quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Lotus: Massa ou Hulkenberg?

Grosjean, o aparentemente intocável
Com a saída de Kimi Raikkonen da equipe, a Lotus tem agora uma difícil escolha para fazer: Quem vai para o lugar do finlandês, o jovem e talentoso Nico Hulkenberg ou o experiente e ainda motivado Felipe Massa?

O alemão, ao que se saiba, não estaria levando consigo uma elevada quantia de dinheiro de patrocinadores para reforçar o necessitado caixa da equipe, se é que leva algum, ao passo que brasileiro poderia trazer algumas marcas (nenhuma ainda divulgada).

Muitos acreditam, e eu estou entre eles, que um recomeço numa equipe nova poderia fazer muito bem à Massa, pois estaria livre do peso psicológico de ter que trabalhar claramente para favorecer um piloto mais rápido, o que claramente lhe fez mal na Ferrari. Se ele for para a Lotus, caberá a ele o papel de liderar a equipe e nortear o desenvolvimento que esse carro completamente novo de 2014, isso do alto de 8 anos como piloto da Ferrari, que é muita coisa. Além disso, dizem que tem o apoio político nada desprezível de Bernie Ecclestone, que pode não definir as coisas mas certamente ajuda - O "plano B" dele seria a Sauber.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Muitos outros acreditam, e eu também estou entre ele, pois não são grupos excludentes, que Nico Hulkenberg se encaixaria muito bem na Lotus, pois ele tem um evidente talento natural que até hoje não encontrou oportunidade de ser bem explorada nas equipe médias pelas quais passou, ao passo que numa equipe maior, (mas que primeiro tem que acertar o carro de 2014 e ter grana para desenvolvê-lo), finalmente poderia desabrochar e ganhar corridas e por ainda ter 26 anos poderia ficar uns bons anos por lá sempre numa curva ascendente que beneficiaria a todos - O "plano B" dele seria a Force Índia.

Hulkenberg lidera Massa na foto, mas e nas negociações com a Lotus?
Num cenário ideal onde o material humano é o que conta, eu contrataria os dois e dispensaria o errático Grosjean, só que ele tem dois trunfos a seu favor: É rápido, tem errado menos e tem o apoio da petroleira francesa Total, que dá um bom dinheiro à equipe dos carros pretos e dourados. Além disso, seu empresário é exatamente o diretor geral da equipe em questão, Eric Boullier...

Assim, sua dispensa só seria viável se os dois postulantes acima trouxessem muito mais dinheiro para fazer a balança pender para o lado deles, mas como esse não parece o caso (mas vai saber), tudo indica que apenas um deverá ser aproveitado ao lado do franco-suíço.

E aí é que mora a grande dificuldade: Entre esses dois (ainda haveriam Paul Di Resta e até Pastor Maldonado, mas correm por fora) a Lotus deve optar pelo o evidente talento, velocidade e potencial de uma parceria de longo prazo do ótimo Nico Hulkenberg ou pela a valiosa experiência ferrarista e potenciais patrocinadores de um Felipe Massa louco para provar que pode voltar disputar vitórias longe do jugo dos italianos e de Alonso?

6 comentários:

Rogerio Rocha disse...

Bom, como sou fã do Felipe é meio complicado opinar sobre isso, mas na minha opinião ele é melhor que o Hulk e o Grosjean, mas como sabemos não é só questão de talento, e sim $$$. Enfim, estou bem ansioso e aguardando o anúncio da Lótus.

Gil disse...

Tio Inacio.....vc não acha hj que a Formula tá muito *Germanizada*? ....tanto Prost ,quanto Senna,Piquet ,não conseguiram ,oque Schumacher fez....dar continuidade a nação ser vencedora na categoria....

Anônimo disse...

Vamos ver quem ganha essa, o talento comprovado de Hulkenberg, ou o "pacotão" desesperado do brasileiro:

1- Apoio de Nicolas Todt.
2- Apoio político de Ecclestone.
3- Apoio da Rede Globo.
4- Apoio político da Renault - Brasil.
5- Apoio de algumas marcas investido grana.

Quando piloto pagante entra na F-1 é massacre, quando Brasil esta preste a tomar chute no traseiro, vale tudo! Rubinho entrou como piloto pagante na Indy(e também na F-1) e ninguém falou nada. Kanaan precisa de patrocinador pra continuar na Indy, e a situação é a mesma...silêncio!

Quanto a experiência de Massa, isso não salvou ele nas ultimas quatro temporadas com um carro de ponta! O tempo de Felipe na F-1 se esgotou a anos, desde 2010 é mero coadjuvante...

O que manda é sentar no carro, acelerar e mostrar serviço, exatamente como fez Raikkonen na Lotus. Detalhe, Kimi ficou dois anos fora do mundial, em seu retorno não ficou no mimimi escolhendo equipe, a Lotus estava um lixo em 2011. No ano seguinte o finlandês sentou no carro e fez a diferença.

Massa pode aposentar e curtir os 100 milhões de dólares que ganhou na Ferrari, aproveita e faz dupla com Barrichello na Stock...

Quanto ao futuro Brasil na Formula 1: "No momento em que um país passa a ter pilotos pagantes como: Bruno Senna, Luiz Razia e agora Felipe Massa(apelando pra tudo)...esta tudo acabado"

E não se iludam, Felipe Nars vai pelo mesmo caminho dos pagantes na F-1, só fica na categoria até a grana acabar. E sem um forte patrocinador pode esquecer time do meio do pelotão. Pra piorar, na rodada dupla da GP2(Bélgica e Itália) o brasileiro teve um péssimo desempenho, praticamente deu adeus ao título.

Vindo de um país que se lixa pra tudo, menos futebol(basta ver a Educação burra, Saúde doente e Segurança com muito medo), o que esperar em termos de esporte a motor? Brasileiro só quer saber de bunda, samba, cachaça e futebol!

Maldonado tem apoio de seu país, já vai torrar cerca de 90 milhões de euros em três temporadas pela Williams, e nem assim a coisa melhorou. Hoje não tenho duvidas, a PDVSA jogou dinheiro fora investindo na mediana Williams. Tanto que, o patrocinador já avisou Maldonado, melhor investir o resto da grana em time melhor, essa equipe poderia ser a Force Índia.

Pra Felipe Nars começar a sonhar, tem que arrumar pelo menos uns 20 milhões de euros, menos que isso só corre na Marussia ou Caterham.

Bernie não quer ficar sem piloto brasileiro na F-1, mas pra mim o piloto tem que ficar no mundial mais pelo talento. Ha décadas não temos um piloto fora de série, esse é o problema. Mas o que essa bosta de país fez nos últimos anos pra ter outro campeão na F-1? A resposta esta nas categorias de base! Palmas para a Alemanha que eles merece!!! Pelo que vem demostrado nas últimas temporadas com carro inferior(BRA-2010, BRA-2012 e ITA-2013) Nico Hulkenberg merece a vaga na Lotus.

Massa poderia entrar no lugar de Grosjean, mas esse é protegido, mas se Felipe teve 4 anos de chance na Ferrari, o francês merece mais uma na Lotus...

Felipe esta na mesma balada do Rubinho, fim de carreira, muito rico, mas sem empolgar na pista. Sauber e Williams para o brasileiro esta de bom tamanho. Ou alguém acha que o brasileiro ia fazer o mesmo que Raikkonen na Lotus? Sem chance...

Em 2011 R. Barrichello tomou chute no traseiro da Williams, em 2012 B. Senna tomou chute no traseiro da mesma Williams. Em 2013 é a vez de F. Massa tomar chute no traseiro da Ferrari. E aí Galvão, como ficamos? Quando Schumacher saiu da Mercedes você fez o maior carnaval, tirou sarro e falou cobras e lagartos!

É o que eu sempre digo, quando você deseja algo de bom ou ruim para o próximo, tudo retorna em dobro. No caso do Galvão, retornou em dose tripla, mas ele mereceu...

Boa sorte ao Massa, mas seu talento desapareceu depois do acidente na Hungria, basta ver o que ele fez antes e depois em termos de resultado...

Anônimo disse...

Vai ser uma injustiça com o Hulck se logo agora que ele esta prestes a ir para uma equipe boa e provar o seu talento, vir o massa que é um piloto que já teve seu auge(2008) e que esta em fim de carreira, e "roubar" a vaga do alemão por causa de politica do Berne ou de influencia do Todt

Anônimo disse...

Se a Lotus cometer a besteira de contratar o Felipe ao invés do promissor Hulk, estará dando largos passos para trás.
Não em venham os fãs do Fumassa dizer que o cara é experiente e bla bla bla, á tempos ele não mostra resultados convincentes, está apenas alinhando o carro no grid, e como dizia Ayrton Senna: "A F1 é um tempo perdido se não for pra vencer".

Anônimo disse...

"poderia caberá a". Esse termo ficou estranho... :)