Continuando com a análise iniciada ontem, hoje consegui uma foto do assoalho do carro da equipe francesa, onde podemos perceber 3 diferentes tipos de utilizações do fluxo de ar do assoalho:
Na flecha azul, notamos o fluxo "normal" do ar para a parte do difusor mais tradicional e baixo, aquele que aparece mais nas fotos e cuja existência é bem antiga e comum, com suas;
Na flexa verde, percebemos o fluxo de ar para a parte do difusor duplo, acima do "normal". dá até pra ver aquelas asinhas laterais (quadrado roxo em destaque na foto pequena) que vemos por cima na foto maior.
Na flexa amarela, essa é menos visivel e entramos no campo da teoria. Podemos ver, dinfinitvamente, uma entrada de ar diferente do "setor verde", que vem depois e tem, outra forma. Podemos supor que ele vai para a parte mais alta do difusor traseiro, o terceiro andar do difusor triplo.
Mas também podemos ver claramente destacados nos círculos vermelhos (foto acima) que ha uma certa luminosidade vindo do fundo desses buracos, sobretudo no do lado esquerdo, (devido ao sol ser mais forte desse lado na hora da foto), o que deixa no ar a possibilidade de haver uma entrada de ar na carenagem lateral do carro, perto das rodas traseiras e acima do assoalho (senão não bateria sol), alimentado de ar essa parte do difusor... Clique nas imagens para ampliá-las e estudá-las e diga o que você acha.
3 comentários:
Caramba... Meus Parabéns... Comecei a seguir seu blog neste ano... E a cada detalhe postado a respeito dos carros, mais fico vidrado nele... Meus parabéns... Excelente trabalho!
Olá Inácio....
Analisei suas fotos e convidei até um amigo que entende bastante de aerodinâmica...
A teoria da abertura de fluxo na saída do terceiro pavimento, que refletiria em um efeito solo maior, semelhante a uma asa de avião ao contrário, parece sólida, mas as entradas pequenas laterais teria muito pouca repercussão aerodinâmica, a menos que existam vários dutos interligados neste assoalho...
Como vimos, são variados dutos que podem estar se comunicando em um sistema de canalículos, responsável pelo fluxo do ar e o desenvolvimento do efeito solo, já que a vasão final maior, o que diminuiria o fluxo de ar...
O ar é expansível e o aumento da saida do duto pode refletir uma lentificação do ar na porção final do carro, o que poderia, através do ar mais rápido que passa em baixo do carro, gerar uma pressão negativa que empurraria o fundo do caro em um sistema de down force... Ou efeito solo, como era conhecido antigamente este efeito... O ar mais lento, gera uma força de pressão maior que o ar que passa mais rápido... Resultando em ganho de pressão aerodinâmica, ou seja, o contrário do efeito asa que fornece a força de sustentação dos aviões...
Belo trabalho... É uma boa teoria... Mas necessitamos de mais fotos para averiguar melhor este sistema...
Abraços!!!
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