quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Domenicali, o questionável líder da Ferrari

Stefano Domenicali assumiu como chefe da equipe Ferrari em 2008, quando o francês Jean Todt saiu da equipe para cuidar de sua vida, antes de voltar como presidente da FIA.

Naquele mesmo ano em que assumi o a chefia da equipe (antes era o diretor esportivo), a Ferrari conquistou o campeonato de construtores, com Felipe Massa quase sendo campeão do mundo escudado pelo então campeão Kimi Raikkonen e tudo parecia muito bem.

Só que as regras técnicas para a temporada seguinte mudaram completamente e se o carro de 2008 era uma evolução do campeão usado em 2007, nascido na gestão de Todt e sob um conjunto de regras estáveis, o novo carro de 2009 era o primeiro projeto completamente novo da equipe agora liderada pelo italiano e o resultado foi dos mais decepcionantes, com apenas uma vitória na turbulenta temporada que ainda viu Felipe Massa se acidentar e ficar fora do sua metade final.

Em 2010 veio o F10, outro projeto novo, visto que o anterior era simplesmente ruim e era mais curto, já que tinha o tanque de combustível bem menor para contemplar os reabastecimentos agora proibidos. Esse carro foi bem melhor e a equipe ganhou 5 corridas no ano, mas não conseguiu levar o título, ficando com a 3ª posição na tabela de pontos, dominada com folga pela Red Bull.

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No ano de 2011 o novo modelo da Ferrari, o 150 Itália teve ainda menos desenvoltura no campeonato, só vencendo uma única corrida enquanto a Red Bull levou nada menos que 11, terminando uma vez mais na 3ª posição no campeonato de construtores.

Veio 2012 e com o novo ano, um novo carro, no caso um carro que nasceu muito ruim e foi evoluindo ao longo do ano, onde ganharam 3 corridas na primeira metade do ano, mas que ainda assim não chegou aos pés da rival Red Bull, que no cronômetro continuava fazendo carros superiores.

Agora veio 2013, o F138, começou o ano muito promissor, mostrando-se um competidor que poderia aspirar um enfrentamento com o RB9 de Vettel, mas... - e sempre tem um "mas" na Ferrari dos últimos anos - o carro foi perdendo competitividade corrida a corrida, terminar no pódio, mesmo para Alonso foi se tornando cada vez mais difícil e as classificações mostraram-se particularmente desalentadoras. Some-se a isso as constantes desculpas de que "o túnel de vento está descalibrado" e "as atualizações não funcionaram como o esperado", obrigando-os a migrar para o da Toyota, mas que já também estaria sob suspeita...

E o que podemos concluir desse quadro todo? Que sob a gestão de Stefano Domenicali a Ferrari jamais se encontrou verdadeiramente na posição de ter o melhor carro, como na gestão Todt/Brawn, por mais que tenha contado com Kimi Raikkonen e Fernando Alonso para pilotar e nomes técnicos importantes como Pat Fry, Loic Bigois, Martin Bester, Ben Agathangelou e mais recentemente James Allison, que ainda não teve tempo para produzir.

Depois de tantas cabeçadas, o que vem o dirigente dizer sobre os reiterados decepcionantes resultados das últimas etapas (onde já perderam a vice-liderança para a Mercedes e veem o 3º posto acossado pela Lotus)? "Nós não sabemos exatamente qual é o problema, parece que perdemos a vantagem que tínhamos em ritmo de corrida no começo do ano."

Será que a Ferrari não cogita que um dos problemas pode ser exatamente o seu chefe?

Eu não estou aqui afirmando categoricamente que o problema, é Stefano Domenicali ou apenas ele, mas que diante de um quadro de tantos insucesso e onde a principal peça de ligação entre tantas variáveis é ele, a Ferrari deveria examinar com muito mais severidade essa possibilidade, já que mesmo cercado de todos esses recursos não conseguem conceber um projeto vencedor, e o papel do chefe da equipe é exatamente esse: garantir a excelência em todas as áreas, especialmente numa equipe onde o dinheiro é tão abundante, para vencer o campeonato...

6 comentários:

Bill Mask disse...

No título está 'quetionável'
Faltou o s?

Anônimo disse...

Na verdade qm criou a ideia q a Ferrari é um carro ruim foi o Alonso, como uma tentativa de justificar a falta de titulos na Ferrari..e a mídia adotou isso como um verdade absoluta. Na verdade eu acho que a Ferrari só "aparenta" ser um carro ruim por conta dos resultados do Felipe, que não ganha nenhuma corrida a muito tempo...Mas infelizmente acho que o problema esta nele mesmo e não no carro...se colocar um piloto competitivo no lugar dele, a Ferrari tem total condições de brigar pelo campeonato de construtores.

Di. Gomes disse...

"Anônimo", os números vão totalmente contra essa afirmação de que a Ferrari supostamente e apenas supostamente teve carros ruins nos ultimo anos. É verdade que o Fernando é um super "maketeiro" e que o Felipe não rende o esperado. Mas, quanto a qualidade dos carros da Ferrari nos últimos anos, é só analisar os números de poles, vitórias, voltas rápidas, voltas na liderança, entre outros, e verás a diferença quando comparada a RedBull, por exemplo.

Abraço.

Di. Gomes disse...

Perfeito Zé. Eu particularmente contesto o trabalho do "Domenica" a muito tempo. Ou melhor, questiono o porque de ele não ter saído ainda. Semanas atrás o Luca falou que "ele foi criado entre nós", e o que é verdade, claro. Creio que isso faça uma grande diferença na decisão de mantê-lo, é um homem que eles já conhecem e confiam no trabalho. Só tem que vê, até quando eles vão continuar acreditando.

O programa dessa semana foi muito bom, parabéns.

Abraços.

Rafael Vieira disse...

Domenicalli é fraco comparado com seus anteriores, isso é fato, os números dizem por si só, mas e os engenheiros dos pilotos, como Rob Smedley, para mim são inúteis, pois não tiram coelhos da cartola faz tempo, acho que precisam de um choque cultural e menos soberba.

Anônimo disse...

Inácio só esqueceu que na outra ponta da corda tem um cara chamado Adrian Newey que faz todos os outros parecerem idiotas, não so na Ferrari diga-se de passagem.