Brian Hart, à esquerda, aparece numa corrida de carros antigos na Inglaterra em 2013 |
Senna debutou na com seus motores |
Morreu nesse domingo ao 77 anos de idade na sua casa na europa o ex-fabricante de motores de competição, sobretudo Fórmula 1, Brian Hart. Pelo que levantei ano passado junto aos meus contatos na ele estava doente ha alguns anos e viveria na Espanha, não tendo se envolvido com corridas de carros há mais de uma década.
Barrichello também estreou na F1 empurrado pelos Hart |
Última equipe a receber os blocos com o nome "Hart" |
Além de uma passagem inicial pela Fórmula 2, ele ficou mais conhecido por fabricar os motores usados pela equipe Toleman na Fórmula 1, usado inclusive por Ayrton Senna em sua estreia em 1984.
Sem poder competir com os orçamentos das grande fabricantes, Hart abandonaria a categoria na segunda metade dos anos 80, regressando pela Jordan na temporada de 1993 e 1994, onde obteve alguns de seus melhores resultados, como um pódio e uma pole-position com Rubens Barrichello.
Apesar dos bons resultados, em 1995 a Jordan estabeleceu parceria com a Peugeot, onde não precisaria pagar pelos motores e Brian levou seus motores para Arrows, (onde os brasileiros Ricardo Rosset e Pedro Paulo Diniz correram respectivamente em 1996 e entre 1997 à 1998), mas lá o dinheiro para desenvolver seu novo V10 estava curto e acabaram usando os V8, de concepção mais antiga. Em 1997 forneceu oficialmente seus motores pela última vez para a equipe Minardi.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Um motor Hart dos tempos de Jordan |
Em 1998 desenhou um novo V10 para a mesma Minardi, mas a falta de dinheiro da equipe para bancar o desenvolvimento do novo motor acabou facilitando a venda da fábrica para Tom Walkinshaw que investiu no projeto e o novo propulsor passou a empurrar a Arrows, também recentemente comprada por Tom.
Entretanto, antes do fim desse mesmo ano Hart e Walkinshaw e brigaram por discordarem dos termos e valores da venda e o engenheiro deixou a empresa que fundou, com seus blocos rebatizados sendo usados até 1999.
Poucos anos depois, em 2002, tanto a fabricante como a equipe TWR terminaram falidas, mas não o velho Brian, que agora descansou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário