quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Momentos do tetracampeão Vettel - 4

Primeira vitória na categoria, na lendária pista de Monza em 2008 sob chuva e logo em sua primeira temporada completa na Fórmula 1 (em 2007 estreou pela BMW-Sauber no GP dos EUA e depois foi para a Toro Rosso).

6 comentários:

Leonardo H. Alves disse...

José, uma pequena correção, o Seb fez 8 corridas em 2007: 1 pela BMW e 7 pela Toro Rosso. Um Abraço!

José Inácio Pilar disse...

Bem lembrado Leonardo, já corrigi!

Wellington Sanches disse...

Neste dia ele disse:
"Olá, sou Vettel!"
Fazendo lembrar um cara de Toleman em Monâco em 84, também debaixo de chuva.Ou quase isso...rs

Anônimo disse...

Vettel fantástico em Monza 07, fez pole e venceu sem depender de acidentes, perda de desempenho ou quebras de rivais, isso aconteceu com Senna em Mônaco 84. Coulthard e Webber correram por 2 anos pela RBR(07/08), o carro era projetado por Newey, mas foi Vettel que fez pole e venceu pela Red Bull. Toro- Rosso era time satélite, já a matriz era a RBR. Graças a Vettel, a Toro superou a RBR nos construtores em 08. Vettel era apenas um novato, mas seu companheiro em 08 foi um francês com boa experiencia em monoposto, tinha acabado de se sagrar tetracampeão na F-Indy(2004/05/06/07). S.Bourdais não fez nem sombra ao alemão na Toro - Rosso. Em 2006/07 o tedesco já tinha se destacado pela BMW Sauber como piloto mais jovem a pontuar em uma corrida. Depois Vettel se transferiu para a Toro-Rosso, suas atuações no GP do Japão e China mostrava que Vettel era um piloto acima da média. No GP do Japão colocou a Toro em 8° no grid, na corrida "assombrou" a todos por liderar por três volta com piso molhado. Acabou se envolvendo em um acidente porque foi induzido ao erro, Lewis não respeitou a distância do safet-car, Webber que vinha atrás conseguiu frear a tempo, Vettel não teve a mesma sorte colidindo com o piloto da RBR. No GP seguinte na China, Vettel largaria em 17° chegando em um belo 4° lugar. Em 2008, Vettel se torna o piloto mais jovem a cravar a pole, pódio e vencer uma prova. Em 09, Webber já tinha 2 anos na RBR, mas Vettel não tomou conhecimento e passou o "trator" no companheiro. Vitórias - Vettel 4 x 2 Webber; Poles - Vettel 4 x 1 Webber; Melhor volta - Vettel 3 x 3 Webber; Pódios - Vettel 8 x 8 Webber; Voltas lideradas - Vettel 212 x 90 Webber. É isso, piloto não tem que ficar no "eterno ano de aprendizagem", ainda mais com anos de Formula Um. Tem que chegar e mostrar serviço, Vettel conseguiu isso em 07 pela BMW-Sauber e Toro - Rosso, na RBR deixou o time em outro patamar e 09. Próxima meta, chegar ao título a frente os melhores pilotos da época: Alonso, Hamilton e Button! Vettel acabou superando 4 fortes postulantes ao título, três eram campeões. Decisão em Abu Dhabi foi a única na história da F-1, onde 4 pilotos chegavam com chance matemáticas de título. Vettel acabou superando, pela ordem: 1) Alonso, bicampeão considerado o mais completo piloto da época. 2) Hamilton, campeão considerado o mais arrojado do grid. 3) Button, campeão do ano anterior, se firmando entre os grandes. 4) Webber, companheiro de Vettel que foi "osso" dentro e fora do carro, basta lembra do GP da Turquia e Malásia 2013. Vettel ao final de 09 tinha apenas 43 corridas na F-1, em 2010 ele "chegou- chegando", não estamos falando de um piloto qualquer. Após 16 corrida em 2013, esse alemão não cometeu uma única pixotada ao volante jogando corrida fora. Vi grandes pilotos com carros fantásticos como Mclaren(88/89) e Williams(92/93), liderando com folga, mas depois terminava tudo em uma bela pixotada. Vettel esta cada vez mais: veloz, preciso e cerebral! O fato de depender de um grande projetista o colocar na mesma situação de outros passado. Todos campões pela Lotus dependeram de Colin Chapman. Piquet dependeu de Murray, Dernie e Head. Prost de Barnard, Murray, Nichols e Newey. Schumacher de Brawn e Byrne. Pilotos que "transformaram" equipes mas que não fizeram nada sozinho. Bom mesmo, é saber que Vettel nunca precisou jogar o carro em cima de rival pra levar o título, aconteceu com Prost, Senna e Schumacher. Não tenho dúvidas, saindo da RBR sem Newey, o alemão ira provar seu valor com carro em condição inferior. Ele já fez isso vencendo pela Toro ou fazendo grandes corridas de recuperação como Abu e Interlagos 2012. Alonso em 2013 cometeu duas pixotadas danificando a "asa" do carro na Malásia e Índia, em Mônaco fez uma prova patética, pontos perdidos que não voltam mais. Vettel não teve queda de performance até o GP da Índia, pra superar um piloto desse, o time rival tem que ser perfeito.

Anônimo disse...

Duas correções:

Em 2006/07 o tedesco já tinha se destacado pela BMW - Sauber como piloto mais jovem a testar um carro da Fórmula Um(2006), e depois a pontuar logo na primeira corrida(2007).

Webber, companheiro de Vettel que foi "osso" dentro e fora do carro, basta lembra do GP da Turquia 2010 e Malásia 2013.

Anônimo disse...

Alguem pode me responder essa pergunta.

Assim como a Petrobras, a Fórmula 1 também é uma “sessentona”. Qual equipe foi campeã do mundial de construtores da 60ª temporada disputada?

Willians
Toyota
Brawn-Mercedes