foi uma vergonha! Quanta hipocrisia!

Marcelo-Tech49 disse...

No GP da ALE em 09 o Kovalainen quase parou o carro para Hamilton passar, foi na cara dura como Massa e Alonso, naquele momento Lewis era quinto e marcou 1 pontinho a mais, curioso que esse pontinho fez a diferença no final do ano, Hamilton foi campeão com apenas 1 ponto a mais que Massa! Esses detalhes ninguém lembra, mas faz grande diferença! Lewis venceu esse GP, mas se Kovalainen brigasse pela posição daria tempo para Lewis vencer a prova? Poderia chegar em segundo e teriam dois pontos a menos e Massa seria campeão com 1 ponto de vantagem! Nessa corrida a Mclaren errou na estratégia de Lewis perdeu várias posições, depois veio a ordem para Kova facilitar a vida do inglês, isso não é jogo de equipe? Detalhe o GP da ALE era apenas o décimo da temporada!

Marcelo-Tech49 disse...

E o Rubinho com aquele papo furado: "Se eu tiver que ser mau para ser campeão, melhor então não ser" o Rubinho não nasceu para ser campeão na Formula .Mas e o Senna era bonzinho?

Deixou a Tolemam na mão e fechou contrato com a Lotus(furiosa a Toleman até o proibiu de correr o GP de Monza/84).

Senna também impediu a entrada de D.Warwick na Lotus, queria atenção da equipe só pra ele, foi assim em 85/86/87 Senna escolhia seus companheiros na equipe, só teve companheiros fraquissimos na Lotus(Na Mclaren o Andretti era uma piada, o Berger o mais capacho de todos que passou na F1, o D.Hill nem existia na equipe Williams).



E a trapaça de Senna nos treinos para o GP de MON/85 para segurar a pole? E no GP AUS/87 que Senna foi desclassificado com freios irregulares, isso não é trapaça? E o caso IMO/89 onde quebrou o acordo de homem para homem com Prost e levou vantagem na primeira volta e venceu a prova, isso não é trapaça? E o GP BRA/88 onde Senna foi desclassificado por ter pego carro reserva quando não era mais autorizado, isso não é trapaça?


E o GP do JPN/89 onde cortou a chicane, se esta no regulamento que não podia cortar a chicane então violou as regras! E o GP JPN/90 jogando o carro em cima do Prost, isso não é trapaça? Fora as várias agressões físicas que o pavil-curto Senna se envolveu no mundo da F1. Deu soco na cara de jornalista, tem outro caso em vídeo no tube onde mostra o Senna estupidamente afastando com o braço outro jornalista só porque ele queria saber o que ele falava com Schumacher sobre batida entre eles no GP da FRA 92, em outro vídeo mostra ele chutando um fãn do Mansell quando pegava uma carona no carro do inglês. Foi mal educado com uma tradutora, teve outra jornalista que disse que também foi ignorada por Senna, mas o que deixou ela indgnada foi que minutos depois Senna abriu o sorriso ao ver que a câmera da Globo o entrevistando!

Pegou piloto argentino de categoria de base pelo pescoço! Deu murro na cara de piloto novato Irvine, agrediu fiscais de pista em 87 foi até multado em 10 mil dólares um valor alto na época. Pegou mêcanico da Mclaren pelo colarinho, fora a tentativa muito baixa de tentar prejudicar o emprego do R.Leme na Globo. Se o Senna não era mau então as coisas nesse mundo se inverteram mesmo.


E teve quele caso do Senna e Galvão infrigindo as leis de trânsito fora do Brasil, estavam brincando de carrinho bate-bate! A empresa proprietária dos veículos não gostou nada da brincadeira e Senna teve que pagar o prejuízo na hora! Grana não era problema, mas isso é exemplo de esportista? Como já dizia o Galvão: "ISSO É MUITO FEITO." AS VIÚVAS QUEREM A MORTE QUANDO APARECE A LISTA NEGRA DA CARREIRA DO HERÓI...mas essas coisas realmente aconteceram e a T.A.S tem que ENGOLIR! E o Galvão ainda quer questionar a ética da Ferrari, de pilotos como Schumacher/Alonso/Raikkonen entre outros na Formula 1, quanta hipocrisia!

Quando apareceu o caso de trabalho escravo em uma das fazendas da família Senna 99% dos jornalistas ficaram MUDOS, raro foram os jornalistas que divulgaram a notícia, quando o nome Senna esta envolvido em escândalos a coisa sempre é ou era ABAFADA!

Marcelo-Tech49 disse...

Esqueci de parabenizar pela bela matéria!!! Pra mim vc deu um FURO de reportagem, não vi nada na net hoje sobre essa asa da RBR, fiquei a manhã toda em sites de F1 e não vi nada sobre isso. Parabéns!

Marcelo-Tech49 disse...

Agora o que vai ter de nego em casa gravando as corridas e checando as asas como nessas fotos, vai ser uma festa! A idéia foi ótima! Eu ainda gravo as corridas em vhs, fica com imagem 100%, a gente olha o carro na reta, mas nem sempre prestamos atenção! Curioso que eu vi isso se não me engano nos carros da BrawnGP, lembro que caia mais para um lado, mas nem me liguei que podia ser armação, acho que pensei que foi um toque de corrida, mas agora lembro que foram algumas vezes! Só não tenho a certeza se eram os carros da BrawnGP.

Anderson Nascimento disse...

Uma mudança pequena, mas importante. E ao invés de reclamar é preferível que se copie.

Luiz disse...

Mas era realmente esse o efeito pretendido: que a asa só abaixe depois de uma certa velocidade, para o ganho de downforce.

Rob disse...

Não sei se está mesmo flexivel. Os pontos onde foram tirados as imagens são fiderentes, as asas podem estar mais baixas por causa da ondulação. Na hora que tirou o print a asas poderiam estar pra baixo por causa do balanço da asa. Tenho as câmeras onBoard aqui e não vi nada.