segunda-feira, 21 de abril de 2014

GP da China - a corrida

Hamilton celebra a bandeirada da vitória - dessa vez a correta
E num GP da China com pista seca e sem grandes emoções, deu Lewis Hamilton de cabo a rabo, sem ser ameaçado por ninguém em momento algum. A trapalhada do dia foi a canhestra bandeirada quadriculada uma volta antes da hora (e que não foi televisionada) que obrigou a FIA a considerar a classificação da volta anterior como final oficial. Vamos agora à nossa tradicional "análise equipe-por-equipe" da corrida:

MERCEDES: Mais uma vez Hamilton dominou a corrida inteira, sem ser incomodado por ninguém em momento algum. Nesses ritmo passa Rosberg nos pontos na próxima corrida. O alemão, aliás, fez uma boa corrida de recuperação, largou em quarto mas perdeu algumas posições na largada, que recuperou ao longo da corrida. Fez assim uma boa corrida, mas se quiser ser campeão terá que começar a superar Hamilton, algo que não fez sempre que o inglês esteve na pista (isto é, só venceu na Austrália).

Massa e Alonso se tocam e a Williams pula
FERRARI: A pista chinesa sempre foi favorável aos italianos, então fica difícil saber se o bom resultado de Alonso foi uma real evolução do carro ou um respiro ainda isolado. Kimi Raikkonen não andou no primeiro treino de sexta e isso não o ajudou a conseguir um bom acerto para o carro nervoso que ainda não se adaptou completamente. Ele e a Ferrari tem que sentar e conversar sobre essa sua dificuldade de adaptação.

RED BULL: Pra quem tinha um carro desacreditado nos testes de inverno até que a vice-liderança do campeonato de construtores vem de bom tamanho, não? Está claro que o carro é bom e tende a melhorar cada vez mais conforme a Renault fizer a sua parte. Na pista Ricciardo - de novo - superou Vettel, que não deve estar muito feliz vendo seu companheiro conseguindo se entender melhor com o RB10 nas corridas e nas classificações.

FORCE ÍNDIA: Mais um bom resultado de Hulkenberg, o sexto e que está em 4º na tabela. Perez até que saiu-se razoavelmente bem na sua recuperação de uma classificação ruim e marcou seus dois pontinhos, dando mais fôlego para a equipe indiana, que aos poucos começa a ser superada pelas rivais mais fortes (Red Bull a passou agora e Ferrari encostou) mas continua pontuando bem.

Williams se atrapalha e acaba com a corrida de Massa
WILLIAMS: A Williams não parece ter "o segundo melhor carro do grid" como muitos pensaram no começo do ano e pra piorar tem jogado fora importantes oportunidades de pontuar, como no erro primário cometido na troca de pneus de Massa, quando vieram com os pneus traseiros errados e tiveram que destrocar em meio a um corre-corre, prejudicado ainda mais por por uma porca quebrada na hora de prender a roda, o que tirou o brasileiro do 6º posto e o jogou para o último sem chances de pontuar. Esses pontos vão fazer falta mais pra frente... O toque de Massa com alonso foi normal de corrida, nada a se comentar. Bottas também foi tocado na largada e caiu alguns postos, se recuperou e fez uma corrida correta mas não conseguiu ameaçar Hulkenberg e enfrentou problemas de telemetria, assim como Rosberg.

TORO ROSSO: E o russo pontuou de novo! Kvyat tem se mostrado uma boa surpresa esse ano, sem cometer erros de novato e de quebra superando seu companheiro mais experiente Vergne, que havia largado 4 posições à sua frente e que se continuar sendo ofuscado pelo russo em breve deverá começar a se preocupar em achar vaga para 2015.

McLAREN: Se na corrida passada eles não pontuaram porque viram seus dois carros abandonarem, dessa vez o fracasso foi com os dois carros na pista mas igualmente sem ritmo para marcar pontos e sendo superada pela Ferrari. É triste ver que a grande McLaren ainda não virou a página do fracasso de 2013 e continua a apanhar. Boullier disse que a culpa é do clima, pois seu carro não se adapta à pista quando está acima ou abaixo de determinadas temperaturas - pois que façam um carro que se adapte ou vão correr de kart indoor.

Vettel espalha na sujeira e Ricciardo aproveita para dar o bote
LOTUS: Zerada de novo, sem marca nenhum pontinho esse ano, parecia que a Lotus poderia mudar isso com Grosjean correndo na zona de pontos, mas eis que seu carro quebra e ele abandona, deixando a Maldonado, que largara em último, a missão de pontuar, algo impossível com esse carro ruim vindo do fundo do pelotão.

SAUBER: Outra equipe que está zerada desde o início do ano e que promete vir com um carro 20 quilos mais leve no GP da Espanha, algo fundamental para serem competitivos. Além disso Sutil abandonou quando poderia começar a sentir a possibilidade de entrar na zona de pontos e Gutierrez só era rápido quando tinha pneus novos, caindo de ritmo em seguida. Essa é outra equipe que precisa se redescobrir logo.

MARUSSIA e CATERHAM: Na última volta Kobayashi passou Bianchi, só que isso não valeu por causa da bandeirada errada uma volta antes. No fim não mudaria nada já que ambas as equipes tem resultados melhores e nessa corrida não tiraram nenhum coelho da cartola. Destaque, talvez, para Kobayshi ultrapassando um atônito Vettel de pneus velhos.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Pos  Piloto             Equipe                   Diferença     Pontos
 1.  Lewis Hamilton     Mercedes              1h33m28.338s       25 
 2.  Nico Rosberg       Mercedes                  +18.062s       18  
 3.  Fernando Alonso    Ferrari                   +23.604s       15
 4.  Daniel Ricciardo   Red Bull-Renault          +27.136s       12
 5.  Sebastian Vettel   Red Bull-Renault          +47.778s       10
 6.  Nico Hulkenberg    Force Índia-Mercedes      +54.295s        8
 7.  Valtteri Bottas    Williams-Mercedes         +55.697s        6 
 8.  Kimi Raikkonen     Ferrari                 +1m16.335s        4
 9.  Sergio Perez       Force Índia-Mercedes    +1m22.647s        2
10.  Daniil Kvyat       Toro Rosso-Renault        +1 volta        1
11.  Jenson Button      McLaren-Mercedes          +1 volta
12.  Jean-Eric Vergne   Toro Rosso-Renault        +1 volta
13.  Kevin Magnussen    McLaren-Mercedes          +1 volta
14.  Pastor Maldonado   Lotus-Renault             +1 volta
15.  Felipe Massa       Williams-Mercedes         +1 volta
16.  Esteban Gutierrez  Sauber-Ferrari            +1 volta
17.  Jules Bianchi      Marussia-Ferrari          +1 volta
18.  Kamui Kobayashi    Caterham-Renault          +1 volta
19.  Max Chilton        Marussia-Ferrari         +2 voltas
20.  Marcus Ericsson    Caterham-Renault         +2 voltas


Abandonos:

     Romain Grosjean    Lotus-Renault              28 voltas
     Adrian Sutil       Sauber-Ferrari              5 voltas


Pontuação nos campeonatos após a 4ª etapa:

Pos  Piloto          Pontos      Equipe               Pontos    
 1.  Nico Rosberg      79        Mercedes              154    
 2.  Lewis Hamilton    75        Red Bull-Renault       57 
 3.  Fernando Alonso   41        Force Índia-Mercedes   54 
 4.  Nico Hulkenberg   36        Ferrari                52 
 5.  Sebastian Vettel  33        McLaren-Mercedes       43 
 6.  Daniel Ricciardo  24        Williams-Mercedes      36 
 7.  Valtteri Bottas   24        Toro Rosso-Renault      8 
 8.  Jenson Button     23        Sauber-Ferrari          0 
 9.  Kevin Magnussen   20        Lotus-Renault           0 
10.  Sergio Perez      18        Marussia-Ferrari        0 
11.  Felipe Massa      12        Caterham-Renault        0 
12.  Kimi Raikkonen    11
13.  Jean-Eric Vergne   4
14.  Daniil Kvyat       4

2 comentários:

Eloir disse...

Muita gente me chamou de burro e louco quando eu disse que a Force India seria a segunda força de motor Mercedes.

Anônimo disse...

RAPAZ, PARECE ATÉ BRINCADEIRA O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM FELIPE MASSA E BOTTAS. HAHAHA.