quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mônaco: 1969 vs 1992 vs 2010 onboard

Mais um vídeo raríssimo: uma volta de Jackie Stewart em Mônaco, a bordo de sua Tyrrell 1969, compare com a volta de Nigel Mansell em 1992, Robert Kubica em 2010 e note como as alterações no circuito foram mínimas. Mais de 40 anos separam as imgens:

1969


1992


2010

8 comentários:

Flávia Tricolor disse...

E que bom que elas foram mínimas, eu penso!

Christian disse...

Percebe-se claramente que o traçado não mudou muito, mas a velocidade aumentou consideravelmente, principalmente de 69 para 92. Aproveitando o gancho, lanço a pergunta: qual foi a evolução da velocidade média a cada ano no circuito de Mônaco?
Outra curiosidade é a posição de dirigir, enquanto Jack Stewart dirigia com os braços praticamente extendidos, na atualidade os pilotos dirigem com os braços dobrados.

Anônimo disse...

Me desculpem os desiludidos saudosistas que ficam falando ahhh tempo bom...que isso que aquilo. Se eu pego a Renault de Kubica ando mais rápido que Jack Stewart...Uma coisa é clara naquela época o piloto bom era piloto corajoso que andava perto do muro, hoje todo mundo anda raspando o muro e quem se dá bem quem tem um setup e Newey no desenho. Mansell aí fazendo volta e o pole, Senna numa carroça.

Emilio disse...

Os saltos de desempenho são visíveis nos vídeos.
Monaco é um traçado que eu n gosto. Mas já que tem, vamos aproveitar...

Nick Mason disse...

Interessante notar também a evolução da transmissão de um F1, percebe-se que as trocas de marcha do carro do Mansell são lentas em relação ao do Kubica, uma eternidade ainda se comparado ao carro do Stewart, se bem que aí já era totalmente manual.

Anônimo disse...

Monaco é fantástico, toda hora entro pra olhar os vídeos...e quero saber para que raio que o parta os fiscais ficam tão perto da pista na La Rascasse?

Bruno Pacheco disse...

Inácio, essa volta do Stewart é de 1973. Até 1972 a Rascasse não existia.

Bruno Pacheco disse...

http://statsf1.com/pt/circuit-monaco.aspx