segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Williams com a faca e o queijo na mão

Nunca uma equipe com desempenho tão fraco numa temporada teve tantos bons pilotos a sua disposição para contratar como a Williams está tendo atualmente. Repare bem que disse "com desempenho tão fraco numa temporada", pois a verdade é que a Williams, sob o ponto de vista desse ano, é uma âncora para a carreira de um piloto. Mas o fato é que 2012 deve ser melhor, com equipe técnica e motor novos, de modo que ela volta a ser atraente como uma equipe média.

Isto posto, Sutil, Barrichello, Senna e mesmo (correndo mais por fora) Petrov, Alguersuari, D´Ambrosio e Buemi gostariam de correr por ela, a maioria trazendo patrocínios de vultos variados e experiência também variada.

A Williams em breve vai se decidir sobre o que ela quer em 2012, levando em conta que o piloto que entrar provavelmente terá que liderar a equipe, já que Maldonado é inexperiente e, convenhamos, tecnicamente fraco para assumir o posto de líder.Também deverá ter que trazer patrocinadores consigo, já que a equipe está mal das pernas e terá ainda que ceder o carro no 1º treino livre para o finlandês Valtteri Bottas em quinze sextas-feiras, conforme previsto no novo contrato dele, devendo então o candidato ter razoável experiência para que esse treino a menos não pese tanto no desempenho e ajuste do carro no fim de semana da corrida.

A equipe deverá pesar todos esses aspectos e ainda considerar a questão motivacional: Quem é o melhor para fazer a equipe se entusiasmar de novo em sua fábrica: Um piloto experiente, que já conhece os meandros da Formula, de todas as pistas, da equipe e cada membro dela e passagens em diversas equipes, inclusive Top (Barrichello), ou pilotos mais novos, menos experientes mas com uma carreira em potencial pela frente e que precisam deslanchar, mas cujo feedback técnico pode não ser tão preciso numa temporada vital para a equipe em que eles tem que ir bem?

Não se engane, não será uma escolha fácil e as alternativas são todas muito qualificadas, cada uma à sua maneira.

5 comentários:

f1world disse...

pra mim se a Williams quer um desempenho muito bom para 2012 eles precisam manter o Barrichello, caso eles coloquem o dinheiro acima da Experiência que Rubens Barrichello tem a Williams pode esta alinhada para o Fracasso.

Betogfc disse...

Concordo com o comentario do F1world

WBrandt disse...

Sou um torcedor "doente" de Rubens Barrichello... mas também tenho que avaliar os outros candidatos que concorrem com ele. Só digo uma coisa: Se não for Barrica ou Sutil para a segunda vaga, a Williams - que também precisa produzir um carro decente em 2012 - tem tudo pra ir pro buraco de vez. Minha torcida é toda pro Rubens. GO RUBENS 2012 GO!!!

Anônimo disse...

Torcedor doente vc é.. Por apoiar uma vergonha ambulante para o Brasil. Barrica tem zero talento e zero carater.. Nao precisa mais provar nada pra ninguem... E nem envergonhar mais o Brasil na F1.

Mário Filgueira disse...

Pelo que vem sendo divulgado, e falado na imprenssa, tudo leva a crer que Bruno está um passo a frente. Sutil é um ótimo piloto também, mas meu palpite é que será o Bruno Senna, não só pelo talento, mas também pelo grande envolvimento de patrocinadores. Não acho que seja só questão de dinheiro, acho que eles estão querendo fazer uma aposta em um piloto que está precisando de bagagem para provar o que sabe, e meu palpite é que será um contrato curto, de um ano apenas. E que se concretizar mesmo, será a ultima chance que o Bruno terá para provar que pode guiar um carro de F1 em Alto Nivel. Pois ele terá que tirar muito deste carro, que quer queira ou não, será no máximo mediano!