quarta-feira, 5 de maio de 2010

As novidades das equipes para Barcelona

A próxima etapa da F-1 marca o retorno da categoria ao território europeu, e o que isso representa? Por ser logisticamente perto da maioria das fabricas e, sobretudo, por ocorrer após um longo lapso de 3 semanas da última corrida, a maioria teve tempo de implantar modificações em seus carros para ganhar maior velocidade. Ok, teve o tal vulcão Eyjafjallajokull que atrasou o planejamento de muitas equipes, mas ainda assim elas levarão senão todos, pelo menos algumas das atualizações para Barcelona e deixando as restantes para o decorrer das próximas etapas (Mônaco e Turquia). Depois disso, claro, as equipes ainda deverão implantar mais modificações e atualizações de seus pacotes aerodinâmicos e mecânicos, mas não tão profundamente quanto agora.

Segundo apurei nas entrevistas dos pilotos e dirigentes da equipes na imprensa internacional, essas serão as principais modificações a serem implantadas nas próxima etapa pelas equipes:

Red-Bull - pequena revisão de peças aerodinâmicas, testarão o duto frontal, que pode não ser usado em corrida já em Barcelona

Mercedes
- Chassis aerodinâmicamente revisado e ampliado (maior entre-eixos) para corrigir tendência do carro sair de frente nas curvas, o que estaria prejudicando sobretudo Schumacher. Duto frontal (ou semelhante) pode ser testado.

Mclaren - Nova asa dianteira e traseira e assoalho revisado

Ferrari - Atualizações aerodinâmicas. Testarão o duto frontal completo na sexta. motor atualizado para corrigir problemas de quebras.

Williams
- Nova asa dianteira, novo desenho das entradas de ar laterais. Testarão novamente o duto frontal. Em Mônaco estrearão mais novidades.

Force-Índia - Nova asa frontal e pequenas mudanças mecânicas para melhorar o desempenho em curvas de baixa.

Renault - Nova asa dianteira e outras pequenas modificações aerodinâmicas.

Sauber - Duto frontal revisado e novo difusor traseiro.

Toro Rosso - Novos dutos de resfriamento de freios e nova carenagem de cobertura do motor.

Lotus - Novo desenho das entradas de ar laterais, nova asa dianteira, novos dutos de refrigeração dos freios e pequenas modificações mecânicas

Virgin - Carro novo, com tanque de combustível maior e revisado aerodinâmicamente, mas só para Timo Glock, por enquanto.

Hispania - Pequenas revisões aerodinâmicas.

Assim que as imagens surgirem, tenham certeza que publicarei aqui, mas certamente haverá uma série de mudanças pequenas (no assoalho, por exemplo) e internas (mudança de desenho e distribuição de peças mecânicas) que não serão capturadas pelas fotografias, então dependeremos do que as pessoas ligadas à área contam.

Aproveitando o momento das novidades, lanço uma pergunta: Se o desenvolvimento dos motores está congelado, porque o motor Ferrari, que em tese é o mesmo do ano passado, só passou a quebrar em 2010? Não é o mesmo? Se não quebrava antes e hoje quebra, (inclusive o da Sauber) algo mudou... Aparentemente os motores estão evoluindo sim e a FIA faz vista grossa. Porque a FIA ao invés de autorizar a atualização para que não quebrem mais, não obriga a voltar à configuração do ano passado, que não quebrava?

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