quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A triste desculpa da Lotus


O diretor geral da Lotus, Eric Boullier deu uma entrevista no mínimo intrigante, onde diz que não será a única equipe a faltar na primeira sessão de testes da Fórmula 1 de 2014. Ele não disse qual seria a outra equipe, nem comentou o grave fato de ainda não ter anunciado com que motores irá correr esse ano a menos de 20 dias das rivais chegarem às pistas.

As razões reais que pode ter levado a Lotus a faltar nos testes eu já falei nesse artigo AQUI, então vamos ao que resta: que outra equipe poderá faltar na primeira sessão de testes? A poderosa Red Bull até já o fez em anos recentes, mas ela poderia se dar esse luxo pois não está sem dinheiro nem perdeu seu principal piloto nem a espinha dorsal de seu staff técnico, mas com todas essas mudanças técnicas para esse ano, é pouco recomendável perder essa valiosa quilometragem de pista, ainda mais quando sua confiabilidade sabidamente é mais frágil que as rivais nos inícios de temporada. Assim, pelo que se sabe as demais equipes em sabidas condições financeiras delicadas que poderiam levantar suspeitas de faltar seriam a Sauber e a nanica Marussia.

Pelas recentes palavras do novo piloto contratado da equipe suíça, Adrian Sutil, enfatizando a importância de se estar presente logo no primeiro teste desse ano, parece-me que a equipe de Hinwill não deverá faltar, ou seu novo piloto não estaria dando tanta ênfase a um teste que não participaria, pois já teria recebido a informação sobre tal situação. Assim, salvo alguma outra equipe ainda silenciosa, restaria a Marussia com maior possibilidade de fazer companhia à Lotus no desfalque inicial.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Ora! Escudar-se na falta de uma outra equipe inominada para justificar a própria ausência beira o ridículo! É como uma criança que quer ser o melhor aluno da sala (ganhar corridas e lutar pelo título) faltar a uma importante prova escolar e justificar dizendo que "o Joãozinho também não foi, então tudo bem eu faltar", algo realmente tacanho para quem almeja ser o melhor. Especialmente se esse citado Joãozinho ainda revelar ser o repetente que só tira zero nas provas (nunca pontuar e fazer figuração no fim do pelotão), meta bem distante de quem o citou.

Além disso, soma-se outro não-dado inquietante sobre o qual também já alerto ha algum tempo quem me acompanha: até agora nada da Lotus anunciar quem será seu fornecedor de motores para essa temporada. No improvável caso de não contarem com os propulsores da Renault (que continuam com seu logo aparecendo no site da equipe), conseguir de última hora fornecimento da Ferrari ou da Mercedes seria um problema só não maior do que adaptar todo o complexo projeto do novo carro, que já está pronto, aos diferentes requisitos técnicos do eventual novo fornecedor, receita garantida de mais gastos e perda de competitividade inicial.

Tudo se encaminha para o motor continuar sendo comprado (caro) da Renault, mas essa demora em sacramentar a continuidade da parceria pode ser um indicativo que a relação entre a equipe e a fabricante francesa pode não estar as mil maravilhas, possivelmente pela velha questão que assombra a equipe nos últimos tempos: falta de dinheiro e possíveis atrasos de pagamento.

A ver...

Nenhum comentário: