domingo, 12 de junho de 2011

GP do Canadá - análise e resultados finais

 Que corrida, meus amigos, que corrida! Após de mais de 4 horas depois da largada o GP do Canadá finalmente terminou, e enquanto tivemos carros na pista a emoção estava garantida, cheio de reviravoltas, disputas, erros, manobras ousadas, ultrapassagens, espalhadas, batidas.

As Red Bull continuam fortíssimas, mas a McLaren dirigida por Button mostrou que se as condições de corrida permitirem, em ritmo de prova eles podem fazer frente ao time austríaco. Ainda sobre o ganhador, ele realmente teve uma corrida impecável, mesmo fazendo 6 pit-stops. Hamilton, ao meu ver, cometeu um pequeno erro ao tentar passar Button, e levou a pior. Acidente de corrida, ainda que causado pela ousadia dele mesmo mas sem necessidade de punição, bem como na disputa entre Alonso e Button. (Ainda ha chances de Jenson ser punido, e se ocorrer, retifico aqui). Alonso aliás, perdeu uma grande oportunidade de marcar pontos importantes.

Schumacher, em condições de pista molhada e constantes variações da corrida se esbaldou, chegando a ser segundo, antes de sucumbir a carros visivelmente mais rápidos que o seu: A Mclaren de Button e a Red Bull de Webber. Uma pena, gostaria de tê-lo visto no pódio, seria merecido. Aliás, aquela ultrapassagem em Massa e Kobayashi de uma vez foi um outro ponto alto da corrida do veterano, que dessa vez não se viu ameaçado por um discreto Rosberg.

Massa fazia uma boa corrida, mas aquela sua rodada quando saiu do trilho seco e bateu sozinho no guard-rail, obrigando-lhe a trocar o bico e voltar em 12º, arruinando suas chances de tentar a vitória, pois seu ritmo no trecho final foi até bom, mas aí já estava lá atrás e não deu tempo de fazer grande coisa, a não ser passar os carros mais lentos e por fim Kobayashi na linha de chegada, chegando a 0,045 à sua frente no sexto lugar. Petrov chegou num bom 5º lugar e Heidfeld, que já não anda muito popular na equipe, bateu na traseira de Kobayashi e passou reto na curva, com sua asa solta embaixo das rodas dianteiras.

Mais pra trás as Force-India, que estavam melhorzinhas, se atrapalharam e no fim abandonaram, bem como a Williams de Maldonado. Barrichello com sua tocada regular e sem ousadias que podem levar a acidentes repete o bom feito de Mônaco e marca mais 2 valiosos pontinhos, mas a Williams não mostrou grande ritmo de prova, sendo presa fácil de suas rivais diretas e ainda precisa melhorar muito se quiser voltar a superar Force Índia, Toro Rosso e Sauber sem depender de circunstâncias extremas.

No fundão as Hispânia souberam capitalizar bem e seus dois carros chegaram à frente das duas Virgin e da Lotus de Trulli (Kovalainen quebrou).

Mas deixo o último parágrafo para minha querida TV Globo, que optou pelo famigerado futebol e só voltou ao GP nas últimas 3 voltas, cortando também o pódio. Lamentável. Ainda bem que achei (e espalhei no post abaixo e no Twitter) os link das TV´s estrangeiras para vermos pelo computador.

E agora quero saber a SUA OPINIÃO sobre a corrida! Deixe-a nos comentários!

P
PilotoEquipeVoltas
14
Jenson ButtonMcLaren70
21
Sebastian VettelRed Bull70
32
Mark WebberRed Bull70
47
M. SchumacherMercedes70
510
Vitaly PetrovRenault70
66
Felipe MassaFerrari70
716
Kamui KobayashiSauber70
819
Jaime AlguersuariToro Rosso70
911
R. BarrichelloWilliams70
1018
Sébastien BuemiToro Rosso70
118
Nico RosbergMercedes70
1217
Pedro de la RosaSauber70
1323
Vitantonio LiuzziHRT69
1422
N. KarthikeyanHRT69
1525
J. d'AmbrosioVirgin-69
1624
Timo GlockVirgin69
1721
Jarno TrulliLotus69
1815
Paul di RestaForce India67
Abn12
Pastor MaldonadoWilliams61
Abn9
Nick HeidfeldRenault55
Abn14
Adrian SutilForce India49
Abn5
Fernando AlonsoFerrari36
Abn20
Heikki KovalainenLotus28
Abn3
Lewis HamiltonMcLaren7

14 comentários:

Thiago Jhonathan disse...

Realmente q bela corrida,infelizmente teve o excesso de segurança com 1200 voltas atras do safety car até as (re)largadas(como Fuji 2008 e Coreia 2010).E quanto a rede Globo lamentavel a atitude de mostrar o futebol que nem em momentos decisivos esta,alias são as primeiras rodadas...TOTAL FALTA DE RESPEITO COM O TAL PUBLICO FIEL QUE O GALVÃO FALA.Ainda bem que tenho computador e pude ver a baita corrida que aconteceu na 2a parte...

Thiago Jhonathan disse...

ALIAS FUJI 2007...

Leonardo Caldas disse...

Corrida na chuva NUNCA é corrida ruim! Button sensacional, Vettel só cometeu um erro mas corrida muito boa tbm, Hamilton continua muito afoito, Ferrari evoluindo bem, e realmente prefiro muito a F1 ao futebol, mas compreendo perfeitamente que seria improbabilíssimo a globo deixar de passar o jogo, a ficar esperando o reinicio da corrida. Como fã da F1 não gostei, aceito isso, mas podiam ao menos passar na sportv!

Marcos Paulo disse...

Fantástica a corrida. Histórica.
E não falou anda dobre o Koba. A corrida dele foi muito sólida. Ele ta merecendo carromelhor.

Emilio disse...

Corrida parece ter sido SHOW!!!
infelizmente não a vi, mas o resultado no fundão me chamou muito atenção, as Hispania foram muito bem.rs

E o Rubens parece ter tido condições de sair com pontuação melhor, uma pena, mas é positivo. Sigo esperançoso por melhoras nos proximos GPs.

Fla_barrichello disse...

Realmente o schumi e o rubinho foram espetaculares ontem na chuva!
Adorei!

Flavio Grazioli disse...

Tive a oportunidade de ver a corrida (VT) na sportv e digo o seguinte.. uma das melhores corridas, senao a melhor do campeonato até agora..

o shumy mostrou que ainda tem feeling de vencedor(nao tem carro)o vettel, eh um otimo piloto, mas qdo tem uma pressão , como a do button, ele acaba cometendo erros bobos, o massa(aaaa o massa) sem comentários.. o alonso foi cutucado por outro carro, nao me lembro quem foi , mas ele levaria perigo as Rbr´s, o Hamilton , ta merecendo tomar uma surra de gato morto até fazer o gato miar, pra ver se aprende.. em 2 corridas.. 5 erros??? eh demais pra um campeao mundial...

Zé, será que a proxima corrida vai ser assim tbm??

Ivan leonardo disse...

Ai jose Inacio . Mais uma ves o massa bate sozinho . o que esta acontecendo com ele .outra desculpa. sou fã dele mais estou muito desepicionado com ele .outra coisa , nao entendo como uma equipe como a lotus , pode deixar o senna de fora e colocar um piloto como o Heidfeld . para correr asim melhor ter um senna na equipe , pelo menos a equipe vai ter um piloto com mais votade de pelo menos superar seu companheiro de equipe , e ser mais vista pela midia com um nome forte( SENNA ) , vc nao acha

roberto carlos disse...

perdi uma das melhores corridas do ano, por conta da tv globo. mas como tenho tv a cabo pude ver a reprise em horario alternativo (sem o mala do galvão narrando), mas perde a emoção, porque voce ja sabe o resultado, a globo nem se preocupou em passar um resumo decente dos melhores momentos, como sempre digo ela passa os piores momentos numa materia que não passa de 1 minuto e pouco no fantastico, massa e hamiltom estão prescisando de um analista e senna na lotus urgente

José Inácio Pilar disse...

Pois é pessoal, foi uma corridaça mesmo. Aliás Koba teve seus méritos sim, como sempre, como Alguersuari, que largou dos boxes.

Sobre Valência espero emoção também, mas nada comparada a essa, primeiro porque não haverá chuva e segundo porque o traçado é menos favorável.

ivansc disse...

Excelente, se há duas decepções elas são Hamilton e Koba.

O primeiro pode ser discutivelmas o Koba não.Definitivamente ele não foi bem desde dos treinos livres.Quero acreditar que a culpa é da Sauber(Carro) mas acho dificil

Nasajr disse...

Pessoal
Não assisti a corrida apenas a final, e foi o melhor dos ultimos anos, o Button fez um grande corrida ..ma SC ajudou muito ele ...se não o Vettel estava com corrida na mão..O Massa mais um vez decepcionou com afobação total atras do japonês erro por varias vez tentando passar até rodar ...Sobre o comentario sobre a globo, não acho foi falta de respeito, apenas a chuva atrapalhou...e comercialmente o futebol e muito mais rentavel e gera mais ibope

André Senna disse...

Minha simples opinião:

Hamilton: azarado, mas nada como falam. (alguém viu alguem tentar alguma ultrapassagem ate ele sair?)

Massa: massa? não vi, só na rodada besta, primeiro ficou escondido atrás de Alonso (talvez ordem da equipe, pq nunca vi um piloto tão próximo do outro e nao tentar nada, nem colocar do lado pra mostrar, to aqui), segundo não passa ninguem, ah passou no final, nem percebi;

Button: Sem palavras, nunca vi correr tanto, principalmente nas duas ultimas voltas, parecia que queria engolir o RBR de Vettel (Lembrei do Mansell e do Senna, só lembrei);

Vettel: Quem disse que não erra...kkk deu pra ver ele assustado, mesmo se não tivesse errado, button passaria na reta com a asa móvel,comemorei muito. (imagino o rádio dele, ..."button tá com pneu novo, tá rápido, tá muito rápido,ele é o quarto, agora o terceiro, button é o segundo, cuidado, se vc quer ganhar tem que andar mais rápido...") kkkk, o menino não aguentou pressão, e foi muita.

Barrichello: foi bem, mas precisa trabalhar muito ainda.

Caretta disse...

O Hellmilton (o endiabrado) não está com sorte mesmo. A F1 está muito boa ultimamente. Espero que continue assim.
Inácio, parabéns pelo blog, sempre fantástico.
Abraços,
Renato