quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

3º dia de testes - Resultados e análise

O que disse ontem ainda serve para hoje: Não levem muito em consideração os tempos de voltas obtidos nesses testes, afinal não sabemos o que cada um estava testando e pelo que se comenta nos bastidores os motores não estão usando as suas faixas máximas de rotação (15 mil giros). O que continua valendo é o maior número de voltas marcadas, de preferência sem problemas.

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Nesse sentido os carros com motores Renault estão sofrendo bem mais que as rivais, particularmente a Red Bull que, ainda segundo se comenta nos bastidores, teria alocado toda a parte eletrônica de maneira inadequada. Independente disso os números não mentem: hoje os motores Mercedes deram 218 voltas, os Ferrari 97 e Renault apenas 43, indicando que se os alemães parecem bem desde o começo, os franceses ainda terão que melhorar bastante sua durabilidade.

Hoje também foi o dia de várias esquipes trocarem seus pilotos, como Alonso, Massa, Hulkenberg, Magnussen, Sutil, Ricciardo e Vergne, entre os titulares. Aliás, hoje foi um dia de estréias! Felipe Massa estreou a bordo da Williams dando um bom número de voltas e sendo rápido (ainda que isso tenha pouco peso por enquanto) e a Marussia colocou seu carro novo, o MR03 empurrado pelos motores Ferrari pela primeira vez na pista (FOTOS acima, clique para ampliá-las), ainda que apenas no fim do dia e para poucas voltas iniciais - mais que a Red Bull...

12 comentários:

Marcos Paulo disse...

Da pra ver de longe que a esse carro vai ficar para tras..uma pena

Jagua disse...

José, a asa traseira da williams nao esta fora do regulamento por nao ter aquela "haste" central?

Jagua disse...

Qual carro?

Anônimo disse...

O IMPORTANTE QUE O CARRO DA WILLIAMS NÃO DEU NENHUM PROBLEMA ATÉ AGORA E ESTÃO ANDANDO RÁPIDO.

Anônimo disse...

Ainda acho q a Rbr é o melhor carro! O Newey disse que tem mtos segredos do carro do ano passado inseridos nesse...vale saber é se o motor Renaut vai conseguir agüentar pelo menos uma corrida inteira sem dar problema!

Felipe disse...

José Inácio, me corrija se eu estiver enganado, mas pelo que entendi do quadro, os números de voltas dos motores Mercedes não é tão maior (mais de 100 voltas) que os demais pois a Mercedes fornece motores para 4 equipes enquanto as demais apenas 3, além disso a McLaren andou com os dois carros, ao contrário das outras equipes. Sendo assim a diferença de voltas dadas entre os 3 motores seria bem menor.

José Inácio Pilar disse...

Felipe,

Olá! Na verdade a McLaren só andou com um carro (só pode 1 carro por equipe, diz o regulamento), os pilotos que trocaram na hora do almoço.

De resto, a Renault também tem 4 equipes, só que a Lotus não foi porque não quis e as demais andaram pouco por quebras e no fim os dados serão todos analisados pelas fabricas e aí quem tem mais dados, seja de equipe for, tem melhores informações para avançar no desenvolvimento do motor.

Nada está perdido ou irremediavelmente atrasado para a Renault, mas a Mercedes e mesmo a Ferrari começaram melhor.

Anônimo disse...

Marussia tem o carro mais bonito do grid. Se servir de algo.

Anônimo disse...

Mercedes sem duvidas mostra ser o melhor motor, não só pelo numero de voltas, mas tb pq na pista os carros nao estao quebrando tanto...A Ferrari ja quebrou bastante tanto com o Alonso quando com o Kimi...Já a Renault não precisa nem comentar né! estou vendo que os franceses vão passar vergonha esse ano! E vão acabar com a melhor equipe do grid (RBR)..

Anônimo disse...

Obrigado Renault...estão fazendo um favor !

Anônimo disse...

É visível que a Mclaren, Mercedes e Willians são carros bem nascidos, independente do motor

Tanto é, que a Force India mesmo tendo o motor Mercedes, não está acompanhando bem o ritmo.

A Willians vem desenvolvendo uma traseira bem slim há anos, e me lembro de um desenvolvimento específico iniciado na Benetton no início dos anos 2000, que culminou no domínio da Renault em 2005 e 2006.

Também em um passado mais distante, podemos lembrar da suspensão ativa da Willians em 1986-87, que depois deu o domínio da década de 90 a equipe inglesa.

Massa não aceitou rapidamente o convite para o carro azul, por acaso, disso não tenho dúvidas, ali tem alguma carta na manga, além da reestruturação.

Já a RBR, tirando o motor Renault, parece ter outros problemas no carro, que o impedem de dar mais que 10 voltas por sessão.

E a Ferrari, aparenta ter um bom motor, mas ainda não tão durável, um carro que acredito que ainda sofrerá muitas alterações (aerodinâmicas) até o começo do campeonato, e a melhor dupla de pilotos da atualidade.

washington reis disse...

http://www.totalrace.com.br/blog/juliannecerasoli/files/2014/01/BfTSqkqCQAExS58.jpg



OLHA QUE GAMBIARRA DA RBR
REALMENTE AS COISAS ESTAO FEIAS POR LÁ
ABRÇS JOSE INACIO.