domingo, 8 de julho de 2012

GP da Inglaterra - Resultados e Análise

E apesar de sair da pole, Alonso não levou mais essa: o GP da Inglaterra foi vencido por Mark Webber. Agora vamos à minha análise "equipe-por-equipe" do GP inglês:

RED BULL: Se não mostrou aquele domínio visto no GP de Valência, deu demonstrações, sobretudo no trato de Webber com os pneus macios, que seu RB8 está um pouca à frente dos rivais no quesito velocidade. Webber fez uma corrida mental e deu o bote no final se aproveitando da deficiência da Ferrari de Alonso com os pneus mais moles, ao passo que Vettel fez algumas ultrapassagens no box (Massa e Schumacher) e depois comboiou o australiano (que deve ter seu contrato renovado) e Alonso, sem grande brilho.

FERRARI: Como já sabemos, largar na pole não é garantia de vitória. Alonso apostou em pneus duros e eles se mostraram a aposta certa, mas com a necessidade de trocá-los pelos macios ele só pode chegar em segundo, permanecendo na liderança do campeonato mas com Webber tirando 7 pontos da diferença. Massa fez sua melhor corrida do ano andando forte o tempo todo e disputando posições com Schumacher, que acabou por segurá-lo um bocado. Mais desempenhos convincentes como esse poderão garantí-lo na equipe em 2013.

LOTUS: Kimi fez uma corrida boa, chegou ao 5º lugar e marcou a volta mais rápida, mas a julgar pelo desempenho de Grosjean, que teve que parar nas primeira voltas com danos no carro e chegou logo atrás dele, fica aquela sensação que o finlandês ainda não está entregando tudo que poderia, talvez por não se entender 100% com a direção hidráulica do carro - mas já é o 5º na pontuação.

MERCEDES: O carro não é lá essas coisas, apesar de ser bom de reta, Schumacher conseguir um 7º lugar é bem mais realista do que o pódio do GP anterior. Rosberg não se achou e ficou fazendo figuração de luxo bem longe da zona de pontos. Será que os pilotos alemães inverteram quem é o mais rápido no cronômetro até quando?

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1 


McLAREN: Cada vem mais longe do protagonismo das corridas, marcou pontos mirrados e caiu para 4º lugar na tabela de construtores, com Hamilton cada vez mais distante da briga pelo título e Button pior ainda, lutando para marcar 1 pontinho. Ou a equipe reage rapidamente, com muita força e começa a marcar pontos graúdos ou terá seus pior campeonato em muito tempo.

WILLIAMS: Finalmente Bruno encaixou uma boa corrida, fazendo uma ótima primeira volta onde ganhou 5 posições e depois lutando no encarniçado pelotão intermediário, superando Hulkenberg na última volta ganhando o 9º lugar e aplausos pela bela manobra. Que a Williams não se engane: se Senna não foi brilhante até agora, sua maior regularidade não deve estar passando desapercebido, até porque mais uma vez o venezuelano cometeu mais um erro e jogou fora pontos valiosos para a equipe (mais de 30 até agora) e a sua vitória fica como nota fora do tom, sendo a regra para Pastor não usar a inteligência e bater.

SAUBER: Vitima de Maldonado, Perez saiu da corrida soltando marimbondos pela boca, com razão, já que provavelmente pontuaria. Assim, coube ao japonês fazer as honras da casa, o que não aconteceu e ele ainda derrubou meia duzias de mecânicos quando errou a freada no seu pit-stop num erro besta, que lhe custou valioso tempo na parada e preocupação com os feridos.

FORCE-ÍNDIA Di resta saiu da disputa logo no começo com um pneus furado e com danos na suspensão. Hulkenberg veio marcando 2 pontos até levar o bote de Senna, saindo para a zona de escape e assim perdendo 3 posições e a chance de sua equipe empatar na Williams no campeonato de construtores.

TORO ROSSO: Dessa vez Vergne foi melhor que Ricciardo, mas os dois não pontuaram de novo, mostrando que ainda estão crús como pilotos e que o STR7 não evolui no mesmo passo de suas rivais diretas e cada vez mais fica na mira da Caterham.

CATERHAM: Estreou uma série de mudanças em seu carro, mas o clima chuvoso e a desistência de Petrov antes da largada impediu um retrato mais fiel dessas evoluções na pista.

MARUSSIA e HRT: Mais do mesmo: figuração no fundão com os carros espanhois atrás.

Abaixo seguem as tabelas completas dos resultados e da pontuação geral após o GP da Inglaterra:
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1 



Pos. Piloto        Equipe                     Tempo      
 1.  Webber        Red Bull-Renault           1h25:11.288
 2.  Alonso        Ferrari                    +     3.060
 3.  Vettel        Red Bull-Renault           +     4.836
 4.  Massa         Ferrari                    +     9.519
 5.  Raikkonen     Lotus-Renault              +    10.314
 6.  Grosjean      Lotus-Renault              +    17.101
 7.  Schumacher    Mercedes                   +    29.153
 8.  Hamilton      McLaren-Mercedes           +    36.400
 9.  Senna         Williams-Renault           +    43.300
10.  Button        McLaren-Mercedes           +    44.400
11.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             +    45.300
12.  Hulkenberg    Force India-Mercedes       +    47.800
13.  Vergne        Toro Rosso-Ferrari         +    51.200
14.  Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari         +    53.300
15.  Rosberg       Mercedes                   +    57.300
16.  Maldonado     Williams-Renault           +   1 Volta
17.  Kovalainen    Caterham-Renault           +   1 Volta
18.  Glock         Marussia-Cosworth          +   1 Volta
19.  Pic           Marussia-Cosworth          +   1 Volta
20.  De la Rosa    HRT-Cosworth               +  2 Voltas
21.  Karthikeyan   HRT-Cosworth               +  2 Voltas

Volta mais rápida: Raikkonen, 1:34.661

Abandonos:

Piloto        Equipe                    na volta
Perez         Sauber-Ferrari               14
Di Resta      Force India-Mercedes         3
Petrov        Caterham-Renault             0


Pontuação nos campeonatos após a 9ª etapa:                

Pilotos:                     Construtores:                       
 1.  Alonso       129        1.  Red Bull-Renault          216
 2.  Webber       116        2.  Ferrari                   152
 3.  Vettel       100        3.  Lotus-Renault             144
 4.  Hamilton      92        4.  McLaren-Mercedes          142
 5.  Raikkonen     83        5.  Mercedes                   98
 6.  Rosberg       75        6.  Sauber-Ferrari             60
 7.  Grosjean      61        7.  Williams-Renault           47
 8.  Button        50        8.  Force India-Mercedes       44
 9.  Perez         39        9.  Toro Rosso-Ferrari          6
10.  Maldonado     29       
11.  Di Resta      27       
12.  Schumacher    23       
13.  Massa         23       
14.  Kobayashi     21       
15.  Senna         18       
16.  Hulkenberg    17       
17.  Vergne         4       
18.  Ricciardo      2   

6 comentários:

Anônimo disse...

Senna se meteu entre os grandes e pontuou em uma bela corrida.

Anônimo disse...

Maldonado sifu.... Kkkk e o Sergio Perez falou o que todo mundoqueria falar kkkkk.Bruno mandou bem, ta ganhando confianca fiquei orgulhoso,e acho que a equipe deve ter curtido tambem

Pedro Attila disse...

Deve ser dureza para o Massa, saber que é o começo do fim. Não vai a lugar nenhum na Ferrari, não conseguirá boa equipe se sair dela, e se for para outra categoria. dificilmente será tão vitorioso como imagina. Eu, no lugar dele, aproveitaria para me transferir para uma categoria mais divertida, como a WTCC ou a Nascar. Deixa essa F1 pra lá e vá se divertir, Felipe! Tá com o boi na sombra, sai enquanto ainda tens alguma dignidade.

Farley_Mineiro disse...

Pedro Attila, você é um Troll de primeira.

Anônimo disse...

Pedro Attila ta certo mesmo ,com alonso ate 2016 felipe nunca que vai ter chance de disputar titulo ,todo mundo sabe que a ferrari so da preferencia para um piloto mesmo que o segundo fique com ma reputacao na midia ,na mclarem e red bull pelo menos as coisas sao mais amenas por la e nao ha essa humilhacao que a equipe faz o segundo piloto passar que nem a ferrari faz ,alonso quando tava na renalt em 2005 e 2006 era o queridinho da equipe depois foi para mclarem e viu que os pilotos eram tratados iguais por la e hamilton era melhor que ele alonso fazia ate jogo sujo para prejudicar o hamilton com aquela parada de 10 segundos nos boxes com hamilton esperando,agora ele acha uma equipe que apoia isso ai que ele gosta mesmo ,da nojo ver uns troxas torcendo pro alonso que adora sacanear os brasileiros nelsinho e massa

Anônimo disse...

Alô J. Inácio, vc vai postar os dados comparativos de voltas rápidas entre BS x Pastor ou não?!,ou será que vc só faz isso qdo o Pastor se sobressai?!...rsrs