Felipe Massa passa por um momento desafiador em sua carreira. Não um momento difícil. Difícil talvez para a torcida brasileira, que é bipolar e exige apenas vitórias de seus ídolos.
Os dois carros da Ferrari esse ano tem sofrido com problemas para obter o melhor rendimento e aquecer alguns tipos específicos de pneus, e entre os dois pilotos da equipe, Felipe Massa tem sido o maior desfavorecido. Porque?
O brasileiro é mais lento? O brasileiro entregou os pontos? O brasileiro sentiu o golpe? Nada disso. Segundo declarações do próprio Felipe Massa, isso ocorre especialmente com ele devido ao seu estilo de pilotagem, que tem como característica a agressividade nas saídas de curva, mas o contorno delas é mais suave, poupando pneus e o câmbio, fatores que são importantes na durabilidade do equipamento mas que poderiam justificar uma maior demora no aquecimento dos pneus, uma vez que eles seriam menos maltratados.
Isso não é ruim, é bom. Essa condução de Massa pode lhe possibilitar stints mais longos com um mesmo tipo de pneus, basta que a Ferrari consiga corrigir o problema que é do carro e que (como já disse) afeta os seus dois pilotos.
Nesse sentido, o GP da Turquia pode significar uma nova fase para a equipe italiana, pois eles prometem estrear lá várias novidades aerodinâmicas e talvez mecânicas para reduzir essa questão do rendimento dos pneus e tentar reduzir a diferença para as Red Bull, e a reboque disso, Felipe Massa poderá ter um equipamento que lhe permita reduzir a diferença que Alonso tem sobre ele na tabela do campeonato, e isso numa pista que conhece muito bem e tem três vitórias nos últimos 4 anos. Numa corrida normal aqui onde o resultado na pista seja superior ao de Alonso pode lhe dar a dose extra de confiança para iniciar uma nova fase nessa disputa interna e, num único movimento, enterrar de uma vez por todas as especulações acerca de sua improvável substituição na equipe para o ano que vem. (clique nas fotos para ampliá-las)
Um comentário:
parabéns pelo blog, mano. Muito bom mesmo. E quanto a postada sobre Massa, acho que se realmente isso se concretizar, será excepcional, tanto para a Ferrari como para o Massa.
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