segunda-feira, 14 de abril de 2014

Domenicali deixa Ferrari. Alonso vai esperar?

Parece que essa "coceirinha" no pescoço era um prenuncio da degola
E Stefano Domenicali caiu. Depois de só acumular derrotas em sua gestão, Stefano Domenicali pediu demissão do cargo de chefe da equipe Ferrari e sai do cargo para "sacudir" as coisas por lá. E essa versão de que pediu demissão pode ser na verdade uma saída mais honrosa que a equipe lhe concedeu. Agora vai poder jogar cartas no porão com Martin Withmarsh, ex chefe da sua rival McLaren que sumiu depois de também perder o poder (sem a mesma saída honrosa).

Eu já questionei AQUI a liderança de Stefano algumas vezes e agora parece que a Ferrari finalmente percebeu a fraqueza do seu agora ex-líder. Ele foi o (único) culpado por tudo de ruim que lá aconteceu? Evidente que não, mas seu dever como líder era identificar corretamente e solucionar os problemas e ano após ano, pelas mais diferentes razões, isso não pareceu acontecer. Só não entendo porque colocar em seu lugar um homem sem experiência de pista como Marco Mattiaci, que chefiava as atividades comerciais da marca italiana nos Estados Unidos.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


Essa escolha, aliás, pode ter algumas explicações: ou é uma chefe-tampão, que fica até conseguirem anunciar alguém que realmente queiram e aí podemos elucubrar nomes já ventilados recentemente AQUI, como Flávio Briatore, Bob Bell (conceituado diretor técnico da Mercedes que anunciou hoje que saiu do cargo em novembro do ano passado mas ficará na equipe até o fim desse ano), e mais coerente ainda, Ross Brawn, que poderia voltar para a Ferrari após seu ano de descanso e pescaria ou realmente acham que Mattiaci tem o dom necessário para liderar a equipe de volta ao topo, mesmo sem maiores comprovações conhecidas por quem não é da fábrica.

De qualquer modo parece claro que ao menos grande parte dos problemas de competitividade do carro desse ano vão se arrastar mais ainda, porque vai demorar um bom tempo para o novo líder conhecer e se ambientar ao ambiente de corrida e a seus comandados, conseguir entender, diagnosticar e pensar em soluções para corrigir o rumo errado em que se encontram. E nesse ínterim, será que Fernando Alonso terá a paciência de esperar (ou capacidade para liderar) e apostar em uma sexta temporada seguida por lá em 2015 ou vai se sentir ainda mais tentado a ir para a promissora McLaren-Honda (mas que, convenhamos, hoje não está muito melhor)?

Desejo toda a sorte ao novo comandante, pois gostaria muito de ver a Ferrari disputando vitórias roda com roda com McLaren, Williams, Red Bull e Mercedes lá na frente.

19 comentários:

Anônimo disse...

Alonso já era! Ganhou 2 títulos qndo teve o melhor carro nas mãos a quase uma década atras! Já esta para se aposentar...O futuro da F1 tem os nomes de Vettel, Hamilton, Magnussen, Hulkemberg e Bianchi, e ninguém mais...A Ferrari esta sofrendo pelas suas decisões erradas nos últimos anos, como contratar o Dominicali e tb decidir ter dois pilotos em fim de carreira como titulares ( Kimi e Alonso são ótimos, porém são velhos!) e não estarem apostando em pilotos jovens como Hulkemberg e Bianchi...qndo o Alonso abandonar o barco e o Kimi enjoar da F 1 e se aposentar de novo a Ferrari vai ficar sem piloto!

LenneF1 disse...

To adorando ver a Ferrari afundar, na boa mesmo!
Ela caiu muito no meu conceito com essa de "equipe primeiro, piloto depois"........

Anônimo disse...

Alonso é velho ? Então o Fangio não poderia ter conquistado nenhum título, pois ganhou todos acima dos 40 anos rs

O domínio da Ferrari acabou, assim que toda a vantagem dos anos 2000 também acabou, que era os pneus da Bridgestone testados por eles para categoria, não tem mais toda vantagem financeira, não tem testes com a pista praticamente na fábrica deles, enquanto os outros tinham que agendar, e gastar com isso, e tudo mais.

Anônimo disse...

Na época do Fangio as coisas eram totalmente diferentes do que são hoje.....Os pilotos entravam na F1 com mais de 30 anos já...Hj em dia, tem piloto de 19 anos pilotando F1...Alonso esta ultrapassado, e a Ferrari esta perdida, pois ano que vem perde seus dois pilotos anciões e vão ficar a ver navios..sendo que ja podiam estar com o Hulk e com o Bianchi como uma dupla forte e confiante, que iriam durar muito tempo na equipe

Anônimo disse...

Schumacher foi pra Ferrari quando era uma equipe mediana...e a transformou em uma equipe de ponta levando uma equipe técnica inteira com ele....Alonso foi pra Ferrari pelo oposto...querendo títulos a qualquer custo...Se ele tivesse a coragem que o Schumy tinha ele faria o mesmo...ia pra uma equipe mediana conquistar seus 7 títulos no braço se desenvolvendo junto com a equipe...em vez de ficar exigindo que alguém venha e de um carro de ponta para ele!

Anônimo disse...

Na época do Fangio não tinha vitamina acionada por botão no volante, não tinha direção hidráulica, não tinha a questão de preparamento físico, e tudo que envolve a saúde dos pilotos, e tinha embreagem, fora que a troca de marcha não tinha borboleta, era tudo no punta taco, fora que a segurança era outra. Você comparar toda qualidade de vida dos anos 50, com a atual, é errado, um cara de 40 anos a 60 anos atrás, era muito mais velho que um de 40 anos atualmente.

Anônimo disse...

Errado, Schumacher foi para a Ferrari levando parte da equipe da Benneton, inclusive Rory Byrne, é como se a Ferrari hoje levasse o pessoal Mercedes junto com o Rosberg, sem contar o investimento, e os testes em relação à outras equipes na época. Se a Ferrari pudesse ter horas de túnel de vento, e testes, provavelmente a situação seria outra.

Schumacher não reergueu nem Benneton e nem Ferrari, tanto que com a saída do projetista, o carro começou a perder, inclusive com ele pilotando.

Se não fossem os acontecimentos com o Irvine, ele teria tirado o jejum da Ferrari.

Nem vou entrar muito na história, porque Schumacher começou na Mercedes, no programa de jovens pilotos, onde tinha Wendringler, e Frentzen, e ele era o mais lento deles.

Anônimo disse...

Ok...quero ver o Alonso com 40 anos ganhar algum titulo igual Fangio fez..O Espanhol já esta a uma década sem ganhar um título, esperar outra década não é nada pra ele..hahahah

Anônimo disse...

Dominicalli era pau mandado do Alonso e do Banco.

Anônimo disse...

Alonso foi pra Ferrari achando que iria conquistar mais títulos que o grande Schumy...mas vai ficar na história como o piloto que mais conseguiu vice na história da F1!! ahhahah
Se bem que até nisso ele vai ficar em segundo, pq é o Barrichelo o primeiro em termo de vices!! hahahahahah

Anônimo disse...

Verdade! Alonso ta igual o Rubinho..sendo sempre segundão do alemão!! hahahahah

Anônimo disse...

Mas em 2005 e 2006, o Alemão que foi Segundão do Alonso.

Anônimo disse...

Depois o jeito foi se aposentar. Depois do que a Mercedes fez para ele, teve que voltar.

Me lembro na Benneton, não conseguiu 1 resultado melhor que o melhor do Pupo e nem do Piquet, e ainda dispensaram Pupo dizendo que ele não tinha condições físicas e mentais. Se consegue melhores resultados que o Schumacher dessa forma, imagina em condições perfeitas.

O ruim, é que na Jordan conseguiu classificar em 7, mas esquecem que o De Casaris fez a mesma coisa, e ainda na Bélgica, se o motor não quebrasse, chegaria em 2 lugar, se a 3 voltas não quebrasse o motor.

Anônimo disse...

Gosto quando dizem que aposentou o Piquet. O Piquet, já dizia que tinah se tornado mais lento, e que teve que vencer o Mansell usando a experiência. Engraçado, que em 1991, Piquet tinha 39 anos, quase 40, e na temporada conseguiu 1 vitória, 2 3 lugares, e 1 4 lugar, e quando o Alemão estava na equipe, O Piquet marcou o dobro de pontos que o Alemão.

Quando o Alemão volta com seus 40 anos, a idade atrapalha, como pode, não é mesmo ? A idade não pesa para falar a mentira, isso mesmo, a mentira que aposentou o Piquet.

Anônimo disse...

MICHAEL SO GANHOU SEU PRIMEIRO TITULO COM A BENNETON PORQUE SEU CARRO ERA IRREGULAR E MUITAS VEZES SENNA FALOU ISSO PRA TODOS DA F1 MAIS AQUELA EPOCA TER UM BRASILEIRO DOMINANDO O MUNDO DAS CORRIDAS NO MERCADO EUROPEU ERA DEMAIS........

Anônimo disse...

Problemas no teclado, nao consigo colocar acento nas palavras! Vamos parar de escrever bobagens, idade sempre pesou no esporte, estamos falando de campeonato mundial que exige ao extremo o aspecto fisico e mental. Se fosse campeonato de tiro ou bocha, idade nao teria influencia! Quantos jogadores acima dos 40 anos vao competir na Copa do Mundo em 2014? Me mostre um campeao da era moderna da F-1(a partir de 84) depois dos 40 anos? Porque Mansell, Piquet e Prost nao desafiaram a geraçao veloz dos anos 90? Oras, porque eles perceberam que nao tinham mais "gas", a idade chega pra todos! Fato, Piquet ja tomava sufoco de um novato alemao, basta ver as corridas na Benetton. Schumacher sequer conhecia carro e as pista. Nao da pra afirmar que Schumacher em 91 era melhor que Piquet, seria insano comparar um novato com quatro corridas, contra Piquet tricampeao com mais de 200 provas, mas o fato foi que Schummy pressionou muito o brasileiro!

Volta a volta do GP da Italia 91:
http://www.statsf1.com/pt/1991/italie/tour-par-tour.aspx

Volta a volta do GP Portugal 91:
http://www.statsf1.com/pt/1991/portugal/tour-par-tour.aspx

Volta a volta do GP da Espanha 91:
http://www.statsf1.com/pt/1991/espagne/tour-par-tour.aspx

Volta a volta do GP Japao 91:
http://www.statsf1.com/pt/1991/japon/tour-par-tour.aspx

Volta a volta do GP da Australia 91:
http://www.statsf1.com/pt/1991/australie/tour-par-tour.aspx

E nao adianta a desculpa que Piquet era meio segundo mais lento nessa epoca. Em 92, Schumacher surpreendeu pilotando a frente de Senna na chuva, era mesmo a confirmaçao de um grande talento...

Volta a volta do GP da Espanha 92:
http://www.statsf1.com/pt/1992/espagne/tour-par-tour.aspx

Volta a volta do GP da Belgica 92:
http://www.statsf1.com/pt/1992/belgique/tour-par-tour.aspx

Esperto, Piquet foi o primeiro a anunciar aposentadoria(Piquet foi um grande piloto, mas isso entre 1980 ate 1987, depois...se tornou um piloto normal na Lotus e Benetton). O tricampeao sempre declarou de forma coerente: "Em minha epoca BOA, nao tinha pra ninguem!!! Podia vir Prost, Senna, Mansell, Rosberg ou Lauda, iam tomar pau" E Piquet provou isso em algumas temporadas, outras nao!

Qualquer esportista sabe, TEM QUE APROVEITAR E GANHAR TUDO QUANDO TUDO ESTA A FAVOR, depois quando a idade chega, a coisa complica(ainda nao e o caso de Alonso). As equipes começam a apostar em cima dos jovens talentos, sempre foi assim na Formula Um. Prost so voltou a F-1 em 93 porque sabia que ia ser campeao com carro projetado por Newey, lembrando que, em 91 o frances foi despedido pela Ferrari, fiasco total. Maranello nao se importou em dispensar um tricampeao para apostar em uma nova promessa...Alesi. Observem a carreira de Alesi na Ferrari, quando o carro nao quebrava geralmente terminava nas primeiras posiçoes, mas o fato foi que começou aparecer pilotos mais velozes como Hakkinen e Schumacher...a fila anda pra todos. Um piloto que era bem cotado, tambem acabou engolido pela nova geraçao dos anos 90...Gerhard Berger. Mansell bem que tentou continuar em 94, mas nao conseguia sequer acompanhar(quem diria)Damon Hill com mesmo carro na Williams. Esse mesmo D.Hill foi aquele novato que botou pressao em ninguem menos que A. Prost na mesma Williams em varias corridas em 93. Hakkinen em sua primeira corrida pela Mclaren ja largava a frente de Senna. Airton sequer conseguiu jantar preocupado com a velocidade do novato companheiro. Vamos parar de escrever bobagens, cada geraçao teve sua EPOCA! Os pilotos dos anos 50 nao desafiaram os pilotos da decada de 60, o mesmo aconteceu em relaçao aos pilotos dos anos 70, em seguida dos anos 80. Que me lembre, apenas dois pilotos conseguiram titulos geraçao a frente, Lauda em 84 e Schumacher nos anos 2000!

Anônimo disse...

CHORA ALONSETES !!!!

Anônimo disse...

CHORA ALONSETES !!!!

Anônimo disse...

A Ferrari vai afundar de vez!!!
Eu já havia dito isso antes da primeira corrida dessa temporada; Disse ainda que a Mercedes iria levar o título de campeã de 2014. Tá tudo se cumprindo!!!

Francisco Pessoa.