Poucos sabem ou se lembram, mas no ano de 2008 a equipe Toro Rosso
usou dois modelos diferentes de carros ao longo daquela temporada. Nas 5
primeiras corridas do ano eles usaram um modelo híbrido STR2-B, o mesmo STR2
de 2007 adaptado ao regulamento
de 2008, o que incluía uma nova proteção mais alta para a cabeça dos
pilotos, nova central eletrônica padronizada fornecida pela McLaren,
obrigatório para todos os carros como forma de prevenir softwares
secretos de controle de largada, freios e tração, novos câmbios mais
duráveis, suspensão dianteira redesenhada, para otimizar o
aproveitamento dos pneus Bridgestone e o fluxo de ar para a traseira e aerodinâmica geral revisada
Se por um lado o STR2-B não era tão avançado como os novos modelos da
concorrência, ao menos não sofria problemas de confiabilidade por se
tratar de um carro mecanicamente conhecido, testado e aperfeiçoado ao
longo de todo o ano anterior.Já o modelo STR3 só estreou na sexta etapa do campeonato, no GP de Mônaco, uma etapa mais tarde do que o previsto por que não terem conseguido produzir peças de reposição suficiente a tempo de disputarem o GP de da Turquia com a devida margem de segurança.
O STR3 era um carro completamente novo e assim como o STR2, era basicamente o mesmo modelo da matriz Red Bull projetado por Adrian Newey, mas com adaptações para trabalhar com motor e câmbio Ferrari, que se provaram superiores aos Renault da equipe principal, resultando numa dominante primeira vitória de Sebastian Vettel no chuvoso fim de semana do GP de Monza e uma segunda metade de temporada melhor que a da equipe principal, fechando em alta o ano em que Gerhard Berger se despediu da sociedade na equipe e saiu da F1.
4 comentários:
Eu acho que a Toro Rosso foi laboratório para a RBR em muitas situações. Dai o resultado rápido evolutivo em relação às demais, isso somado ao talento de Newey. Ótimo comparativo e matéria Inácio!
É bem verdade o que o camarada acima disse. É impressionante, como o Str3 parece com o Rb5
Na verdade o STR3 era o basicamente o RB4 de 2008.
O RB5 era gêmeo do STR4, ambos de 2009 quando os carros mudaram bastante pelas mudanças de regulamento.
abs!
Querido Inácio, por que a Ferrari não faz isso ?
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