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Em 1996 a Benetton-Renault lançou seu B196 carregado de expectativas. Eles acabavam de perder seu grande piloto, Michael Schumacher, para a rival Ferrari e Johnny Herbert também deixava a casa. Para o lugar de ambos trouxeram a experiente dupla dispensada pelos italianos de Maranelo, Jean Alesi e Gerhard Berger, que tinham a difícil missão de manter a Benetton na disputa pelo título.
Para isso continuavam com a dupla Ross Brawn e Rory Byrne chefiando o projeto do novo carro e com Flavio Briatore no comando geral. Só que a dupla de pilotos não gostou nada do novo carro, desenhado ainda segundo as peculiares preferências de estilo de pilotagem de Schumacher. Ainda assim eles quase ganharam uma corrida cada, Berger na Alemanha e Alesi em Mônaco, mas problemas mecânicos nas voltas finais jogaram todo o esforço por terra.
4 comentários:
O GP de Mônaco de 1996 foi vencido pelo Oliver Panis e foi a última vitória da Ligier na F1, aquele GP foi um dos mais loucos dos quais me lembro!
O Vijay Mallya já estava presente na F1 nesse tempo, olha a Kingfisher Airlines na lateral da Benetton.
Se não me engano, a temporada de 1996 contou com freios abs e controle de tração!
Visionário, R.Brawn já conversava com Todt na Ferrari durante a temporada de 95, ao mesmo tempo tentava convencer Schumacher para se transferir para Maranello. Nas primeiras conversas Schumacher recusou a mudar de equipe, dizia que tinha ajudado a formar um grande time e com boas chances de ser tricampeão em 96, mas R.Brawn alertou o piloto alemão, se tirasse a Ferrari da fila sem títulos, o valor histórico seria extremamente superior que vencer mais campeonatos pela Benetton. Brawn também lembrou que os salários também subiriam aos céus(Schumacher passou a ganhar US$ 25 milhões em 96, no ano seguinte pulou para US$ 45 milhões. Com vários títulos na mão, o alemão chegou a ganhar só de salário, mais de 50 milhões em 2003). Sair de um time que estava ganhando tudo em 94/95, para fazer a Ferrari campeã era tarefa desafiadora(nem Prost ou Mansell conseguiram). Outro agravante, Schumacher novamente teria que bater os fantásticos carros de Newey, o alemão topou a ideia e se transferiu para a Ferrari.
Quem não gostou nada na época foi Flavio Briatore(ficou praticamente sem nada na equipe). Desesperado, o italiano contratou a dupla Alesi e Berger para 1996, a ideia era modificar o menos possível o carro e fazer os pilotos andarem com todos os acertos feitos pelo alemão, se o ritmo fosse parecido, a temporada estaria salva...
Otmista, Alesi comentou sua meta para temporada 96! Bater Schumacher usando o carro campeão que era do alemão em 95. Berger foi mais realista, deu algumas voltas com a Benetton campeã, desceu do carro e disparou:
"Pode mudar tudo, o estilo de pilotar daquele alemão é muito louco, eu não consigo pilotar assim. Pode mudar todo acerto, não consigo pilotar esse carro"
Schumacher acabou vencendo três corridas históricas em 96 ficando em 3º no mundial. Berger e Alesi não venceram nenhuma corrida na Benetton, ficando em 4º e 6º no mundial...
Carro de Formula Um é feito sob medida(nem sempre o mesmo terno serve na mesma pessoa). Vimos isso em 2009 com aquela fantástica Brawn-GP, enquanto Button massacrava nas primeiras corridas, Rubinho só reclamava, e foi assim até o final do ano.
A palavra é SUPERAÇÃO, Schumacher consegui isso batendo as poderosas Williams em três corridas, Berger e Alesi não conseguiram fazer o mesmo em relação a MEDIANA Ferrari do alemão. E o que dizer de Rubinho, Button até 2008 só tinha uma vitória na Formula Um...
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