Depois do piloto Kimi Raikkonen e o diretor técnico James Allison se bandearem para a Ferrari, o chefe de aerodinâmica da Lotus Dirk de Beer também se bandeou para lá. Passado algum tempo, foi a vez do chefe de aerodinâmica computacional (CFD), Jarrod Murphy, sair de Enstone com destino à rival Mercedes.
O tempo continuou passando, o dinheiro dos tais investidores continuou não aparecendo, Kimi ameaçou parar de correr ainda durante a temporada por levar o calote (acabou parando de qualquer jeito para operar suas costas, num timing que deve ter a ver com a inadimplência da Lotus) e a insegurança financeira deve ter se aprofundado entre os funcionários da deficitária organização, pois mais dois técnicos da importante área aerodinâmica da equipe também pediram as contas.
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Paul Cusdin e James Crook já estão a caminho da Caterham e agora teriam sido liberados mais cedo numa negociação entre as equipes para que Heikki Kovalainen pudesse assumir a vaga de Raikkonen nas duas últimas etapas. Aparte isso, a Lotus é a única equipe que ainda não anunciou oficialmente com que motores irá correr a partir de 2014, ainda que tudo se encaminhe para continuar sendo a Renault.
Diante de tudo isso, mantenho minha pergunta formulada meses atrás: Será que com tantas perdas na área técnica (ainda que repostas por outros profissionais), falta de dinheiro para pagar as contas mais básicas -como salários dos pilotos! - e a duradoura insegurança de um duvidoso sócio-investidor que fica eternamente para comparecer financeiramente mas que nunca deposita o dinheiro a equipe Lotus poderá repetir o êxito desses dois últimos anos com o carro de 2014, um projeto que por sua complexidade e novidade exige muito investimento técnico e financeiro?
O tempo continuou passando, o dinheiro dos tais investidores continuou não aparecendo, Kimi ameaçou parar de correr ainda durante a temporada por levar o calote (acabou parando de qualquer jeito para operar suas costas, num timing que deve ter a ver com a inadimplência da Lotus) e a insegurança financeira deve ter se aprofundado entre os funcionários da deficitária organização, pois mais dois técnicos da importante área aerodinâmica da equipe também pediram as contas.
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Diante de tudo isso, mantenho minha pergunta formulada meses atrás: Será que com tantas perdas na área técnica (ainda que repostas por outros profissionais), falta de dinheiro para pagar as contas mais básicas -como salários dos pilotos! - e a duradoura insegurança de um duvidoso sócio-investidor que fica eternamente para comparecer financeiramente mas que nunca deposita o dinheiro a equipe Lotus poderá repetir o êxito desses dois últimos anos com o carro de 2014, um projeto que por sua complexidade e novidade exige muito investimento técnico e financeiro?
3 comentários:
Deixo minha humilde pergunta... Diante desses "detalhes" será que realmente Massa "errou" ao optar pela Williams???
Loti, ainda bem que não foi pra lá.
Acho que a Williams pode assumir o posto da Lotus em 2014 como a 4ª equipe.
Skidwasted, 4º força a Williams não sabe o que é desde 07, nesse ano ela contava com uma boa base: AT&T, Toyota, um piloto promissor(Rosberg), mais a experiência da equipe Williams, mas nem isso salvou o time em 08/09. É a velha história, a base tem que ser ótima(ou tirar sorte grande, vimos isso com a Brawn-GP em 09). No momento, tirar da Lotus a posição de 4º força é tarefa pra leão, a única que pode fazer isso hoje é a Mclaren! Em 2010 a Renault fez uma temporada muito boa, mas nesse ano ela tinha um piloto fora de série marcando 136 pontos. Já a Williams capengou com o experiente, mas inexpressivo Barrichello somando apenas 47 pontos(não estou contando novatos Petrov e Hülkenberg). A Renault estava bem acima de uma equipe mediana(caso da Williams), mesmo assim a coisa não foi fácil e ela terminou o ano apenas como 5º força, a meta para 2011 era bater a Mercedes, 4º força. Williams fechou em sexto nos construtores, mas longe da Renault na pontuação, o time fez apenas o básico, superou F.Índia, BMW-Sauber e Toro-Rosso. Sem Kubica na equipe, a Lotus-Renault sofreu com Heidfeld(experiente-inexpressivo), Petrov e Senna! Os três juntos somaram apenas 73 pontos. Pior foi a Williams, ela fez um péssima temporada com Barrichello e Maldonado, juntos somaram apenas 5 pontos, um ano para esquecer, a base fracassou. Em 2012 a Lotus caiu na real, sem piloto de ponta sem chance de brigar por pódios e vitórias! Kimi fez uma temporada fantástica brigando com as grande equipes, ao seu lado Grosjean foi aprendendo os duros passos do mundial. Em 2012 ao contrário do ano anterior, a Williams fez um carro muito bom, mas novamente sofreu com pilotos! Maldonado ainda não tinha experiencia pra liderar um time, já B.Senna apenas desfilou macacão na temporada. O sobrinho teve 28 corridas para se destacar em 2011/12. Na Renault não conseguiu somar mais pontos que Petrov, e na Williams tomou maior surra de Maldonado. Vamos ser coerentes, o sobrinho nunca foi piloto de nível de ponta pra F-1, é apenas um aventureiro das pistas. Para 2013 a Williams lançou o FW35, o carro era outro fiasco, a ponto de Maldonado mudar de time, lá se foi o gordo patrocínio da PDVSA. Sem uma forte estrutura e sem piloto "afiado" fica complicado brigar, um completa o outro. Na Williams Massa não vai fazer melhor que Rosberg, Heidfeld ou Barrichello, ainda corre o risco de tomar sufoco de Bottas. É normal pilotos de geração recente se impor a anterior(basta lembrar de Vettel, Hamilton, Rosberg anos atrás). O mesmo acontece hoje com Grosjean e Hülkenberg(o francês lavou a alma em cima de Webber, aquele que o chamou de "maníaco da primeira volta". Hülkenberg vem pilotando muito bem, recebendo elogios de Alonso). Dessa geração antiga dos anos 2000, "fora de série" só restou Alonso e Raikkonen(Button é muito bom, mas vai ter que provar isso em 2014! Ele também sofreu muito com um péssimo carro em 2013). Massa definitivamente não é mais piloto de ponta(já não era desde 2010, basta ver suas posições no mundial de pilotos). Não vai ser na decadente Williams que vai virar Fênix, que o brasileiro seja inteligente e não cai no oba-oba da emissora fazendo promessas. Caiam na real, pra Williams superar Sauber, Force Índia e Toro-Rosso tem muito chão. Essa vaga na Lotus é o sonho de qualquer piloto, já correr na Williams só em último caso. Observem que Lotus e Mclaren estão apostando na nova geração Hülkenberg e Magnussen. Massa pode ser boa opção para time do meio e fundo do pelotão, pra time de ponta esquece, nunca mais vai ter outra chance. Entre Lotus e Williams sou mais a Lotus que sabe se "reinventar", isso desde os tempos que era Renault. Na Williams só um milagre salva o time do fundo do poço(não aproveitou a chance em 09). Estão fazendo muito CARNAVAL em cima de Massa na Williams(já vi essa história), a chance de novo fiasco é grande. Bottas que não perca muito tempo na Williams, que de grande só tem o passado...
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