segunda-feira, 19 de maio de 2014

A batida de Kurt Busch

Kurt Busch, grande nome da Nascar que se classificou para disputar as 500 Milhas de Indianápolis nesse próximo fim de semana pela equipe Andretti, bateu forte nos treinos de hoje após perder o controle da traseira de seu carro e atingir o "soft-wall" (um muro especialmente projetado para deformar e absorver melhor as pancadas), quando terminava de percorrer uma curva a cerca de 350 Km/h - a média do tempo da pole ficou acima dos 370.

Felizmente seu carro desgovernado não teve o fogo inicial alastrado e não foi atingido por nenhum dos outros competidores que vinham embalados na sequência e sua roda solta também não atingiu ninguém na pista.

O piloto sai andando do carro e já foi examinado pelos médicos, que declararam que ele está bem, devendo correr normalmente no domingo. Mas a pancada foi forte e assustou, como você pode conferir nesse vídeo abaixo:

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


5 comentários:

Anônimo disse...

batida forte, hein??

@joaodocassino

José Inácio Pilar disse...

Bastante! Ele estava a mais de 350Km/h quando escapou.

Anônimo disse...

Inacio, verdade que a Indy tem planos de aumentar a velocidade dos carros para as 500 milhas em um futuro não tao distante ?

Dizem que querem que seus carros chegem a 400km/h

José Inácio Pilar disse...

Se aumentar para 500 milhas estão chegando a 800km/h, aí acho "um pouquinho" demais!

Mas há sim o plano de romper o atual recorde (242 milhas por hora, creio) nos próximos anos, provavelmente em 2016 quando teremos a 100ª edição da corrida.

Abs

Anônimo disse...

Kurt Busch cometeu o mesmo erro de Gordon Smiley, tentou corrigir a saída de traseira e o carro apontou direto para o muro, poderia ter batido de frente como Smiley. Sorte de Busch é que o choque foi na saída da curva, em um ângulo mais favorável, soft-wall" também ajudou amortecendo o choque. Pilotos mais experiente na época alertaram Smiley, em pista oval, se a traseira escapar não tente corrigir no volante, a tendência é o carro bater de lado ou traseira, mais favorável ao piloto.

Vídeo - Gordon Smiley: HD Crash Footage From ABC in Slow Motion 1982 Indy 500
http://www.youtube.com/watch?v=oYnTtul3670

Gordon Smiley - Crash Footage
http://www.documentingreality.com/forum/f10/indy-formula-one-fatal-non-fatal-crash-photos-stop-motion-color-b-w-frames-109345/index2.html

Dr. Steve Olvey, descreveu o acidente e as horríveis consequências, da seguinte forma:

“Durante uma tentativa de qualificação para a Indy 500 de 1982, Gordon Smiley, um jovem e arrogante piloto do Texas, estava determinado a quebrar a barreira das 200 milhas de média, ou morria tentando. Diversos pilotos veteranos o advertiam sobre o seu estilo de condução, em que costumava corrigir as suas trajectórias em contra-balanço, algo que era errado para um Speedway. Quando perdeu a tracção, Smiley reagiu como se estivesse numa pista normal, corrigindo o seu carro saindo de traseira. O impacto foi violento."

"Enquanto eu dirigia para o que restava do seu carro, imediatamente após o impacto, observei umas pequenas manchas de uma substância cinzenta que formava uma trilha até o piloto. Fiquei chocado ao ver que o capacete de Smiley tinha voado, junto com a parte superior do seu crânio, cortado pela cerca de segurança. Espalhado pela pista tinha mais pedaços do seu cérebro. O seu capacete, devido a enorme força centrífuga, foi literalmente sugado pelo impacto na cabeça do piloto…"

"Quando voltavamos para o Centro Médico com o corpo, fiz uma análise rápida e percebi de imediato que praticamente todos os ossos do seu corpo tinham sido estilhaçados. Ele tinha uma ferida tão grande do lado do impacto que parecia que tinha sido atacado por um grande tubarão. Eu nunca tinha visto tal trauma”.

http://continental-circus.blogspot.com.br/2008/05/o-piloto-do-dia-gordon-smiley.html

Marcelo