segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sauber testa DRS passivo

A equipe Sauber foi mais uma que aderiu à versão de DRS (drag reduction system) passivo criado pela Lotus em 2012.

O time suíço de Nico Hulkenberg e Esteban Gutierrez usou parte de seu tempo em Barcelona para aprimorar o funcionamento e o entendimento do sistema que promete diminuir o arrasto aerodinâmico do carro de forma passiva, isto é, sem o acionamento direto de seus pilotos, nos trechos de maior velocidade dos circuito.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Segundo Ricardo Divila, experiente engenheiro aerodinâmico com passagens na F1 pelas equipes Fittipaldi, Fondmetal, Ligier e atualmente no FIA World Endurance Championship, o sistema provavelmente é pneumático e funcionaria com esse duto de ar bifurcado da foto abaixo, com uma via funcionando em velocidades menores, levando o fluxo de ar proveniente das entradas de ar laterias superiores para a base da traseira do carro e a outra via sendo acionada automaticamente por um sistema interno controlada pelo maior volume de ar em velocidades superiores, que joga o ar para a parte inferior da asa principal traseira (veja a fenda na imagem acima), diminuindo assim o drag, isto é, o arrasto aerodinâmico do carro, confira. Clique nas imagens para ampliá-las:

2 comentários:

Edu disse...

Olá Tio Inácio, me desculpe o of-topic, mas você poderia tentar descobrir como acompanhar os tempos na stock car? Já que o site não esta mais com o link de tempos nele?
Pelo menos eu não achei.
Abraços
Edu

Anônimo disse...

José Inácio, Como isso não acarreta em problemas nas curvas de alta?