sexta-feira, 19 de julho de 2013

Sensores da F1

Separei aqui alguns dos sensores usados pelas equipes de Fórmula 1 nos testes de inverno, de novatos e mesmo em algumas das sextas-feiras de treinos, livres ao longo da temporada para medir consumo de pneus, temperatura, fluxo de ar, etc.

Várias das fotos mostram um mesmo tipo de sensor em lugares, tamanhos e configurações diferentes, (dependendo da equipe se assemelham a uma grade ou a varias varetinhas com tubinhos espetados horizontalmente em cima e embaixo) nestes casos trata-se do sensor de fluxo de ar e cada um desses tubinhos (pitots, como aqueles nos aviões) mede a velocidade que o ar passa por eles e juntos formam uma imagem computadorizada.

Os outros são sensores que consegui identificar, são infra-vermelhos, câmeras, etc para analisar comportamento de temperarura do escapamentos, dos pneus, além desses que mencionei, que medem o fluxo de ar em partes específicas do carro:

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1











2 comentários:

Anônimo disse...

Inácio por favor me responda, e o Safety Car da F1, não esta ''velinho'' demais não ? pelo o que eu me lembre nenhum ficou tanto tempo da categoria, quando irão trocar ?

José Inácio Pilar disse...

Lembre-se que esses carros de apoio da F1 rodam muito pouco e só nos fins de semana de corrida. Devem ter menos de 5 mil km.

Além disso tem manutenção impecável e os carros reserva (que são idênticos, possibilitando um rodízio entre eles, por exemplo).

Isso se é que já não foram trocados por novos, iguaizinhos aos anteriores, algo que não dá pra saber só por imagens.

abs