terça-feira, 17 de janeiro de 2012

É oficial: Bruno Senna corre na Williams

O anuncio oficial saiu agora, embora eu já tivesse adiantado o fato logo pela manhã  de ontem pois minhas fontes na Europa adiantavam o fato, e elas costuma ser confiáveis. O fato é que Bruno foi o escolhido e Barrichello preterido. Dizem que o dinheiro pesou bastante a favor do jovem brasileiro, já que a equipe até agora não conseguiu fechar os patrocinadores no Qatar, como desejava, ficando mais "$en$ível" aos argumentos de Eike Batista, Gillete e Embratel.

Desejo toda a sorte a Bruno Senna, que terá uma temporada decisiva para sedimentar e deslanchar sua carreira e onde a carta da inexperiência como atenuante por eventuais resultados inferiores aos de Pastor Maldonado não poderá mais ser tão justificável, visto que ele conhece todas as pistas e tem razoável quilometragem com F1 (mais que Maldonado) e até mais vivência com os novos motores Renault que passam a equipar a Williams esse ano. Mas honestamente? Acho que na soma geral Bruno não ficará atrás do venezuelano, não, pois é mais talentoso e inteligente, mas isso por enquanto é mero palpite.

Hoje de manhão o próprio Rubens falou em seu Twitter segundos antes da Williams anunciar:
"fala galeraa....pois é, não estarei guiando o carro da Williams este ano...desejo ao meu amigo muita sorte.O futuro esta em aberto..."

Sobre o futuro de Rubens Barrichello, vale um post próprio mais para frente, será que ele tem um plano B, repare que ele não falou de adeus à F1.

15 comentários:

Mário Filgueira disse...

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Nationality: Brazilian
Date of birth: 15th October 1983
Place of birth: São Paulo, Brazil
Lives: Monaco
Height: 1.8m
Weight: 69kg
Marital status: Single
Hobbies: Cycling, swimming, boxing, music and PS3

FORMULA ONE STATISTICS TO DATE
F1 debut: Bahrain 2010
Starts: 26
Wins: 0
Podiums: 0
Poles: 0
Fastest laps: 0
Total points: 2

Born in São Paulo in 1983, Bruno Senna showed talent from an early age when he raced karts against his uncle, Ayrton, on the family farm. However, Bruno was a relative latecomer to professional motorsport, not making his competitive race debut until 2004 in the Formula BMW UK Championship at the age of 20. Since then he has made an impressive rise through the ranks to make his Formula One debut in 2010.

In 2005 Bruno began the first of two seasons competing in the British F3 Championship with Räikkönen Robertson Racing. After picking up three podiums in the final races of 2005, Bruno went on to take five victories en route to securing third in the 2006 Championship.

In 2007, Bruno graduated to GP2 with Arden International. He finished fourth on his debut in Bahrain and scored his first win in the feature race in Spain at the following event. He signed for iSport International in 2008 and claimed his first win of the season in the Monaco feature race. In total, Bruno claimed two wins, six podiums and three pole positions, narrowly missing out on the title.

Bruno had his first taste of Formula One in 2008 when he took part in a one day test for Honda. However, when the manufacturer decided to pull out of the sport, Bruno switched his attentions to sports car racing. In 2009 he took part in three Le Mans Series races (claiming podium finishes in two of them) and also had the opportunity to compete in the famous Le Mans 24 Hours. This proved a useful stepping stone in his career as Bruno joined the newly formed Hispania Racing team for his Formula One race debut in 2010.

Bruno started the 2011 season as official reserve driver for Lotus Renault GP. He competed in eight races after replacing Nick Heidfeld from the Belgium Grand Prix onwards, qualifying seventh for his first race. After qualifying within the top ten once again in Monza, Bruno secured his first Formula One points with a ninth place finish.

Bruno joins Pastor Maldonado at Williams F1 for the 2012 FIA Formula One World Championship season starting in Australia on the 18th March.

CAREER HIGHLIGHTS
2011: FIA Formula One World Championship with Lotus Renault GP (8 races, 18th)
2010: FIA Formula One World Championship with Hispania Racing (23rd)
2009: Le Mans Series, 2 podiums (from 3 starts)
Le Mans 24 Hours
2008: GP2 Championship, 2nd overall: 2 wins, 6 podiums, 3 poles
First Formula One test with Honda
2007: GP2 Championship, 8th overall: 1 win, 3 podiums
2006: British Formula 3 Championship, 3rd overall: 5 wins, 9 podiums, 3 poles
2005: British Formula 3 Championship, 10th overall: 1 pole
2004: Formula BMW UK Championship

Flávia Mendes disse...

Não creio!

Diogo disse...

Boa sorte para o Bruno, torcia pelo Barrichello, mas infelizmente não deu, pelo menos a vaga é de outro brasileiro... é uma pena, Bruno senna vai correr por uma equipe teoricamente fraca e provavelmente vai perder a vaga em 2013 para o Bottas e ficar a pé também.

Anônimo disse...

O plano B de Barrichello deveria ser na FBA. Este sim seria seu grande legado: arrumar a bagunça no automobilismo nacional.
Forte abraço!
Sandro Maia

Anônimo disse...

Acho que o Bruno criou um certa antipatia de alguns por causa disso, ele está sempre o encalço de Barrichelo, desde a honda.

Anônimo disse...

Alguém ae em acima disse:
"Acho que o Bruno criou um certa antipatia de alguns por causa disso, ele está sempre o encalço de Barrichelo, desde a honda."

Quanta besteira!

Sentaram o pau no Barrica durante anos a fio, era (é) motivo de piada em qualquer esquina, agora estão chorando por ele.

Brasileiro é soda mesmo!
Mas tudo bem, o Ayrton também era odiado, criticado e invejado por muitos e deu no que deu!

Vamos Bruno, avante!!!

Paulo/MG

vinico disse...

Fazer o que né, é a vida. Sorte pro Bruno, e tomará que o plano B de Barrichello seja algo bem interessante ligado a F1, ou então bem que ele poderia se aventurar na Indy e outras categorias. Seria muito interessante vê-lo ganhar várias corridas em outras categorias!

Júlio Barbosa disse...

Barrichello na Indy seria uma boa! Na FBA, nem se fala. Agora é torcer pelo melhor para no nosso querido Barrichello.

Já o Bruno na atual Williams, não tenho muita fé. Porém, teremos algo interessante a analisar e debater, Maldonado ou Bruno, quem leva a melhor?!

[]'s

Diogo Moura disse...

Se o Bruno Senna conseguir andar atrás do Maldonado... já pode se aposentar também no final do ano

Diogo Moura disse...

...E Paulo/MG

Eu lamento pelo Rubinho sim, não assisto corrida de F1 porque é moda ou porque tem brasileiro vencendo, eu vejo F1 desde que o Senna corria na Lotus amarela, eu vibrei com cada vitória dele e do Piquet, mas pra mim nenhuma vitória foi mais esperada que a primeira do Rubens, e ele só não venceu no Brasil por um único motivo: a corrida era no início do campeonato e não no fim, não fosse isso, ele teria vencido pelo menos 3 vezes aqui. quando o Massa entrou, disseram que ele era "a nova imagem do Brasil", "Ele não entregaria para o Schumacher naquela corrida", o tempo provou com um tal de Fernando Alonso o que era a verdade, a verdadeira fórmula 1 e suas politicagens... Sorte ao Bruno Senna, se quiser ser metade do que o tio dele foi ele vai precisar de muita.

Marcelo disse...

Respeito se conquista com talento, nao com um cheque!!! Lamentavel.

@elymjunior disse...

Concordo q respeito se conquista com talento. Mas infelizmente na "nova" F1 pós 94 coisas têm sido assim, e aumentando a cada ano. Nos sabemos o Barrica faria mais q o Kimmi, Shumi, cairia bem num dos carros da force índia. Mas o q conta é absolutamente o dinheiro e não o benefício q um piloto deste gabarito pode trazer pra equipe em uma temporada. E digo uma pq provavelmente ele iria se despedir esse ano e iria querer fazer bonito!

Anônimo disse...

Diogo Moura, concordo em muitas coisas com vc, mas veja:

Barrica depois daquele acidente grave que ele teve, nunca mais foi veloz.
O Massa, mesma coisa.
Isso é fato, já aconteceu com muitos pilotos. Alguns não se recuperam. O próprio Piquet disse isso.

Temos (nós, o povo brasileiro) que parar de tentar achar um novo Ayrton Senna. Igual aquele ninguém vai ser. Veja o Schumi, tem + q o dobro de campeonatos q Ayrton e não passa nem perto como piloto e ídolo (nem no Brasil, nem lá na Europa).

Na grande época do Ayrton, o Brasil já tinha um tri campeão de F1, o Piquet, mesmo assim Ayrton foi idolatrado.

Barrica e, muito provavelmente, o Massa não têm mais a acrescentar na F1. A Ferrari NUNCA vai permitir q Massa ganhe do Alonso, nós já vimos esse filme.

Nossa esperança é Bruno. Vamos torcer por ele de verdade!

Andre Senna da Paz disse...

Não há pq não desejar sorte e torcer pelo Bruno.

Espero que Barrichelo conseguior correr este ano pela HRT, sei lá o nome, que seja mais um desafio (e grande).

Alvaro Wanderley disse...

Vou seguir a linha do que Rodrigo Mattar publicou no Facebook hoje.

Foi uma sacanagem a Williams não tê-lo dispensado em tempo de ele ter tido mais chances de permanecer através de outra equipe. Depois de ele ter recusado a Mclaren em 2010 por ter assinado com a equipe de Grove antes, ele merecia receber a mesma ética com que os tratou.

Bruno não tem nada com isso, e desejo sorte, mas estou mais triste por Rubens do que feliz por ele.