domingo, 3 de março de 2013

Stock-Car - 1ª Etapa - SP

Depois de recarregar parcialmente minhas baterias após os dias corridos e calorosos em Interlagos, vamos ao que realmente interessa: o que ocorreu na corrida desse Domingo.

Para começar a pista hoje estava particularmente mais quente, além disso, como os novos pneus são mais aderentes, isso permite pilotos acelerarem mais ao longo das voltas, o que acarreta também em um aumento no consumo de combustível, garantindo a necessidade de um pit-stop para reabastecimento e, dependendo do ponto da corrida, possibilitando também uma troca de pneus.

Aliás conversei com o representante inglês da Pirelli e ele se disse surpreso com os vários estouros de pneus na corrida de hoje. Muitos acreditam que a zebra alta na chicane do café e a temperatura lá em cima foram os principais ingredientes dos problemas. Silenciosamente o pessoal da Goodyear deve estar achando tudo no mínimo muito interessante, pois apanharam um bocado com os estouros dos seus pneus nas temporadas anteriores. Quero ver em Cascavel, com asfalto lixa, emendas na pista e calor do capeta. Não estranharia nada se em algumas etapas a troca de pneu se tornar obrigatória...

Sobre a corrida em si, ela foi muito disputada em toda a extensão do pelotão, com gente parando para reabastecer logo na primeira volta e outros mais pra frente, criando uma grande variabilidade nas posições. Cacá Bueno mais uma vez fez tudo direitinho e deu o bote na hora certa numa arrepiante disputa tripla com Valdeno Brito e o então líder Átila Abreu, assumindo a liderança na penúltima volta para seguir acossado pelo aguerrido paraibano até a vitória. Átila acabou prejudicado na disputa quando sua bomba de combustível começou a falhar, isso porquê ele estava com pneus relativamente novos e com boa margem de vantagem, podendo ter ganhado a corrida, mas corrida tem disso. O pódio foi completado pelo grande Ricardo Maurício.

Rubens Barrichello largou da 16ª colocação e após andar em 7º, conforme seus oponentes iam parando nos boxes, acabou voltando mais pra trás ao fazer a sua parada, mostrando que a inda não dominou o ritmo de corrida da Stock-Car.

Mais pra frente, como alguns outros pilotos, teve seu pneu traseiro estourado, e acabou completando uma volta inteira se arrastando na pista, terminando na discreta 25ª posição, mas pelo que ouvi dele após a corrida, esse revez não abalou em nada sua motivação para as próximas etapas. 

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Pos.   Piloto        Equipe           Carro            Diferença  
1.  Cacá Bueno (Red Bull Racing) – Chevrolet: 25 voltas - 43min21s489
2.  Valdeno Brito (Shell Racing) – Peugeot: a 0.763
3.  Ricardo Maurício (Eurofarma RC) – Chevrolet: a 7.906
4.  Daniel Serra (Red Bull Racing) – Chevrolet: a 11.861
5.  Tuka Rocha (BMC Racing) – Chevrolet: a 15.462
6.  Max Wilson (Eurofarma RC) – Chevrolet: a 15.639
7.  Allam Khodair (Vogel Motorsport) – Chevrolet: a 22.250
8.  Luciano Burti (Boettger Competições) – Peugeot: a 22.367
9.  Fábio Fogaça (Vogel Motorsport) – Chevrolet: a 23.868
10.  Rafa Matos (Hot Car Competições) – Chevrolet: a 26.834
11.  Galid Osman (Ipiranga-RCM) – Chevrolet: a 28.370
12.  Atila Abreu (Mobil Super Pionner Racing) – Chevrolet: a 28.591
13.  Marcos Gomes (Carlos Alves) – Chevrolet: a 30.464
14.  Ricardo Sperafico (Prati-Donaduzzi) – Chevrolet: a 31.167
15.  Lico Kaesemodel (Boettger Competições) – Peugeot: a 31.184
16.  Diego Nunes (RC3 Bassani) – Peugeot: a 35.926
17.  Wellington Justino (Hot Car Competições) – Chevrolet: a 40.571
18.  Vitor Genz (Gramacho Racing) – Peugeot: a 51.813
19.  Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) – Chevrolet: a 55.023
20.  Duda Pamplona (Officer Pro GP) – Chevrolet: a 55.783
21.  Popó Bueno (Shell Racing) – Peugeot: a 56.161
22.  Rodrigo Pimenta (Gramacho Racing) – Peugeot: a 1:01.899
23.  Ricardo Zonta (BMC Racing) – Chevrolet: a 1:21.911
24.  Nonô Figueiredo (Mobil Super Pionner Racing) – Chevrolet: a 1:22.460
25.  Rubens Barrichello (Medley/Full Time) – Chevrolet: a 1:30.068
26.  Denis Navarro (Voxx Suplementos) – Peugeot: a 1 volta
27.  Beto Cavaleiro (Hanier Racing) – Peugeot: a 1 volta.
28.  Sérgio Jimenez (Full Time Competições) – Peugeot: a 2 voltas
29.  Alceu Feldmann (Voxx Suplementos) – Chevrolet: a 2 voltas
30.  Júlio Campos (Prati-Donaduzzi) – Peugeot: a 9 voltas
31.  Patrick Gonçalves (RC3 Bassani) – Peugeot: a voltas
32.  David Muffato (Carlos Alves) – Chevrolet: a 17 voltas
33.  Felipe Lapenna (Hanier Racing) – Peugeot: a 21 voltas
34.  Rodrigo Sperafico (Prati-Donaduzzi) – Chevrolet: a 25 voltas

4 comentários:

Milton e Luciana disse...

Cara pelo amor de Deus, vamos fazer uma campanha pra GLOBO melhorar esse LIXO de transmissao que eles fazem.

Pelo amor as cameras acompanhando os carros de longe, querendo mostrar mais o patrocinador do que a corrida.

Nao deixam os carros passar pelas cameras tiram toda a sensaçao (pouca inclusive) que a STOCK poderia ter.

Pelo amor, esses velhos que tomam conta das TRANSMISSOES precisam sumir. É REVOLTANTE. E a baixa resoluçao das cameras tambem é algo que meu é de dar ODIO.

Eu fico indignado com o poder que essa categoria poderia ter, mas fica parada no TEMPO.

Os carros ao vivo parecem muito mais rapidos, mas a INCOMPETENCIA de quem transmite é algo que ultrapassa os limites da ESTUPIDEZ e OBSOLETISSE.

Anônimo disse...

As cameras onboard são ridículas.

Assistindo as provas da NASCAR vc fica com #vergonhaalheia da Globo.

Vc vê uma prova ao vivo e pela TV e a impressão que tem é que os carros são tão velozes quanto minha avó no volante.

Corrida foi chata... só valeu pelas últimas duas voltas mesmo.

Adriano Souza.

Anônimo disse...

Corrigindo meu comentário, ao vivo vc vê os carros velozes...e pela TV a impressão q tem é que os carros fazem uns 80km/h

Adriano Souza.

Niltão Amaral disse...

Asfalto lixa?! O problema é esse "carro" da Estoque, que é uma cadeira elétrica, não há pneu que guente.

Não culpem os asfaltos, pois NEHUMA outra categoria tem essa "estouraçada" de pneus nem em Tarumã nem em Csacavel.

Tirem cambagem e limitem a potência dessas barcas, pois o carro não tem chão para virar tempo.