sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Lotus segue perdendo talentos...

Depois do piloto Kimi Raikkonen e o diretor técnico James Allison se bandearem para a Ferrari, o chefe de aerodinâmica da Lotus Dirk de Beer também se bandeou para lá. Passado algum tempo, foi a vez do chefe de aerodinâmica computacional (CFD), Jarrod Murphy, sair de Enstone com destino à rival Mercedes.

O tempo continuou passando, o dinheiro dos tais investidores continuou não aparecendo, Kimi ameaçou parar de correr ainda durante a temporada por levar o calote (acabou parando de qualquer jeito para operar suas costas, num timing que deve ter a ver com a inadimplência da Lotus) e a insegurança financeira deve ter se aprofundado entre os funcionários da deficitária organização, pois mais dois técnicos da importante área aerodinâmica da equipe também pediram as contas.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Paul Cusdin
e James Crook já estão a caminho da Caterham e agora teriam sido liberados mais cedo numa negociação entre as equipes para que Heikki Kovalainen pudesse assumir a vaga de Raikkonen nas duas últimas etapas. Aparte isso, a Lotus é a única equipe que ainda não anunciou oficialmente com que motores irá correr a partir de 2014, ainda que tudo se encaminhe para continuar sendo a Renault.

Diante de tudo isso, mantenho minha pergunta formulada meses atrás: Será que com tantas perdas na área técnica (ainda que repostas por outros profissionais), falta de dinheiro para pagar as contas mais básicas -como salários dos pilotos! - e a duradoura insegurança de um duvidoso sócio-investidor que fica eternamente para comparecer financeiramente mas que nunca deposita o dinheiro a equipe Lotus poderá repetir o êxito desses dois últimos anos com o carro de 2014, um projeto que por sua complexidade e novidade exige muito investimento técnico e financeiro?

3 comentários:

Joãozinho Loti disse...

Deixo minha humilde pergunta... Diante desses "detalhes" será que realmente Massa "errou" ao optar pela Williams???

skidwasted disse...

Loti, ainda bem que não foi pra lá.
Acho que a Williams pode assumir o posto da Lotus em 2014 como a 4ª equipe.

Anônimo disse...

Skidwasted, 4º força a Williams não sabe o que é desde 07, nesse ano ela contava com uma boa base: AT&T, Toyota, um piloto promissor(Rosberg), mais a experiência da equipe Williams, mas nem isso salvou o time em 08/09. É a velha história, a base tem que ser ótima(ou tirar sorte grande, vimos isso com a Brawn-GP em 09). No momento, tirar da Lotus a posição de 4º força é tarefa pra leão, a única que pode fazer isso hoje é a Mclaren! Em 2010 a Renault fez uma temporada muito boa, mas nesse ano ela tinha um piloto fora de série marcando 136 pontos. Já a Williams capengou com o experiente, mas inexpressivo Barrichello somando apenas 47 pontos(não estou contando novatos Petrov e Hülkenberg). A Renault estava bem acima de uma equipe mediana(caso da Williams), mesmo assim a coisa não foi fácil e ela terminou o ano apenas como 5º força, a meta para 2011 era bater a Mercedes, 4º força. Williams fechou em sexto nos construtores, mas longe da Renault na pontuação, o time fez apenas o básico, superou F.Índia, BMW-Sauber e Toro-Rosso. Sem Kubica na equipe, a Lotus-Renault sofreu com Heidfeld(experiente-inexpressivo), Petrov e Senna! Os três juntos somaram apenas 73 pontos. Pior foi a Williams, ela fez um péssima temporada com Barrichello e Maldonado, juntos somaram apenas 5 pontos, um ano para esquecer, a base fracassou. Em 2012 a Lotus caiu na real, sem piloto de ponta sem chance de brigar por pódios e vitórias! Kimi fez uma temporada fantástica brigando com as grande equipes, ao seu lado Grosjean foi aprendendo os duros passos do mundial. Em 2012 ao contrário do ano anterior, a Williams fez um carro muito bom, mas novamente sofreu com pilotos! Maldonado ainda não tinha experiencia pra liderar um time, já B.Senna apenas desfilou macacão na temporada. O sobrinho teve 28 corridas para se destacar em 2011/12. Na Renault não conseguiu somar mais pontos que Petrov, e na Williams tomou maior surra de Maldonado. Vamos ser coerentes, o sobrinho nunca foi piloto de nível de ponta pra F-1, é apenas um aventureiro das pistas. Para 2013 a Williams lançou o FW35, o carro era outro fiasco, a ponto de Maldonado mudar de time, lá se foi o gordo patrocínio da PDVSA. Sem uma forte estrutura e sem piloto "afiado" fica complicado brigar, um completa o outro. Na Williams Massa não vai fazer melhor que Rosberg, Heidfeld ou Barrichello, ainda corre o risco de tomar sufoco de Bottas. É normal pilotos de geração recente se impor a anterior(basta lembrar de Vettel, Hamilton, Rosberg anos atrás). O mesmo acontece hoje com Grosjean e Hülkenberg(o francês lavou a alma em cima de Webber, aquele que o chamou de "maníaco da primeira volta". Hülkenberg vem pilotando muito bem, recebendo elogios de Alonso). Dessa geração antiga dos anos 2000, "fora de série" só restou Alonso e Raikkonen(Button é muito bom, mas vai ter que provar isso em 2014! Ele também sofreu muito com um péssimo carro em 2013). Massa definitivamente não é mais piloto de ponta(já não era desde 2010, basta ver suas posições no mundial de pilotos). Não vai ser na decadente Williams que vai virar Fênix, que o brasileiro seja inteligente e não cai no oba-oba da emissora fazendo promessas. Caiam na real, pra Williams superar Sauber, Force Índia e Toro-Rosso tem muito chão. Essa vaga na Lotus é o sonho de qualquer piloto, já correr na Williams só em último caso. Observem que Lotus e Mclaren estão apostando na nova geração Hülkenberg e Magnussen. Massa pode ser boa opção para time do meio e fundo do pelotão, pra time de ponta esquece, nunca mais vai ter outra chance. Entre Lotus e Williams sou mais a Lotus que sabe se "reinventar", isso desde os tempos que era Renault. Na Williams só um milagre salva o time do fundo do poço(não aproveitou a chance em 09). Estão fazendo muito CARNAVAL em cima de Massa na Williams(já vi essa história), a chance de novo fiasco é grande. Bottas que não perca muito tempo na Williams, que de grande só tem o passado...