quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O pior ano da Williams

O FW33, um carro muito ruim

Depois de uma razoavelmente boa temporada em 2010, em 2011 a Williams resolveu criar um carro inovador, o FW33, que prometia ser muito rápido mas logo se descobriu que era uma tartaruga, amealhando pífios 5 pontos ao longo daquela temporada, 4 de Rubens Barrichello, que estava em seu último ano na categoria, e 1 de Pastor Maldonado, que estreava por causa de seu dinheiro na vaga que era de Nico Hulkenberg. No fim do ano muita admissão de culpa e reflexões, já com certo otimismo por conta da chegada dos motores Renault no ano seguinte. Ainda assim a cabeça do diretor técnico da equipe Sam Michael rolou ao fim dessa temporada.

Aí veio 2012, Bruno Senna se juntou a equipe e Bottas testava todas as sextas-feiras já de olho na vaga de titular no ano seguinte. Esse ano foi bem melhor, com Maldonado até ganhando uma corrida por méritos seus e do novo carro, já que não precisou contar com o abandono de ninguém para esse resultado. Ao longo da temporada, entretanto, ainda que marcando seus pontinhos com frequência, a disputa por vitórias não se repetiu, ficando a expectativa de um salto para o ano seguinte.

O FW35, um carro ainda pior
E então veio 2013! Nos testes de inverno o carro não parecia tudo isso, mas a incerteza de condições desses testes não nos permitia vaticinar de pronto que o carro era a bomba que se provaria no resto do ano, para desalento do finlandês e do venezuelano.

O FW35 conseguiu a proeza de superar o FW33 como o pior carro já produzido pela equipe de Grove em sua história, marcando apenas um mísero ponto ao longo da temporada até agora, sem sinais de que essa realidade possa ser alterada nas etapas finais, também dando início a mais uma dança das cadeiras, com Mike Coughlan saindo da chefia técnica da equipe e o experiente Pat Symonds entrando em seu lugar, prometendo novos horizontes a partir de 2014 quando passará a contar com os motores Mercedes-Benz e, ao que tudo indica, Felipe Massa e Valteri Bottas como seus titulares ainda não anunciados.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Com isso podemos ver que nos últimos 4 anos a equipe intercala um ano bom (não ótimo) com um ano péssimo. Seguindo essa lógica bastante capenga, caberia a Massa estrear sua parceria com os ingleses num dos bons anos e então lutar para reverter o segundo para que continue bom ou melhore ainda mais, algo possível diante das novas regras, mas que dependeria também de um orçamento competitivo para contar com mais pessoas gabaritadas também no lado técnico. A ver...

7 comentários:

Anônimo disse...

Formula 1 = Dinheiro. Coisa que a Willians não tem mais. Ponto Final

Anônimo disse...

Vale ressaltar que o carro de 2012 foi feito com o suporte de Barrichello.

A vitória de "Maldanado" é questionável sim, pois não é um grande piloto, nem se quer um piloto mediano, que naquela corrida deu a sorte da poleposition cair no seu colo de graça.

Sir FW, apostou numa dupla sem talento, mas com dinheiro para o ano de 2012, mostrando que a equipe Williams é agora uma equipe PEQUENA.

Durante toda a temporada "Maldanado" e "Burro Senna" jogaram inúmeros pontos fora, custando milhões ao time de Groove e neste ano, eles apostaram em um cara inexperiente, ou seja, sem retorno técnico adequado e outro que não sabe acertar carro, sabe é bater o carro (ainda bem que aumentaram a área de escape).

Posso estar errado, mas não creio que a Williams fará uma grande temporada em 2014 e não adianta a desculpa, de que na nova temporada tudo será diferente por causa das mudanças drásticas do regulamento, pois a Williams não tem dinheiro e não tem pessoal qualificado e Felipe Massa nunca se mostrou um grande acertador de carro.

Emilio disse...

A saída de Sam Michael foi um passo errado, assim como a saída de Barrichello.
A Williams vai caminhando para deixar o grid nos anos que se aproximam. É melhor ver um time sem história correndo no fundo do que um cheio de história se arrastando pela pista. É penoso.

Anônimo disse...

"Vale ressaltar que o carro de 2012 foi feito com o suporte de Barrichello" Se isso é verdade porque Rubens só marcou 4 pontos em 2011? Não me venha jogar a culpa no motor, quando o carro dá vexame Rubens esta fora, mas quando vence ele é o responsável? Maldonado foi BUSCAR aquela vitória desde a classificação, o fato de largar na pole é o de menos, mas largar na primeira fila foi fundamental. Pastor foi superado na largada por Alonso, durante a prova trocaram a liderança várias vezes, no final, ele bateu o espanhol em casa. Mérito total de Maldonado que fez um belo final de semana! Onde Barrica ajudou no carro de 2012? Rubens sequer participou do vídeo promocional de final de ano! Dizer que Barrica deu suporte, é o mesmo que dizer que Schumacher deu suporte ao Mercedes 2013. Então, Rosberg e Hamilton fizeram poles e venceram graças a Schumacher? Vamos com calma, Barrica foi apenas um bom piloto limitado, a prova veio em 09, tomou surra de Button. Querer colocar Rubens nas conquistas dos outros, é querer pegar CARONA no sucesso alheio, ridículo! Se Rubens tem influência na vitória de Maldonado, porque ele nunca venceu com Jordan, Stewart, Honda e Williams? Barrica só venceu com carro de ponta, Ferrari desenvolvida pelo Schumacher, depois pela fantástica Brawn-GP desenhada por R.Brawn. Metem o pau em Maldonado por ser pagante, mas esquecem que Rubens correu como pagante por 7 anos, até 1999 ele foi bancado pela Arisco, Pepsi, Davene, Nokia e NET. Em 2012 perguntaram a Barrica se patrocinadores o ajudaram nos tempos de Jordan e Stewart. Todo desconcertado ele respondeu: "Tive um empurrãozinho" kkkk, cara de pau! Rubens foi bancado pela Arisco desde o kart, em 95 trocou a Arisco pela gigante Pepsi, valor do patrocínio em torno de 3,5 milhões de dólares, uma fábula na época. Rubens teve 7 anos para se firmar na F-1, deixem os pagantes de hoje em paz. E eu fico surpreso de Rubens nunca ter vencido com Jordan e Stewart, mas pilotos como: D.Hill, Frentzen e Fisichella venceram pela Jordan. Mesmo caso é Hebert que venceu pela Stewart. Outro que venceu com carro inferior foi Button na Honda em 06. Até Panis venceu de Ligier nos anos 90! Casos mais recentes: Vettel na Toro, Maldonado na Williams, e Rosberg com a "cambaleante" Mercerdes. Barrica nunca conseguiu esse feito. Rubinho pilotou o mesmo carro de Hebert e Button em 99 e 06, as vitórias foram em piso molhado 'onde foi parar o Rubinho muito bom de chuva?'. No GP da Europa 99, Hebert largou em 14º e Rubens em 15º, na bandeirada o brasuca tomou 22 seg do vencedor! No GP da Hungria 06, Rubinho largou em 3º e Button em 14º, na bandeirada Rubens tomou 45 seg do vencedor. Duro mesmo é ouvir que Schumacher foi campeão na Ferrari graça ao Rubinho, kkkk. O próprio Rubens admite que era colocado de lado nas reuniões, portanto quem desenvolveu os carros na Ferrari foram: Schumacher-Brawn-Byrne. Os números do alemão antes de Rubens ir para a Ferrari comprova, Schummy nunca dependeu do brasileiro pra nada: Schumacher: 127- Corridas; 02- Títulos; 35- Vitórias; 23- Poles; 39- M.Voltas; 71- Pódios. Rubinho: 113- Corridas; 0- Títulos; 0- Vitórias; 2- Poles; 0- M.Voltas; 6- Pódios. O que eu vi foi justamente o contrário, pra vencer sua 1º corrida, Rubens teve que pegar carro vencedor emprestado desenvolvido por Schumacher, kkk. A Ferrari já vencia desde 96 e disputava o título desde 97, o título só não veio em 99 por causa de uma perna quebrada. Outro detalhe, as regras em 05 mudaram para quebrar o domínio da Ferrari, mas já em 06 o alemão voltou a brigar pelo título, Schumacher não foi campeão, mas fez uma coisa até mais importante que o próprio título, venceu 7 corridas colocando o time no topo, e sem Barrichello na equipe, provando que era ele quem fazia a diferença. Se Kimi foi campeão em 07 é muito graças ao trabalho do alemão em 06. Quantas corridas Rubens venceu na chuva, mostre um motor, chassi, marca de pneus desenvolvido por Barrica? Um time em baixa organizado por ele até os títulos, não existiu!

Pedro disse...

Quer dizer que Raikkonen venceu em 2007 por causa do trabalho deixado por Schumacher em 2006 mas Barrichello não teve nada a ver com o carro bom de 2012 e o mesmo Schumacher não teve nada a ver com o melhora da Mercedes esse ano?

Sei...

Bem malandra essa sua analise heim anônimo.

Matheus Henrique disse...

A Willians esta igual a parte de traz do seu carro. quanto menor a trazeira menor a chance de pontos.

pq? Observe 2011 trazeira curta = alguns pontos
2012 trazeira mais curta ainda= menos pontos ainda
2013 sem trazeira = sem pontos. desculpe ela tem 1 ponto

Anônimo disse...

Matheus Henrique

Desse anos recentes 2012 foi o melhor, a vitória do Maldonado foi a primeira desde o Montoya em 2004 e poderia ter feito muito mais pontos se o Bruno Senna tivesse um melhor desempenho e o Maldonado não fizesse tantas besteiras mas mesmo assim fez muito mais pontos que em 2011.