quinta-feira, 14 de junho de 2012

Disputa entre companheiros - Pontuação

Analisando as porcentagens de pontos obtidos pelas equipes entre seus pilotos, podemos notar algumas coisas: Os brasileiros, sobretudo Felipe Massa, estão devendo. Schumacher, vira e mexe enfrentando problemas técnicos que Rosberg não enfrenta, está numa situação bastante desagradável numa injusta comparação fria. 

Na Lotus apesar dos enroscos nas largadas e consequentes abandonos de Grosjean, sua proporção está muito equilibrada com Kimi, assim como Vettel e Webber na Red Bull. McLaren, Sauber, Williams e Toro Rosso tem distribuição de pontos parecida entre seus pilotos, ou seja, com um prevalencendo com uma razoável folguinha sobre o companheiro, mas nada de absurdo.

Quando olhamos a Force Índia, Hulkenberg está devendo e lá atrás do pelotão das nanicas a pontuação entre os seis companheiros de equipe está absolutamente proporcional: zero pra todos, o que não quer dizer que seus pilotos se equivalham, como no caso de Pedro De La Rosa nitidamente superior à Narain Karthikeyan na HRT, por exemplo.

Abaixo está a distribuição dos números (em %):

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

3 comentários:

renan disse...

o shumi consegui ser pior que massa e desde que retornou a categoria so fez feio e ta ate mnchando sua reputacao.

quanto a ferrari ri e muito em minha casa noticias dela querendo de imediato uma reducao de custos na f1 ,achei engracado pois ela mesma queria no comeco do ano mais liberdade para treinar e desenvolver motores alegando que ela era construtor e nao patrocinador e que queria contruir carros e nao satelites.

sera realmente que ala quer reducao de custos ou o principal patrocinador que e o santander banco espanhol esta preste a falir num pais que e evidente a crise europeia e seus moradores tem uma taxa de desemprego que chega a 30% da populacao?

Julio Barbosa disse...

Deste ponto de vista, o Bruno não aparenta enfrentar a má fase atual. Agora é esperar para ver o desempenho do rapaz nas pistas consagradas da europa.

Anônimo disse...

Se o Massa tivesse 4 problemas fora de seu alcançe como quebra do carro e erros da equipe como teve Schumacher, pode ter certeza, Massa estaria com zero pontos. Schumacher teve mais problemas técnicos que por culpa dele ao volante. Já Massa não consegue fazer boas classificações ou corridas, ou ele não consegue tirar tudo do carro, ou erra ao volante.

Schumacher ainda é importante na equipe porque lidera com mão de ferro, isso é importante pra fazer a equipe evoluir. A Mercedes quer o alemão em 2013, e Schumacher é pago pra correr, se esta no time é porque é importante! Ninguém liga para a parte técnica, mas Schumacher esta fazendo a parte mais dura na F1 é fazer uma equipe em baixa chegar ao sucesso, isso Schumacher esta conseguindo na Mercedes. Se Nico fez pole e venceu é porque tem o "dedo" do trabalho de Schumacher...ainda é divertido ver o alemão na pista. Schumacher consegue fazer grandes lances pegando muitos de surpresa, como o melhor tempo na classificação em Mônaco. Galvão perdeu até o rumo, estava apostando em Massa para a pole...

Schumacher precisa mais de sorte que competência, ao volante ele melhorou muito em relação a 2010/11, já Massa precisa mais de competência que sorte, o carro da Ferrari melhorou muito em relação as 4 primeiras corridas. Massa tinha que estar pelo menos com uns 40 pontos na tabela.