quarta-feira, 2 de abril de 2014

Mansell vs Fittipaldi, que pega!

Relembre esse grande pega entre o então estreante e recém coroado campeão mundial de Fórmula 1 Nigel Mansell e o veterano Emerson Fittipaldi na super badalada e competitiva Fórmula Indy de 1993. No caso, o pega se deu na pista de Cleeveland com direito a muitas trocas de posição e ainda Mario Andretti comboiando a dupla:

Curta nossa página no FACEBOOK clicando AQUI e também siga-me no Twitter: @inacioF1

10 comentários:

Anônimo disse...

vi ao vivo !!!!

essa pista no aeroporto era demais !!
é impressionante a diferença do traçado que cada piloto faz para atacar/defender, muitas possibilidades de estrategia de direção !!

2 MONSTROS pilotando !!

Abraço
@joaodocassino

RenatoS. disse...

Demais!!! Fantástico!!!

Gibson disse...

Essa era a verdadeira Fórmula Indy. Não essas corridas chata de hoje em dia.

Anônimo disse...

Não perdia uma corrida entre 1984 a 1995, e posso garantir, na época a Formula CART se equivalia a Formula 1. Depois que foi dividida em 96, virou apenas "quebra galho" enquanto a F-1 esta na estrada. Jamais imaginaria que ia piorar tanto na última década, virou mais show que competição, muitas ultrapassagens de boxes(entram uma dúzia de carros na mesma hora, evidente que não vão sair todos na mesma posição). Fora isso, acontece os acidentes, metade do grid novamente vai para os boxes, nesse momento quem assiste fica completamente perdido sobre as posições, pra piorar, em muitos casos os pilotos pagantes trocam de patrocinadores várias vezes no ano, identificar o piloto é outro sufoco. Esses detalhes Téo José sempre omite, e ainda quer comparar Indy com F-1.

A Indy é tão importante atualmente que até o torcedor americano ignora(o que vale no USA é a Nascar). No Brasil perde para 'futebolzinho de quinta categoria' nas tardes de Domingo. Detalhe, muitas vezes a 'pelada' termina em 0 x 0(ou no máximo com um gol, e ainda reclamam das poucas ultrapassagens da F-1, mas ficam lá 90 minutos vendo pelada sem gols. Futebol pra mim ter que ter no mínimo 4 gols por partida).

Já teve Domingo que a Indy foi trocada pela F-Truck(não é a toa que o patrocinador de Rubinho pulou fora da Indy, o piloto foi um fiasco e a marca pouco apareceu na tv). Hoje, F-Indy virou loteria, quando a prova tem no máximo duas, três bandeiras amarelas, aí vira competição. Quem esta atrás tem que tirar diferença pra ganhar posição na pista. Outro fato, nos anos 80 a CART era terreno dominado por pilotos lendários dos Estados Unidos: A. J. Foyt, Rick Mears, Johnny Rutherford, Al Unser, Mario Andretti, Bobby Rahal, Danny Sullivan(nessa época apareceu intrusos: E. Fittipaldi e o holandês Arie Luyendyk, outro que dava trabalho). Em fase de transição apareceu nova geração com: Michael Andretti, Al Unser Jr, J.Villeneuve, P.Tracy e N. Mansell...não tem como comparar com os pilotos dos últimos 15 anos. As pistas também eram mais desafiadoras, vários ovais...hoje vejo Bruno Senna dizer que não corre em oval por causa da família...pra mim isso nunca foi piloto, só veste o macacão.

Outro fato, a gente observa Castroneves em um time de ponta como a Penske, foram 14 temporadas e nenhum título mundial, chega ser bizarro...Helinho devia fazer campeonato de dança e aparecer somente na Indy 500. Vencer três vezes a Indy 500 foi pura obrigação, a Penske sempre foi uma das favoritas nas 500 milhas! Pachecada mete o pau da época de domínio de Schumacher na F-1, mas na Indy aconteceu a mesma coisa: Na época de Champ Car, Sébastien Bourdais foi tetracampeão seguido entre em 2004 e 2007.

Depois, na IndyCar Series apareceu esse fantástico piloto, Dario Franchitti(observe o período), vencedor das 500 Milhas por três vezes(2007, 2010, 2012). Tetracampeão da categoria em 2007, 2009, 2010, 2011. Deixou todo mundo chupando o dedo exatamente como fez Schumacher em sua época de Ferrari. Com a saída prematura de Franchitti, fera mesmo só restou Scott Dixon! Melhor do resto(Castroneves, Kanaan, Power e Hunter-Reay)ainda tem que provar mais. Kanaan e Hunter-Reay ainda merecem um desconto, poucas vezes tiveram carro de ponta, mas Castroneves e Power estão devendo a muito tempo(e é bom tomar cuidado porque a nova geração com Pagenaud e Hinchcliffe vem pra dar trabalho, quando pegar carro de ponta, devem brigar por títulos).

Castroneves deve estar 'comendo' o patrão, 14 anos na equipe e nada de títulos...

Marcelo

Anônimo disse...

Isso que é um pega de verdade!!

Francisco Pessoa.

Anônimo disse...

A Fórmula Indy de hoje é uma bosta!
Quando Barrichello correu por lá, desde o início eu disse que era perda de tempo.

Francisco Pessoa

Anônimo disse...

Isso aí era automobilismo de verdade!!! Agora me pergunto: Será que não seria o excesso de tecnologia a causa da falta de competitividade hoje em dia?

skidwasted disse...

Que beleza de carros, que som, que pega!
O tempo bom que não volta mais.

Anônimo disse...

Assisti isso ao vivo. Esse foi um, dos muitos "pegas" entre Mansell e Emerson.

A temporada 1993 foi eletrizante, com o inglês sendo uma das maiores zebras do automobilismo norte-americano até então.

A Indy se perdeu, porque lá nunca tiveram um "Bernie Ecclestone" para gerir a categoria, infelizmente.

Anônimo disse...

é um excesso de tecnologia na F1...isso aniquila o piloto que faz a diferença...ficou muito chato....