sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O trunfo da Sauber

O grande diferencial técnico da Sauber esse ano é, sem duvida alguma, suas mini entradas de ar laterais. O desenho dessa parte, muito menor que o da concorrência, acarreta num arrasto aerodinâmico significativamente menos que o de seus rivais, já que o ar não encontra obstáculo tão grande naquela área do carro suíço como nos outros.

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O grande desafio foi rearranjar internamente as peças, como radiadores, tubulação e cabeamento, que antes ocupavam uma área mais ampla, sem que isso prejudicasse a refrigeração do motor ou que atrapalhasse na distribuição de peso e centro de gravidade. Segundo Hulkenberg, o carro continua com a característica observada no ano passado de ser  muito rápido em curvas de alta. Agora temos que ver se essa inovação em conjunto com o resto do carro também será eficiente em outras situações e se o C32 se mostrará tão ou até mais eficiente e frequentador de pódios que o carro de 2012.

21 comentários:

LenneF1 disse...

Menos ar = mais calor = vem problemas por ai.

Eloir disse...

Menor entrada não significa menos ar passante nem menor refrigeração.

Anônimo disse...

Especialistas aerodinâmicos da Nasa comentando...

José Inácio Pilar disse...

É... logo um anônimo é justamente o autor do comentário imbecil.

Coincidência?

PS para o anônimo babaca: Consultei o projetista de F1 Ricardo Divila para escrever sobre o assunto.

Rodrigo disse...

Pelo que é possível perceber por foto, a área destinada a entrada de ar para arrefecimento não é menor do que a anterior ou menor do que as de outras equipes.
Parece que a Sauber conseguiu mesmo arranjar todos os sistemas num espaço menor e do ponto de vista projetivo, as vantagens de cara são:
Menor área frontal:
- que por consequência melhora a penetração aerodinâmica e pode permitir a equipe gastar menos combustível afinal precisa fazer menos esforço para atingir velocidades mais altas;
- utilizar um tanque de combustível menor por ter de fazer menos esforço;
- modificar a "asa" traseira para um perfil com maior downforce e talvez mais arrasto, compensado pela pequena área frontal;
- ganhar downforce pela melhora no fluxo de ar no extrator traseiro;

Escrevendo isso percebi que o pulo do gato pode estar realmente aí, carregar menos peso desde o início já que é sabido que a 10kg de combustível significam 0,3 a 0,4 segundos por volta.

José Inácio Pilar disse...

O peso não pode ser menor, pois a F1 tem um peso mínimo para todos cumprirem. A questão é a distribuição desse peso: quanto mais para baixo e perto do centro do carro, melhor.

Abs

Anônimo disse...

a tecnologia de F1 mt me fascina.

Rodrigo disse...

José Inacio, veja bem, não é menos peso do carro, mas sim menos peso em combustível no início da corrida.
Isso ainda implica em menor consumo de pneus também, caso seja o caso.

Rodrigo disse...

Por falar em carro com área frontal pequena, o carro da marussia me aparenta sem o mais largo de todos.

Anônimo disse...

inácio, o peso que o rodrigo quis dizer é na hora da largada ... "10 kg" de combustível a menos na largada faz diferença mas de acordo com o rolar do gp os carros vão "nivelando"peso até os 620 kg de peso mínimo se não me engano

José Inácio Pilar disse...

Temos que ver se realmente esse arrasto a menos é tão grande a ponto de se traduzir em tamanha economia de combustível, mas é uma possibilidade sim!

Abs

skidwasted disse...

Muito inteligente quem criou isso! Tomara que dê certo!
Realmente, o que a galera tá falando tem razão. O carro sem uma gota de combustível deve pesar 620kg. Com o tanque cheio deve pesar uns 800kg. Se a Sauber já largar com 780kg, vai levar muita vantagem, pois sempre estará mais leve e com os pneus um pouco menos desgastados.
DiResta vai se contorcer por ter dito que o Hulk estaria trocando 6 por meia-dúzia.

Anônimo disse...

em montreal vcs vão ver essa sauber fazer diferença com menos arrasto...pois na austrália não em grandes retas que nem monza ,montreal ,spa.

Anônimo disse...

Os carros estão ficando cada vez mais apertados...já q vão começar a contratar anões pra pilota-los rsrs

Dalborga disse...

Boa sacada da Sauber, resta saber se isso não causará superaquecimento...

Luis Torres disse...

não acham que é inovação de mais para o gutierrez não?
e ainda mais para um cara que era tão inconsistente na gp2?

Anônimo disse...

faz um post falando pq não existe numero 13 nos carro da formula 1 acredito q muita gente nunca prestou atenção nesse detalhe

Bill Mask disse...

Inácio sempre muito preciso ao dar informações técnicas.
Ele sempre separa aquilo que é a informação real e aquilo que é a opinião dele em cima da informação.
Neste caso ainda adicionou informações do Ricardo Divila.

Muito bom!

Sauber mandou bem, uma excelente jogada para os motores menores do ano que vem.

Anônimo disse...

Só uma curiosidade: as fotos não estão levemente em escalas diferentes?
Imagino que em escalas iguais, ainda assim, a Sauber tem entradas de ar menor que as da Caterham. Mas se compararmos com as entradas de ar da McLaren, por exemplo, acredito que a diferença é muito pequena.
Sou engenheiro, mas não sou especialista no assunto: acredito que trará vantagens, mas não vai ser um diferencial gigantesco para a Sauber.

Anônimo disse...

a sauber pelo jeito nessa temporada conseguira a primeira vitoria, e com hulkenberg (isso pode assegurar a vaga na red bull em 2014, que seria bem mais jogo do que ir para ferrari). agora essa force india ai sei nao, pode ate alinhar no grid, mas chegar ate o fim da temporada sera dificil, so se alguem comprar a equipe.

vini disse...

muito bonito esse carro da SAUBER.