terça-feira, 23 de julho de 2013

Calendário da F1 2014 com 22 corridas?

Damon Hill em seu derradeiro GP da Áustria, 1999
Esse ano o calendário da Fórmula 1 tem 19 etapas (eram 20, mas Valência caiu). Ano que vem chegam, ao menos em tese, o GP da Rússia, de New Jersey e agora o da Áustria, a se realizar no conhecido A1 Ring.

Como nenhuma etapa atual deve cair fora, se todas as planejadas se realizarem (a de New Jersey, por exemplo, está balançando) teríamos um calendário de 22 etapas, o que certamente geraria mais lucro a ser embolsado por Bernie Ecclestone, a CVC dona da F1 e pelas equipes na distribuição de lucros, mas tem lá seus efeitos nefastos: Nem todas as equipes não gostam muito da ideia desse super calendário, pois isso significa mais custos, mais correria e menos folgas para as centenas de mecânicos que ficam muito tempo longe de casa e de suas famílias.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Além disso corre-se o risco de banalizar a categoria. antigamente haviam 15 ou 16 etapas e todos esperavam ansiosamente por cada uma. Hoje a maioria das pistas não tem história emocional com o público e são em países sem tradição de automobilismo, se afastando de pistas conhecidas e queridas do público, na Europa sobretudo e com o grande número de corridas, fica mais difícil acompanhar todas as etapas, até porque como são muitas, "perder uma ou outra não mudará muito as coisas", pensam alguns.

Eu pessoalmente acho que quanto mais etapas, melhor, mas a F1 tem que pensar não no que eu ou uma minoria de fanáticos pensam, mas sim se essa é a melhor estratégia para angariar novos fãs para a categoria, que vem perdendo força mundialmente (e no Brasil) ano a ano e que vê o perfil de sua audiência envelhecendo e não sendo renovada com a entrada de tantos jovens na proporção desejada.

6 comentários:

Anônimo disse...

Até q. enfim um comentário sensato. Os fans da Red Bull vibram porque o circuito é propriedade da marca. Mas eu concordo com vc, tem um lado nefasto em tantas corridas por ano. Praticamente 2 por mes. Creio q. para o esporte naon será produtivo. Mas pro Bernie o que manda é o $$$
Abrçs

skidwasted disse...

Queria que tivesse F1 todos os fins de semana como futebol.
O calendário desse ano está um lixo. Toda hora pausa de 3 semanas. Assim é ruim demais!

Cesar G. Novak disse...

Então vamos tentar mais uma etapa no Brasil, fazendo um parceria com o Parque Beto Carrero World.

Anônimo disse...

Eu acho que é melhor ter mais corridas do que ficar 1 mês se ter nenhuma..Agora por exemplo, já ficou 3 semanas sem ter nenhum GP, agora vai ter Hungria, mas depois já vai entrar de férias de novo..na minha opinião é uma chatice esses intervalos longos...deveria ser quase todas as corridas do ano com intervalos de 2 semanas, e no meio do ano ter apenas um período de férias de 4 semanas..

Marcelo Jesus disse...

Acho que o calendário iniciando em Março e ter duas corridas por mês seria muito bom. Se tira Monoco seria muito bom, pois é uma corrida sem qualquer ultrapassagem ou qualquer emoção

Alexey Karpov disse...

Acho que 18 etapas seria perfeito. Tira estas corridas toscas nestes países árabes que nada tem haver com Fórmula 1, tira china também, coloca de volta as pistas europeias como Magne Cours e Imola (a exemplo do que está sendo feito com Red Bull Ring) e teremos um belo campeonato.